Já pensou em trabalhar remoto para o exterior? Saiba como funciona!

A era digital trouxe uma série de novas oportunidades. Isso é ainda mais especial para os profissionais qualificados, que agora podem trabalhar remoto para o exterior. No entanto, para os que estão prestes a tomar essa decisão, ainda existem muitas dúvidas e incertezas no tema. 

Por isso, elaboramos este artigo completo sobre o assunto! Aqui, você encontrará resposta para as principais dúvidas sobre o trabalho remoto internacional, entendendo como funciona, suas vantagens, as principais áreas de contratação, como é feito o pagamento, e muito mais. Então, não perca tempo e acompanhe!

Como funciona o trabalho remoto para o exterior?

Tecnicamente, o trabalho remoto para o exterior funciona da mesma forma que o trabalho remoto para uma empresa nacional. Ou seja, em vez das rotinas presenciais, toda a comunicação e atividade é realizada na instância digital, incluindo reuniões, planejamentos, vendas, desenvolvimentos e afins. 

No entanto, existem duas diferenças preponderantes. Primeiro, o idioma. Mesmo que esteja prestando serviços a uma empresa de Portugal, que compartilha da mesma língua-mãe que o Brasil, ainda existem muitas diferenças de vocabulário, pronúncia, tom e cadência que precisam ser aprendidas para uma boa comunicação.

Em segundo, há o fuso horário. Supondo que o seu home office esteja no Brasil, prestar serviços para uma empresa na Austrália pode significar uma diferença estrondosa de 14 horas, considerando que 08:00 horas no Brasil (Brasília) equivalem a 22:00 horas na Austrália (Camberra).

No entanto, essas questões são meros detalhes, que podem ser facilmente superados na base da adaptação. O idioma pode ser aprendido e aperfeiçoado. Já o fuso horário depende de uma boa organização e disciplina, cabendo ao profissional organizar uma rotina de trabalho compatível com a equipe internacional. 

É por isso que muitas startups pedem que o candidato tenha um overlap de tempo de trabalho de pelo menos 4 horas com a equipe local. Um overlap é uma janela de sobreposição, ou seja, um período em que tanto o profissional remoto como a equipe interna estejam online para colaborar ativamente uns com os outros. 

Quais as vantagens de prestar trabalho remoto para o exterior?

Flexibilidade, remuneração e comodidade. Essas são as principais razões que motivam profissionais a buscarem oportunidades de trabalho remoto. Mais do que nunca, a transformação digital estimulou a globalização da força de trabalho, eliminando as barreiras físicas como obstáculo de contratação. 

Flexibilidade 

A flexibilidade existe, principalmente, no gerenciamento dos próprios horários. Como apontamos antes, é comum que as empresas exijam um overlap de algumas horas diárias, enquanto as demais podem ser cumpridas no período em que o profissional achar mais adequado, cômodo e confortável. 

Essa adaptabilidade, até então, inexistente nos moldes tradicionais, oferece maior controle ao profissional remoto, que pode adaptar seus horários para alcançar uma rotina mais produtiva, aprimorando tanto a sua saúde como a sua qualidade de vida. 

Remuneração

Poucas moedas conservaram seu valor após a turbulência dos últimos anos. Com a possibilidade de trabalhar remotamente, o profissional pode ser remunerado em moedas fortes e valorizadas, sobretudo na hora de converter à sua moeda local. 

Assim, profissionais podem receber em euros, dólares, libras, francos suíços, coroas norueguesas e qualquer outro tipo de moeda, desde que prestem serviços a empresas que remunerem nesse formato. Geralmente, isso significa que o profissional acessa uma renda muito superior a que teria em seu país local.

Comodidade

Essa é uma qualidade equivalente ao trabalho remoto para empresas nacionais, que é não precisar se deslocar até a empresa para a prestação dos serviços. Essa é, sem dúvidas, uma das qualidades mais revolucionárias do trabalho remoto. No entanto, existe um aspecto macro a ser observado. 

Agora, trabalhar para o exterior não exige que você esteja no exterior. Isto é, você recebe em dólar, ou qualquer outra moeda forte, mas o seu custo de vida está em real, ou qualquer outra moeda frágil. Isso tem um efeito catalisador sobre as suas finanças, aumentando sua capacidade de investimento, reserva e consumo. 

Quais áreas mais contratam profissionais nesse modelo?

Tecnologia, design e marketing são as áreas mais facilmente internacionalizáveis, justamente por serem competências universais: ou seja, programação, estética e comunicação. Já os conhecimentos específicos locais, como direito, contabilidade e afins, tendem a ser mais complicados de internacionalizar, pois cada país pode possuir particularidades.

Sem sombra de dúvidas, o setor de TI é preponderante na contratação remota. Na realidade, o mercado parece atravessar um déficit de profissionais qualificados em uma série de áreas, que vão desde linguagens específicas para aplicações variadas até nichos especialmente populares, como a gestão, ciência e tratamento de dados. 

Já o setor de design tem as portas abertas para profissionais competentes em áreas como User Interface e User Experience. Mais do que nunca, é importante entender o comportamento do usuário, e internalizar essas noções na criação de interfaces e sistemas que diminuam o atrito e aumentem o engajamento. 

Por fim, há o marketing. Aqui, profissionais com habilidades em SEO, copywriting, funil de vendas, gestão de redes sociais e jornada do consumidor conseguem se destacar em empresas no exterior, oferecendo competências cada vez mais importantes para a manutenção da presença online. 

Como é feito a assinatura do contrato de trabalho?

Na contratação remota a assinatura eletrônica é uma das ferramentas mais importantes e recorrentes. É por meio desse recurso que você pode assinar todo tipo de contrato internacional, seja de prestação de serviço, seja de confidencialidade, combinando velocidade, segurança digital e validade jurídica nacional e internacional.

Como pôde ver, trabalhar remoto para o exterior é uma das oportunidades do momento. Agora, cabe a você identificar as suas competências, aprimorar o que deve ser aprimorado e buscar as melhores plataformas, instâncias e vagas para a sua colocação no mercado internacional.

Então, aproveite o entusiasmo e conheça uma ferramenta que será a sua maior aliada na jornada de profissionalização internacional. Para isso, acesse nosso site e entre em contato!

Publicados
Temas relacionados