Como assinar documentos de forma remota durante as férias?

Tirar um tempo para relaxar é fundamental para recarregar as energias e depois conseguir se dedicar a todos os compromissos de trabalho e pessoais com a atenção que eles merecem. Nesse cenário, saber como assinar documentos de forma remota durante as férias permite formalizar acordos sem que seja preciso interromper o período de descanso.

Embora cada vez mais empresas e tomadores de decisão estejam reconhecendo a urgência de modernizar seus processos internos, a falta de conhecimento sobre como fazer isso ainda é um entrave para alguns. Assim, vale a pena buscar entender exatamente como é possível assinar remotamente e quais são as vantagens de investir nesse tipo de procedimento.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para trazer as informações que você precisa sobre esse assunto tão necessário. Então, continue a leitura e confira todos os detalhes!

Como assinar documentos de forma remota durante as férias?

Um problema recorrente para quem trabalha apenas com assinatura à caneta é ter que enviar documentos impressos de um lugar para outro ou esperar que a pessoa responsável pela assinatura se desloque até o escritório. Nas férias, isso pode atrasar o fechamento de contratos importantes e causar prejuízos ao negócio.

A solução para esse tipo de problema é contar com um produto de assinatura eletrônica, que é uma forma segura, rápida e eficaz de assinar documentos de qualquer lugar e a qualquer hora. É possível inclusive fazer isso até mesmo quando estiver sem internet, já que o recurso pode permitir interações offline quando pré-programada. O aplicativo do DocuSign eSignature, por exemplo, tem essa funcionalidade e pode ser baixado gratuitamente nas lojas dos aplicativos.

Pensando de forma mais abrangente, a assinatura eletrônica se faz necessária no cotidiano das empresas como um todo, não somente em períodos de férias, especialmente desde que o trabalho remoto começou a ganhar mais espaço. Por isso mesmo, 95% das organizações já usam esse tipo de recurso ou pretendem adotá-lo no futuro.

Quais documentos posso assinar pelo celular?

Além da praticidade de não interromper o descanso apenas para assinar um papel, saber como assinar documentos de forma remota durante as férias torna todo o processo mais ágil e simples. Isso porque não é preciso nem mesmo ter acesso a um computador para usar a assinatura eletrônica, você pode assinar contratos pelo celular mesmo.

Desse jeito, é possível assinar documentos como:

  • contratos de venda;
  • ordens de compra;
  • acordos com fornecedores;
  • relatórios de despesas;
  • processamento de faturas;
  • cartas de intenção;
  • acordos de confidencialidade, também chamados de NDA (Non Disclosure Agreement);
  • documentos de recursos humanos.

Por isso, é importante escolher um produto de assinatura eletrônica que conte com um aplicativo móvel. Esse é um diferencial que garante muito mais liberdade aos usuários, uma vez que deixa os documentos à disposição por meio de um simples smartphone ou tablet. Assim, ganha-se tempo e agilidade, sem abrir mão da segurança e da legalidade dos acordos.

Qual é o passo a passo para assinar documentos online pelo celular?

Depois de saber como assinar documentos de forma remota durante as férias, você deve estar se perguntando como se faz isso na prática. A seguir, confira um passo a passo para assinar contratos online com o DocuSign eSignature, o produto de assinatura eletrônica da DocuSign:

  1. para começar, é preciso que o remetente do documento se torne cliente dessa solução de assinatura eletrônica. Os signatários, por sua vez, não precisam ser clientes da plataforma; (Ou você pode realizar um teste grátis da plataforma e enviar 3 documentos para serem assinados)
  2. o remetente deve acessar a plataforma, selecionar o documento a ser assinado e os e-mails de quem vai assiná-lo;
  3. no documento, o remetente deve marcar os campos onde a assinatura será inserida e clicar em “enviar” para que os signatários o recebam;
  4. usando apenas o celular, os signatários podem assinar o documento eletronicamente e com toda a segurança. Para isso, é só fazer um cadastro na DocuSign sem nenhum custo e criar a própria assinatura em questão de minutos.

O cadastro pode ser feito diretamente no aplicativo, que está disponível para download em dispositivos Android, Windows, iOS e iPadOS. Todo o processo se torna ainda mais rápido a partir do momento que todas as partes já estão cadastradas.

Assinatura eletrônica tem validade jurídica?

A validade jurídica dos contratos assinados eletronicamente é uma preocupação normal de quem quer saber como assinar documentos de forma remota durante as férias. Afinal de contas, você precisa ter certeza de que o documento cumpre todos os requisitos legais.

A resposta para essa questão é que sim, a assinatura eletrônica tem validade jurídica. A Medida Provisória nº 2.200-2, de agosto de 2001, que tem força de lei,  determina os critérios que garantem a autenticidade e a validade de documentos eletrônicos, permitindo, inclusive, o uso da assinatura eletrônica sem necessidade de certificado digital.

Para isso, basta que a assinatura seja feita com tecnologia que garanta sua integridade e autenticidade. Assim, uma assinatura eletrônica feita por meio de uma plataforma que utiliza login e senha de acesso tem sua validade jurídica assegurada tanto quanto uma assinatura via certificado digital ou à caneta.

Quais são as vantagens de assinar online pelo aplicativo DocuSign?

Contar com o DocuSign eSignature, e especialmente utilizando o aplicativo móvel da DocuSign, traz diversas vantagens para o seu negócio. Como explicamos, o processo é muito simples e seguro, permitindo, por exemplo, assinar PDF e outros formatos de documentos em qualquer lugar e a qualquer momento, como se estivesse em um escritório.

O uso do aplicativo é grátis para quem vai assinar, o que torna o recurso mais atraente para os clientes da empresa. Além disso, sua disponibilidade em várias lojas de aplicativos faz com que seja mais fácil começarem a usá-lo para aproveitar toda a praticidade que ele oferece. Com isso, o negócio economiza tempo e aumenta a produtividade, pois reduz tarefas manuais e, consequentemente, custos.

Agora que você sabe como assinar documentos de forma remota durante as férias e conhece as vantagens desse recurso, não há motivos para continuar sem a mobilidade que a assinatura eletrônica pode garantir ao seu negócio. A DocuSign está à sua disposição para transformar o dia a dia da sua organização com as melhores soluções do mercado e suporte especializado.

Quer saber como o nosso produto funciona na prática? Entre em contato com a DocuSign agora mesmo e inicie um teste grátis de 30 dias!

Publicados