Por que integrar canais de vendas? Entenda mais sobre o assunto

Departamento de vendas integrado

A era digital revolucionou os processos de comunicação e interação, transformando os modos como as informações são coletadas, organizadas, transmitidas e armazenadas. Esse novo cenário remodelou o universo corporativo, que passou a operar com volumes gigantescos de dados para ser capaz de atender satisfatoriamente às demandas de mercado.

Com essa dinâmica empresarial, a integração de canais de vendas tem ganhado destaque. Tendo isso em vista, neste post, vamos mostrar por que vale a pena investir nesse processo.

Explicaremos o que é e quais as principais vantagens geradas pela sua implementação em uma empresa. Em seguida, indicaremos poderosas ferramentas que, além de integrar canais de vendas, contribuem para gerar maior vantagem competitiva ao negócio. Confira, agora mesmo!

O que é integração dos canais de vendas?

Empresas que trabalham com processos unificados otimizam todas as etapas e os procedimentos envolvidos na sua cadeia operacional, minimizando os riscos de ocorrem falhas ou mesmo prejuízos. No setor comercial, a principal responsável pela conquista dessa melhoria é a integração dos canais de vendas.

Esse já se tornou um requisito obrigatório para o negócio que almeja crescer. Trata-se de possibilitar a interação efetiva de todos os canais de vendas da companhia, de modo que eles estejam interligados.

Essa junção deve ser tão estruturada e dinâmica a ponto de permitir que o consumidor inicie sua jornada de compra em determinado canal e, ao longo do trajeto, caso queira, migre para outro, sem que haja qualquer tipo de interrupção.

Para isso, a empresa precisa contar com o suporte tecnológico de recursos que gerenciem adequadamente os dados das compras em curso, tonando o fluxo de negociação multilateral. Nessa ótica, a integração dos canais de vendas tem uma tripla função:

  • levar o consumidor a finalizar o processo de compra;
  • tornar a experiência do cliente positiva;
  • potencializar a captação de novos compradores.

É importante ressaltar que, para ser mais eficiente, a integração deve ser feita entre canais físicos e online, de forma a abarcar o maior número possível de oportunidades de vendas. Com o omnichannel, tendência que se pauta na convergência dos canais de comercialização de uma empresa, há a integração de lojas físicas, e-commerces e consumidores, quebrando barreiras entre o universo presencial e o ambiente digital.

Quais são as vantagens de integrar os canais de vendas?

A integração dos canais de vendas faz parte de concepções gerenciais que compreendem o perfil do cliente moderno. Ou seja, atende ao consumidor que busca comodidade, interage muito pela internet e busca excelência no atendimento.

Trata-se, portanto, de estruturar essa convergência a partir de uma visão estratégica. Os seus principais focos estão no fortalecimento da marca, no aumento da competitividade e na maximização dos lucros.

O fato é que a integração de canais de vendas se tornou peça-chave para que o negócio alcance essas metas. Se não bastasse tamanha importância, a interação dos meios de comercialização gera diversas vantagens para a empresa.

Seus benefícios se refletem positivamente em todos os seus setores e contribuem para o direcionamento de campanhas de marketing e o processo de tomada de decisões. Veja quais são essas vantagens!

Aprimoramento da experiência do cliente

A integração dos canais de vendas permite ao cliente escolher o meio de compra que melhor se adéqua às suas necessidades. Ele pode mudar o canal de negociação, se preferir, mantendo ou alterando as condições de aquisição do produto ou serviço.

Essas possibilidades aprimoram a experiência do consumidor, que, uma vez satisfeito, tende a comprar novamente.

Agilidade nos processos de venda

Com a interação dos canais, os processos de venda são otimizados, o que torna a negociação muito mais ágil e eficiente. Isso acontece porque há a centralização de todas as informações da compra que está sendo feita em único sistema.

Essa unificação cria um banco de dados, que pode ser facilmente acessado por diferentes setores da empresa, como financeiro, comercial, marketing e atendimento ao cliente.

Fidelização do consumidor

A comodidade, a praticidade e o atendimento de excelência possibilitados pela disponibilização e integração das variadas opções de canais de venda são motivos fortes para que o cliente volte a fazer negócios com a companhia. Quanto mais ele se sentir satisfeito com o tratamento que recebe e com a qualidade dos serviços ou produtos que adquirem, maiores serão as chances de se fidelizar.

Maior mobilidade

Com os canais integrados, o consumidor pode comprar de onde estiver e quando quiser, principalmente, se a empresa operar com bons canais de venda online. Essa possibilidade expande consideravelmente o raio de atuação da companhia.

Ao ganhar maior espaço no mercado, sua empresa passa a ter condições de ganhar vantagens diante da concorrência.

Quais ferramentas utilizar para gerar vantagens competitivas?

A integração de canais de vendas passa, necessariamente, pela digitalização de processos do negócio. Significa que ela depende da implementação das tecnologias apropriadas para otimizar as operações comerciais.

A boa notícia é que existem muitas soluções de alta eficiência disponíveis no mercado. Com diferentes funções, essas ferramentas otimizam o fluxo negocial da companhia.

O DocuSign Gen é um desses recursos. Seu diferencial está na funcionalidade de gerar acordos a partir da mesclagem de dados armazenadas no Salesforce. Tudo feito com rapidez, de forma certeira e com alto nível de automatização.

Já a assinatura eletrônica é a solução que permite a validação e assinatura dos contratos e dos processos de compra com segurança e total comodidade para o cliente, eliminando o papel e a caneta e mantendo todo o fluxo seguro e com validade jurídica. As facilidades vão até a etapa final da negociação.

Com o DocuSign Payments, o cliente dispõe de uma plataforma de serviços que permite efetuar o pagamento por meio de diferentes portais, como cartões de débito e crédito. É importante considerar que os custos da transformação digital são baixos e compensam muito o retorno obtido pela empresa.

Como mostramos no post, a integração dos canais de vendas tem função estratégica para a empresa. Essa convergência traz uma série de vantagens comerciais, tornando o negócio mais organizado, produtivo, competitivo e com grande potencial para atrair um número maior de clientes e maximizar os lucros. Nunca é demais lembrar que a tecnologia é fundamental nesse processo de aprimoramento rumo ao sucesso corporativo.

Entre em contato com a DocuSign e conheça as ferramentas que vão impulsionar a integração de vendas na companhia!

Teste a assinatura eletrônica da DocuSign

 

Autor
DocuSign Contributor
Publicados
Temas relacionados