5 dicas para promover a escalabilidade nos negócios

Escalabilidade é um termo muito importante para todo negócio que visa conquistar o topo. Afinal, trata-se dos meios nos quais uma empresa tem a oportunidade de se desenvolver de forma sustentável, aumentando o número de clientes fidelizados, a lucratividade, o faturamento e os resultados positivos sem que os custos cresçam proporcionalmente. 

Os processos por trás da escalabilidade podem ser diversos. No entanto, em todos eles há um ótimo planejamento estratégico para o negócio e uma gestão eficiente que garante que os objetivos sejam atingidos.

Quer saber como fazer com que a sua empresa se destaque no mercado e se torne ainda mais escalável? Então, acompanhe este post!

Quais as melhores práticas para promover a escalabilidade nos negócios?

Para que uma empresa cresça, é importante atender às demandas dos clientes e definir estratégias para agregar valor ao negócio sem que isso implique em prejuízos financeiros.

Ou seja, o planejamento se mostra como essencial para garantir um resultado promissor nas ações que visam à escalabilidade da empresa. É possível reduzir custos e melhorar processos ao mesmo tempo em que passos são dados rumo ao sucesso.

Para isso, contar com algumas práticas inteligentes faz toda a diferença. A seguir, veja 5 exemplos de atitudes favoráveis para a promoção da escalabilidade de um negócio!

1. Faça a gestão do conhecimento

Já ouviu falar em gestão do conhecimento? Esse conceito diz respeito à ideia de administrar as informações de uma empresa. Afinal, conhecimento nada mais é do que a interpretação dos dados disponíveis.

Essa estratégia tem o intuito de controlar e de gerenciar apropriadamente como serão utilizadas as informações obtidas e armazenadas em busca de um determinado objetivo.

Por exemplo, se a proposta de negócio para os próximos 3 meses é aumentar o número de clientes em 15%, a gestão do conhecimento garante que a empresa saiba mais sobre o perfil dos consumidores ideais e, a partir disso, trace metas para ampliar o alcance ao público-alvo.

2. Conheça bem os processos da empresa

Um dos principais erros de uma gestão de negócios é não conhecer todas as etapas envolvidas no cotidiano da empresa. Isso acontece principalmente quando os setores trabalham isolados. Além disso, esse problema pode ocorrer em qualquer negócio, independentemente do segmento de atuação ou do tamanho.

É por esse motivo que conhecer os processos da empresa, desde a produção até o pós-venda, é um dos pilares para torná-la escalável. Assim, torna-se mais viável a definição de táticas para manter o trabalho interno otimizado, ágil e inovador sempre que possível.

3. Utilize ferramentas de gestão empresarial

Como visto, o conhecimento faz toda a diferença no crescimento de um negócio. Esse mesmo fenômeno ocorre com o uso de ferramentas úteis de gestão. Em outras palavras, é importante saber como aproveitar recursos que ajudam na administração da empresa.

Um ótimo exemplo de ferramenta que vai te ajudar na gestão do seu negócio é a assinatura eletrônica, que permite que todas as áreas da sua empresa assinem documentos de forma digital - pelo celular, desktop ou qualquer outro dispositivo - ganhando mobilidade, encurtando tempo e cortando custos com papel e transporte.  

Além disso, todos estes documentos ficam na nuvem e podem ser acessados de forma rápida, garantindo agilidade a todo o seu negócio. Para saber mais sobre essa ferramenta, realize um teste grátis

4. Automatize tarefas

Otimizar os processos internos permite que o foco de gestão seja aplicado em estratégias que garantem o crescimento da empresa. Quando a qualidade do trabalho organizacional aumenta, as chances de se desenvolver também crescem.

Nesse sentido, a automatização das tarefas ajuda a reduzir o gasto de tempo, bem como investimentos e energia com atividades repetitivas. A tecnologia, nesse caso, é uma grande aliada para garantir que os processos operacionais sejam realizados de maneira automatizada e eficiente.

5. Tenha indicadores de sucesso

O modo como uma empresa avalia os resultados obtidos também implica na escalabilidade. Afinal, é preciso saber o quanto as metas de crescimento estão sendo atingidas e quais estratégias não estão funcionando.

