Ser mais produtivo é entregar mais resultados em menos tempo, sempre com a mesma qualidade e eficiência no uso de recursos. E um dos indicadores mais importantes de qualquer organização só pode ser incrementado com ferramentas de produtividade! Felizmente, a tecnologia dos dias de hoje nos presenteia com diversos recursos que podem ser aplicados na empresa. De softwares a aplicativos mobile, separamos aqui 16 ferramentas de produtividade que certamente ajudarão sua empresa. Confira!

1. Hash Track

O controle de tempo de trabalho e de ociosidade é fundamental para desenvolvermos bons hábitos de produtividade. Em uma época em que a publicidade aparece até mesmo onde não deve (como no e-mail), é importante contabilizarmos o tempo despendido em cada atividade. Pois o Hash Track é uma excelente ferramenta para isso! Com um timesheet bastante limpo e intuitivo, esse recurso ajuda a organizar a semana ao contar as horas dedicadas a cada tarefa.

2. Runrun.it

Para quem precisa monitorar remotamente as atividades de uma equipe e ainda organizar a agenda de todos, controlando a produtividade, o Runrun.it é ideal. Essa ferramenta de produtividade se propõe a ser um dashboard de controle de projetos. Por lá, você insere atividades, atribuindo-as a cada membro do time, bem como estima a quantidade de horas gastas em cada tarefa e determina os respectivos prazos para entrega.

3. Trello

Outra ferramenta de produtividade que caiu no gosto das empresas é o Trello. Bastante utilizado para criar fluxos de processos, ele funciona no melhor estilo Kanban, com cards que podem ser movimentados, editados e reordenados segundo as necessidades da equipe. Ideal para quem gosta de manter uma gestão à vista, com todos conseguindo acompanhar a evolução das atividades da equipe.

4. Evernote

Com versões gratuita e paga, o Evernote é um aplicativo de tarefas que funciona tanto no desktop quanto no celular. É possível anotar ideias, criar compromissos, compartilhar agendas, armazenar fotos e realizar reuniões pelo aplicativo, que se mostra muito útil para quem se desloca com frequência e precisa manter contato constante com a empresa, colaborando com ideias e projetos a distância.

5. Lucid Chart

Mapas mentais são ótimos para fazer brainstorming, fluxos de processos, diagramas de causa e efeito, entre outros recursos gráficos que ajudam na tomada de decisão. Quem gosta de informações visuais vai adorar ter a versão paga do Lucid Chart para construir os maiores e melhores mapas mentais da internet.

6. Proud

O nome é bastante sugestivo: Proud (orgulhoso). Esse aplicativo ajuda a estipular objetivos e desmembrá-los em metas menores, que podem ter sua execução controlada por uma das ferramentas de produtividade mais conhecidas do mercado: a técnica Pomodoro.

7. Técnica Pomodoro

Já que mencionamos a consagrada técnica Pomodoro, vamos desvendar aqui como ela contribui para a produtividade de uma empresa. Seguindo esse método, você deve listar suas atividades do dia e dividi-las em pomodoros, que são tempos de 25 minutos. Terminado um pomodoro, descanse por 5 minutos e retorne ao trabalho. Passados 4 pomodoros, o descanso é maior: 30 minutos. Assim, é possível descansar, manter a concentração no trabalho e acelerar os resultados da equipe.

8. DocuSign

Nunca foi tão fácil assinar documentos e enviá-los às partes interessadas quanto agora. Com a DocuSign, você preenche documentos com sua assinatura eletrônica e pode fazer o envio por meio digital, dispensando papel, caneta, envelope, deslocamento e, claro, os riscos de fraudes e perdas de documentos. Além de ganhar agilidade nos processos, você também melhora a qualidade do atendimento ao cliente e aumenta a segurança de suas transações comerciais.

9. Unroll.me

Diga adeus à caixa de entrada de e-mail abarrotada de mensagens. Com o Unroll.me, você organiza seus recebimentos de acordo com categorias e importância. Assim, mensagens que não são urgentes, como newsletters, são armazenadas em uma pasta própria, para leitura posterior. Além de contribuir para manter o foco no que é realmente importante, essa ferramenta ajuda a manter a harmonia visual necessária para que qualquer usuário aproveite seu e-mail de forma mais eficaz.

10. CamScanner

Que tal ter um scanner portátil? Com o CamScanner, isso é perfeitamente possível! Esse aplicativo para smartphones permite que você escaneie documentos para enviar por e-mail ou mensagem para outras pessoas. É bem útil para quem viaja muito e precisa prestar contas de suas despesas, por exemplo. Assim, em vez de esperar o retorno para a sede, o colaborador pode mandar os comprovantes e as notas fiscais em tempo real para a contabilidade.

11. GuiaBolso

Para quem precisa manter o financeiro sob total controle, nada melhor que o GuiaBolso, um aplicativo de gestão financeira que funciona tanto no desktop quanto no smartphone. Com ele, você consegue gerenciar contas e bancos, prazos de vencimento de boletos, metas financeiras e comprovantes de despesas em um único lugar.

12. Sidekick

O trabalho de vendedores e representantes de negócios pode se tornar bem mais ágil com uma ferramenta como o Sidekick, da Hubspot. Com essa aplicação, é possível controlar e-mails, configurar alertas e agendar follow ups com facilidade. Assim que alguém clica no e-mail enviado, a ferramenta avisa ao remetente, que pode tomar as providências necessárias para manter os leads nutridos e os clientes, informados.

13. TeamViewer

Quem nunca esteve fora da empresa e lembrou que precisava de um documento ou de enviar um e-mail importante? Esse tipo de situação deixa de existir se você tem o TeamViewer como uma das principais ferramentas de produtividade no seu negócio. Com ele, é possível acessar computadores remotamente, realizar downloads de documentos e trabalhar de forma colaborativa de onde quer que você esteja.

14. Google Drive

Outra ferramenta imperdível para quem quer aumentar a produtividade da empresa é o Google Drive. Com ferramentas de edição de textos, planilhas eletrônicas, apresentações e gestão de tarefas, entre outras possibilidades, essa é uma solução completa para trabalhos colaborativos on-line. Empresas que aderem ao G Suíte têm acesso a e-mails corporativos, 30GB de espaço de armazenamento em nuvem e muito mais.

15. Formstack

Pesquisas de satisfação, de mercado e de clima organizacional, entre outras, podem ser feitas com muito mais agilidade e eficiência com ferramentas como o Formstack. Esse construtor de formulários permite que você faça pesquisas abertas e fechadas, acompanhando os resultados em tempo real.

16. MLabs

Atualmente, manter presença ativa nas redes sociais é uma obrigação de qualquer empresa. Mas quem é que tem tempo para realmente se dedicar às publicações? Pois é aqui que entra o MLabs, uma ferramenta de automação de redes sociais que promete liberar seu tempo ao fazer postagens de acordo com um agendamento prévio.

Quer ir mais a fundo no aumento da produtividade? Então baixe nosso guia prático sobre como elaborar um ambiente propício para uma equipe de alta performance!

(Visited 313 times, 1 visits today)