Quando a empresa começa a crescer, é fundamental ampliar a equipe de vendas para suprir as demandas e atingir futuras metas, cuidar do gerenciamento de vendas não é uma missão fácil. Por consequência, são necessárias mais atividades e estratégias para complementar o trabalho, como marketing, pesquisa, publicidade, entre outros.

O papel do gestor é entender e ter conhecimento sobre o que ocorre em todas essas partes do processo. Além de fazer planejamentos, treinamentos e cuidar dos recursos. Muitas vezes, uma pessoa sozinha não dá conta, não é mesmo?

Além disso, com as novas maneiras de interações tecnológicas, as empresas precisam cada vez mais de estratégias comercias cuidadosamente planejadas. Ou seja, demanda mais tempo ainda. Mas a tecnologia não trouxe só problemas, também disponibilizou um meio de facilitar a administração do tempo e maneiras de suprir todas essas necessidades.

As ferramentas digitais disponíveis hoje conseguem organizar e centralizar informações estratégicas das empresas, bem como ajudam a melhorar os processos, de modo prático e ágil. Isso faz com que o gestor ganhe tempo para focar em sua equipe e no aperfeiçoamento das habilidades de cada colaborador.

Veja alguns exemplos de processos do dia a dia, que podem ser agilizados e facilitados por ferramentas digitais, como a assinatura eletrônicas, por exemplo:

 

  • Relação com vendedores internos e externos

Se a equipe de vendas está toda na sede da empresa, algo está errado. Na rotina de um vendedor, é muito comum fazer visitas aos clientes e participar de reuniões externas. Por isso, é tão importante a implementação de uma ferramenta digital que auxilie a conexão desse funcionário com o gestor e a empresa.

A assinatura eletrônica faz com que documentos que precisam ser finalizados rapidamente sejam assinados com um clique. Essa agilidade em um processo de autorização, por exemplo, permite que o trabalho externo tenha um melhor resultado.

  • Organização da estrutura e seus processos

As ferramentas digitais também podem auxiliar com uma visão facilitada de como é a estrutura da equipe e de seus processos. Um exemplo é o gerenciador de tarefas, que disponibiliza o tempo que cada cliente demandou, cada atividade consumiu e como foram as etapas para a conclusão.

Em um processo de contrato, é possível ver os horários que as permissões foram cedidas a partir do uso de uma plataforma de assinatura eletrônica, assim visualizar como quais pessoas acessaram o documento e quantas vezes isso aconteceu.

Essa iniciativa permite entender o que precisa melhorar ou ser mudado. Para esse caso, é possível pensar em novos formatos de contratos ou buscar por ferramentas que supram possíveis demandas constantes dos clientes.

  • Gestão de captação, fechamento, objeções e pós vendas

Para organizar toda essa rotina de atividades, que podem ser realizadas até fora da empresa, o gestor precisa de uma ferramenta que possa auxiliar no acompanhamento das etapas.

Voltamos aqui para a assinatura eletrônica, que em um processo de contrato, possibilita acompanhar se há alterações no documento, quem as fez, ou mesmo quais partes ainda estão pendentes de assinatura. Essa ação permite entender em qual parte do processo o vendedor está e até mesmo auxiliá-lo com alguma dificuldade, incluir alguma oferta adicional para favorecer o fechamento do contrato, ou tornar as atividades comerciais mais estratégicas.

Gerenciamento de vendas

As tecnologias atuais, apesar de serem mais um detalhe que demanda atenção da gestão da equipe de vendas, também auxiliam nessa e em outras tarefas. Isso faz com que, mesmo com muitos detalhes para administrar, o trabalho se torna mais focado e impulsiona os funcionários a progredirem, tanto individualmente como profissionais, quanto nos resultados para a empresa. Ou seja, o saldo no final é positivo.

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