Gestão de startups: como agilizar e modernizar o gerenciamento da sua empresa

A ideia inovadora para lançar uma startup é um grande desafio, já que pensar fora da caixa pode ser complexo para diversos empresários. Por outro lado, no Brasil, esse cenário já demonstra um amadurecimento — de 2015 a 2019, o número de startups cresceu 207%. Então, se o propósito de uma startup já é algo fortalecido, quais são os desafios dessas empresas que respiram inovação? A resposta é simples: a gestão das startups.

Administrar uma startup com foco na escala é algo que tira o sono de muitos gestores: melhorar a produtividade sem aumentar os custos fixos e investimentos na mesma proporção é algo que precisa vir junto da idealização do negócio, é claro. Mas essa parte também pode ser otimizada com as alternativas certas.

Quais são essas alternativas? E como vencer o desafio de fazer a gestão de startups? Trazemos respostas simples e certeiras para que sua empresa escale. Siga a leitura para ter boas ideias!

Conheça os desafios na gestão de startups

Boas ideias existem aos montes. A diferença para quem faz uma ótima gestão de startups é que essas pessoas sonham alto, mas têm os pés bem fincados no chão. Como já disse Scott Belsky, cofounder da Benhance, “não se trata de ter ideias, mas sim de levar essas ideias para a vida real”. Ou seja, sonhar e realizar as ações com as ferramentas que estão à sua disposição.

Você está levando para a realidade sua startup quando sabe precificar pensando em competitividade, é claro, e ainda pensa em possibilidades para tornar o produto único. Isso sem falar no cuidado com o fluxo de caixa para não ter que investir recursos do próprio bolso ou depender de mais linhas de crédito.

O desafio na gestão das startups também está em ter processos ágeis e simplificados, que tornam a experiência do seu cliente tanto melhor — o que vai fazer com que eles indiquem sua marca para mais públicos. Uma assinatura eletrônica, por exemplo, traz muita agilidade ao concluir vendas.

Ainda, o crescimento das startups depende de boas ferramentas. Isso vai dos softwares que integram processos e estão em nuvem (o que permite o acesso de qualquer lugar que você e seus colaboradores estejam) ao uso de ferramentas que unificam informações, tornando o conhecimento compartilhado por todos da sua startup. Do contrário, ações podem ser tomadas a partir de fontes distintas, causando ruídos que passam por diversos setores e, claro, chegam a seus clientes.

Para não deixar esses desafios respingarem no seu negócio, siga os passos que trazemos para aperfeiçoar a gestão de startup e escalar o negócio!

Use metodologias ágeis

Podemos dizer que a implementação de métodos ágeis é condição obrigatória para uma boa gestão das startups. Porém, antes de implementar, entender quais são os pontos fortes e fracos é um bom começo. Com uma análise SWOT bem feita, você pode usar as metodologias ágeis com mais propósito, agindo na dor exata de sua empresa ou aprimorando as qualidades.

Entre esses métodos, vale destacar:

  • SMART: a metodologia cria metas realistas para os negócios, que são específicas (Specific), mensuráveis (Measurable), alcançáveis (Attainable), relevantes (Relevant) e com prazo definido (Time-based);
  • Kanban: método que faz a gestão de qualquer startup melhorar, pois traz clareza ao que deve ser feito, o que está em curso e o que já foi concluído. Quadros de Kanban à vista de todos deixam o propósito mais evidente;
  • Scrum: se você quer colocar no mercado um produto em tempo recorde, o Scrum permite criar ciclos que facilitam esse objetivo.

Lembre-se de que os métodos precisam trazer clareza e ser de conhecimento de todos na empresa; só assim é possível evoluir.

Defina padrões de gerenciamento 

Não ter métodos de gerenciamento pode ser uma grande dor para as startups, já que dificulta a análise de cenários variados. Nesse sentido, alguns padrões de gerenciamento precisam ser criados com urgência, como:

  • gerenciamento de custos: para entender todos os gatos que envolvem levar uma solução ao mercado;
  • gerenciamento de recursos humanos: apostar em um RH digital pode trazer mais agilidade em contratações e gestão de time. Com o DocuSign Agreement Cloud para recursos humanos, por exemplo, a equipe de RH pode focar o cuidado com pessoas, não papeladas e burocracias;
  • gerenciamento de contratos: é possível automatizar o ciclo de vida dos contratos, trazendo muito mais agilidade às decisões com a solução DocuSign para contratos, aumentando a conformidade e melhorando a experiência de clientes;
  • gerenciamento de comunicação: garantir o alinhamento em excesso é melhor. Quais são as ferramentas que sua empresa usa na comunicação? Elas garantem uma boa experiência assíncrona? Rever esses softwares também é muito importante.

Faça integração de processos

Imagine você contar com inúmeras ferramentas que não conversam, isso dificulta demais a integração de processos. Optar por ferramentas que tenham facilidade de integração e APIs abertas é um bom começo.

Aposte em ferramentas de produtividade

Antes de contratar qualquer ferramenta, existem algumas boas perguntas a serem feitas. Veja quais são.

  • Ela está alocada em nuvem e permite acesso remoto?
  • É um software que permite o acesso a partir de qualquer dispositivo?
  • Qual é o nível de segurança?
  • Quem são esses fornecedores?

Ao responder a esses critérios de forma positiva, você sabe que terá ferramentas que trazem ganhos de produtividade e serão de grande valia para a boa gestão de startups.

Invista na assinatura eletrônica

Com uma boa solução de assinatura eletrônica, você ganha mais agilidade ao concluir contratos — na DocuSign, temos inúmeros casos de empresas que demoram menos de 24 horas para fazê-lo.

E tem mais, nossa solução permite uma economia média de R$192 por contrato feito, o que reduz custos fixos e traz ganhos para a produtividade dos funcionários. A ajuda da DocuSign pode trazer muita competitividade à sua gestão.

Essas são as principais boas práticas para aperfeiçoar a gestão de startups. Esperamos que você reavalie os processos e conte com as melhores soluções para trazer mais saúde ao negócio.

Então, nada de postergar sua decisão. Você já viu que a DocuSign é a melhor parceira para processos mais ágeis e de confiança! Aproveite para fazer um teste grátis com nossas soluções.

Publicados
Temas relacionados