Biometria: o que é e para que serve

Publicado em 14/10/2022. Atualizado em 5/2/2024.

A biometria é um sistema de segurança que tem ganhado muito espaço nos últimos anos. Prova disso é o fato de ela ser bastante utilizada em smartphones e para autenticar certificados, além de liberar entradas em escolas e faculdades — entre outros usos.

Esse tipo de identificação costuma ser muito bem aceito pela população por conta de sua vantagem em evitar fraudes, já que os dados utilizados são únicos de cada pessoa.

Devido às suas opções de uso e aos níveis de confiança, neste post, vamos descrever melhor o que é a biometria, quais são os seus principais usos, tipos e vantagens, e como diferenciá-la da assinatura eletrônica. Confira!

Fale com o especialista

Encontre as respostas para aumentar eficiencia em seus procesos.

O que é biometria e para que ela serve?

O termo biometria (do latim, bio + métrico) diz respeito à medida da vida. Nos dias atuais, ele está relacionado ao estudo estatístico das características físicas e comportamentais de um indivíduo para identificá-lo. Assim, os sistemas de leitura biométrica leem as características da pessoa e, a partir de dados previamente cadastros, fazem a análise de correspondência, liberando ou validando o acesso.

A tecnologia, portanto, serve como um fator de validação de identidade para qualquer sistema que o utilize. Pode ser usada para desbloqueio de celulares, acesso a locais restritos — como escolas e faculdades — e, mais recentemente, como autenticação para voto no sistema eleitoral brasileiro. Outros usos incluem a identificação e localização de criminosos, e a proteção digital de dados confidenciais.

Outra vantagem da biometria — especificamente quando utilizada a impressão digital e a face — é a possibilidade de realizar validações de assinaturas eletrônicas a partir de qualquer localidade.

Onde cadastrar a biometria?

Como vimos no tópico anterior, essa tecnologia é facilmente encontrada em dispositivos eletrônicos, como smartphones e laptops. Afinal, como a maior parte das nossas atividades ocorre nesses aparelhos, é comum manter informações confidenciais neles. Portanto, é crucial garantir a segurança desses dados. Nesse sentido, os fabricantes de dispositivos móveis investem cada vez mais para torná-los mais ágeis e seguros.

Outra aplicação comum é no controle de acesso. Isso pode ser algo tão simples como automatizar o registro de horas dos funcionários de uma empresa ou permitir que colaboradores específicos acessem determinadas áreas. Em um data center, por exemplo, há locais que apenas algumas pessoas têm acesso devido aos protocolos de segurança.

Qualquer que seja o caso, para cadastrar a biometria, os usuários devem passar pelas etapas de captura e análise de suas características físicas. Essas informações serão, posteriormente, comparadas a uma base de dados para confirmar a identidade. Dependendo do uso, é possível escolher o tipo de leitura biométrica que deseja usar — alguns smartphones, por exemplo, oferecem a opção de leitura facial ou da impressão digital.

Como funciona a biometria?

A grande vantagem da biometria é a sua segurança, a qual pode ser garantida pela tecnologia empregada e pela forma como os dados foram coletados. A primeira etapa do sistema, portanto, é a captura — realizada por um leitor — da parte do corpo que se deseja mapear.

Em seguida, é feito o processo de tradução dos dados coletados em informação, a qual poderá ser lida e identificada — nesse ponto, vale mencionar que os sistemas podem divergir em sua forma de interpretar a captura, tendo maior ou menor grau de confiabilidade. 

Após essa etapa, é estabelecido um padrão de formato único para cada leitura com as características já reconhecidas, de modo a tornar futuras análises mais ágeis.

Por último, a fase de comparação garante a segurança do procedimento, fazendo a liberação ou validação somente após encontrar, em sua base de dados, uma imagem que seja igual à apresentada durante a leitura.

A biometria é segura? 

A popularidade atual da leitura biométrica faz com que muitas pessoas ainda tenham dúvidas sobre a sua segurança, mesmo que entendam o que é essa tecnologia e como ela funciona.

Assim, é importante ter em mente que uma das principais vantagens da biometria é a sua segurança, já que ela apresenta um conjunto de características que é difícil de ser replicado. Por esse motivo, ela pode ser usada ​​para autenticação de dois fatores quando aliada a outros dispositivos, por exemplo, tornando esse sistema ainda mais confiável.

Biometria como prova de vida

Com o ambiente digital em constante evolução, a verificação de identidade é fundamental para as empresas. Também conhecida como prova de vida, esse é um procedimento que ajuda a prevenir e combater fraudes e pagamentos indevidos.