Contar com o apoio de indicadores úteis é uma excelente iniciativa. Emitir relatórios, receber o feedback dos clientes e ouvir a opinião dos colaboradores são fontes de dados úteis sobre o desempenho da empresa nas tarefas propostas.

Como implementar?

Para colocar essas dicas em prática, é preciso tomar providências. Veja algumas medidas que ajudam a promover a escalabilidade nos negócios:

Estude o mercado

Conhecer e estudar o mercado constantemente ajuda na retenção de informações úteis para a tomada de decisões. Além disso, permite identificar tendências, avaliar riscos e visualizar oportunidades de crescimento.

Priorize a integração

Como visto, um dos problemas que pode adiar o desenvolvimento de um negócio é o trabalho segmentado dos setores. Por outro lado, quando todas as partes da empresa atuam de forma integrada, os resultados podem ser mais satisfatórios.

Um exemplo clássico é integrar os sistemas dos setores financeiro, marketing e de vendas visto que são departamentos que muitas vezes compartilham e/ou se complementam em estratégias, metas e dados - o que pode reduzir falhas na comunicação, facilitar análises de performance e melhorar o alcance das metas.

Além disso, ferramentas em comum dessas áreas podem se integrar a soluções que envolvem o jurídico, como uma de assinatura eletrônica ou de gerenciamento do ciclo de vida dos contratos (CLM).

Invista em inovações

A inovação é a palavra-chave do desenvolvimento social do século XXI. Quanto mais criativa e inédita for uma ideia e uma implementação, maiores serão as chances de formar um negócio escalável.

Vale destacar que as inovações podem estar presentes nos mais diversos setores de uma empresa. Inclusive, ter um próprio segmento voltado ao gerenciamento de ideias inovadoras e ao direcionamento delas para as diversas áreas pode ser uma iniciativa muito eficiente.

Como identificar oportunidades?

Por fim, é importante identificar as oportunidades e aproveitá-las em tempo hábil. Além de conhecer o mercado e acompanhar a concorrência, ficar por dentro das novidades é muito importante. Dessa forma, é possível observar as brechas abertas para que o seu negócio adote a melhor estratégia.

Ter um bom networking composto por negócios parceiros e fornecedores também ajuda a identificar oportunidades imperdíveis e a garantir que essas chances impulsionem o crescimento da empresa.

Quais profissionais podem fazer isso?

É importante ter em mente que a promoção de escalabilidade no negócio não está nas mãos de apenas uma pessoa. São diversos profissionais envolvidos na rotina e na cultura organizacional, além de medidas corporativas que precisam ser tomadas.

Desse modo, praticamente todos os trabalhadores e processos eficientes contribuem para o ganho de escalabilidade nos negócios. A diferença está no peso da decisão. Cargos gerenciais e executivos, por exemplo, têm uma maior influência nas escolhas da empresa, por isso têm maiores responsabilidades e devem estar atentos às boas práticas que podem tornar a empresa mais escalável.

Como tornar sua empresa mais ágil e escalável

Entendeu melhor o que está por trás da promoção da escalabilidade de um negócio? Como você viu, são vários aspectos envolvidos para a realização desse objetivo, e o trabalho para manter a empresa no topo precisa ser constante.

Mais do que contar com um produto de qualidade ou ter estratégias comerciais eficientes, é fundamental que as organizações tenham tanto a escalabilidade quanto a agilidade no centro de todas as suas práticas para que consigam evoluir.

Mas como tornar a organização mais ágil e escalável afinal? Quais metodologias ágeis podem ser implementadas na empresa? Como a automatização de processos e tarefas se encaixa nesse cenário? Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto no nosso guia gratuito de agilidade e escalabilidade e impulsione os resultados da companhia de forma inteligente! Clique aqui para acessar.

Ganhe Agilidade e Escalabilidade, baixe nosso guia.

Agilidade e escalabilidade: guia para impulsionar os resultados da sua empresa de forma inteligente
Publicados
Temas relacionados