Como os pontos de contato podem ser aliados de uma boa estratégia de vendas?

Como os pontos de contato podem ser aliados de uma boa estratégia de vendas?

É comum que as empresas busquem meios de otimizar a satisfação do cliente, principalmente, em um mercado mais competitivo. Cada vez mais, os consumidores desejam uma marca segura, de qualidade e confiança.

Isso fez com que muitos gestores se dedicassem em cada ponto de contato com seu público e com a marca, por meio de estratégias que trabalham em melhorar a experiência do usuário. No entanto, alcançar esses objetivos depende muito da integração e de um excelente trabalho neles, que também conhecidos como touchpoints.

Preparamos este artigo para que você entenda o conceito, sua importância e quais são os meios de otimizar esse contato com o cliente para melhorar as vendas de uma empresa. Confira, agora!

Os pontos de contato com a marca

Pontos de contato são as formas de relação de sua marca com seus clientes, os quais determinam a imagem e a impressão do público sobre ela. Outra questão importante com relação a eles e que é preciso fazer parte de uma ação de Inbound Marketing.

Assim, touchpoints podem ser explicados como todas as fases envolvidas no processo, começando assim que o indivíduo entende que deve satisfazer uma necessidade, até que a compra seja feita. Além disso, essa etapa continua após a aquisição, já que uma interação eficiente faz com que haja a extensão do ciclo de vida do cliente.

É por isso que os pontos de contato que uma marca estipula com seus clientes devem estar direcionados conforme as suas necessidades e problemas. Em contrapartida, para atingir esse conceito, você não pode confundi-lo com os canais — como redes sociais, e-mail e chat. Você deve sempre pensar na questão de que eles são somente meios de comunicação, e não pontos de contato, apesar de fazer parte deles.

Veja, a seguir, alguns dos pontos de contato:

  • site;
  • design;
  • logotipo;
  • redes sociais;
  • embalagem;
  • produtos ou serviços;
  • comunicação e marketing;
  • preços;
  • brindes.

A importância da estratégia de contato

Os pontos de contato fazem parte de questões bem mais complexas e importantes do que se pode imaginar em um primeiro momento. Isso ocorre porque estão envolvidos com o processo de construção de uma marca, uma vez que determinam o modo como ela será compreendida pelos usuários e pelo mercado.

Além do mais, os touchpoints apresentam uma função essencial nas ações de Marketing, notadamente, no Marketing Digital. Estruturas como o Inbound Marketing dão ênfase ao conceito dos pontos de contato, visto que o seu fundamento é aproximar os clientes por meio de processos de interação em que tenham uma obrigação ativa.

Por exemplo, utilizando o Marketing de Conteúdo, o Inbound oferece aos indivíduos a viabilidade de baixar e-books, assinar newsletters, ter acesso a artigos, entre outras ações. Justamente, isso designa pontos de contato de maneira contínua, o que concede o fortalecimento progressivo da conexão entre os clientes e as marcas.

Além disso, esse conceito cumpre com uma relação rigorosa com a transformação digital das companhias, ou seja, a utilização da tecnologia e suas variadas ferramentas para melhorar a performance dos negócios.

Hoje em dia, é fundamental que sejam determinados pontos de interação por meio das suas ferramentas digitais, e que sejam usadas as inovações para promover mapeamentos e dar prosseguimento aos contatos.

Formas de otimizar o contato com o cliente e aumentar o sucesso das vendas

Agora que você entendeu o conceito e a importância dos pontos de contato, veja como otimizá-los para aumentar o sucesso das vendas.

Aproveite os sentidos

As emoções podem ser visualizadas, escutadas, sentidas ou provadas. Assim, invista nesses elementos, criando pontos de contato da marca para cada um. Uma excelente maneira de fazer isso é oferecer brindes. Essa é uma estratégia que propicia boas sensações aos consumidores, além de demonstrar preocupação com eles.

Preocupe-se com as emoções do seu cliente

Cada relação do consumidor com a marca vai provocar uma emoção única. Elas podem ser boas, como a segurança, a felicidade e a sensação de particularidade, capazes de promover a fidelização do consumidor.

Assim, preocupe-se com cada interação e os respectivos impactos nos consumidores. Realize uma pesquisa, faça perguntas aos clientes sobre o que eles acharam de determinados pontos e peça sugestões de como você pode otimizá-los.

Conheça seu público e pense como ele

É muito importante compreender o seu público-alvo, ou seja, perceber quais são os seus objetivos, expectativas e problemas. Desse modo, procure saber o que a sua audiência busca para conseguir se comunicar com ela de forma eficiente.

Acompanhe as novas tecnologias e os grandes eventos referentes ao seu campo de atuação. Crie interações para encantar clientes, para que seu público tenha uma ligação eficaz com a sua marca.

Reiterando, os brindes podem auxiliar bastante nesse processo. Se o seu cliente gosta de certo filme que será lançado, por exemplo, crie presentes com esse conteúdo e propicie excelentes experiências a ele.

Supere a expectativa dos clientes

Ao comprar um produto, o cliente espera receber uma mercadoria de qualidade, que atenda à descrição divulgada e que, de fato, disponibilize a solução que se procura. Corresponder a essa expectativa é uma boa alternativa para a sua empresa.

Contudo, ir além e superá-la é ótimo! Surpreenda os seus consumidores, vá além daquilo que eles estão esperando. Desenvolva as boas emoções para que, dessa forma, eles se tornem fiéis a sua marca.

O maior bem de todo negócio é o seu público. É ele o responsável por fazer sua empresa crescer com eficiência. Além disso, é fundamental que você utilize ferramentas tecnológicas para essa otimização.

A solução Negotiate, da DocuSign, facilita a promoção de negócios com muito mais velocidade, gerando acordos automaticamente. Além disso, insere ou retira conteúdos baseados em regras de negócios ou informações do Salesforce.

Enfim, a otimização dos pontos de contato depende de análises contínuas de desempenho. Caso seu negócio ainda não incorpore essa prática, invista nesse método e automatize seus processos para que sua empresa realize negócios com muito mais facilidade e capte novos clientes.

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