Ao exigir essa prova, as organizações públicas e privadas podem impedir que alguém faça transações fraudulentas ao assumir a identidade de alguém — inclusive, de uma pessoa já falecida.

Pensando nisso, a DocuSign criou o Liveness for IDV com a intenção reduzir o risco de falsificação ideológica e oferecer aos consumidores uma experiência mais tranquila. Podendo ser usada por empresas dos mais diferentes setores de atuação, a solução foi projetada para verificar a identidade em qualquer processo de contrato digital, usando a câmera do smartphone e a biometria facial.

Quais são os tipos de biometria?

Como mencionamos, a biometria funciona como uma segurança extra para diversos sistemas, podendo ler partes diferentes do corpo para realizar as validações.

Abaixo, listamos algumas das principais opções disponíveis. Acompanhe!

Reconhecimento de face

Muito utilizado em sistemas de segurança dos smartphones mais recentes, esse tipo de biometria lê os traços físicos da face do usuário que fez o registro prévio.

Identificação pela íris

Pode ser considerado um dos métodos de leitura biométrica mais seguros — ainda que mais caros — do mercado, já que a íris de cada pessoa é única e não modifica com o passar dos anos. Ocorre por meio da leitura do olho, conectando todas as suas características.

Geometria da mão

A leitura da palma da mão também é bem utilizada, especialmente em alguns bancos. Ela consiste em verificar o tamanho, a estrutura e a posição em que ela está ao ser cadastrada. Pode ter problemas com anéis, mas traz uma boa segurança pelo valor de mercado.

Impressão digital

Atualmente, o sistema de biometria mais utilizado é a leitura da impressão digital para desbloquear smartphones, permitir acesso a escolas e faculdades, e durante o processo eleitoral no Brasil. Também é encontrado em bancos, além de permitir a validação em assinaturas e certificados.

Esse tipo de análise é muito usado devido à sua segurança, uma vez que as digitais de cada pessoa são únicas.

Leitura de retina

É uma das tecnologias mais seguras disponíveis, pois a disposição dos vasos sanguíneos que irrigam a retina é única para cada pessoa e não muda com o tempo. Os meios necessários para recolher e ler os dados não são simples, dificultando a falsificação da informação.

Para registrar a biometria, o usuário deve olhar para o aparelho enquanto a luz infravermelha de baixa intensidade cadastra a retina. Embora seguro, é relativamente invasivo e desconfortável.

Análise de digitação

Não muito intrusivo, esse método se baseia na análise da cadência e do ritmo do usuário enquanto digita. Isso porque cada pessoa tem o seu próprio estilo, o que inclui o número de dedos utilizados, a rapidez com que digita, a força com que pressiona as teclas etc.

O que é uma assinatura biométrica?

A assinatura biométrica é uma forma de validar documentos e certificados por meio da identificação de biometria. Qualquer um dos tipos indicados acima pode ser utilizado, mas os mais frequentes são a leitura da impressão digital e da face.

Esse método também permite que os contratos sejam assinados, pesquisados ​​e analisados ​​em qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones, inclusive via SMS — o que agiliza todo o processo.

O que é a revolução da biometria?

Qual é a relação entre a biometria e a assinatura eletrônica? A primeira é um tipo de verificação de identidade. Como tal, faz parte de um conjunto de autenticações eletrônicas que pode ser usado como fator de reconhecimento adicional.

A assinatura biométrica é realizada por meio de um sistema de reconhecimento da face ou da impressão digital. Esses dados podem ser usados por um software de assinatura eletrônica — como é o caso do DocuSign eSignature — em qualquer aparelho que tenha acesso à internet, tornando a autenticação de documentos ainda mais segura.

A assinatura eletrônica pode contar com uma etapa de reconhecimento biométrico por meio da leitura da face de quem valida os documentos. Essa etapa facilita ainda mais a rotina dos usuários, já que é possível escolher esse tipo de autenticação durante o seu uso.

No geral, o controle de acesso por biometria é uma escolha inteligente para quem valoriza a segurança da empresa. Seus principais benefícios são a comodidade e praticidade para o dia a dia das corporações.

Por isso, a leitura biométrica deve ser vista como uma aliada em um sistema de gerenciamento, tornando-se um diferencial para as corporações e transmitindo a ideia de modernidade aliada à tecnologia e segurança. Sobretudo, deve ser entendida como uma forma de reduzir os gastos e facilitar o cotidiano de empresas e colaboradores.

Agora que você já sabe o que é biometria, que tal conhecer mais sobre as nossas soluções? Aproveite a visita para experimentar a DocuSign gratuitamente por 30 dias!

Publicados