Como assinar documentos pelo celular? Aprenda neste passo a passo

A assinatura eletrônica é um processo que veio para ficar, visto que traz mais agilidade nos contratos e facilita o dia a dia de todos os lados envolvidos em um negócio, tanto quem necessita fechar o contrato quanto quem fornece os serviços e os produtos.

Se antes precisávamos de idas a cartórios e envios de documentos físicos por Correios ou transportadoras, o que poderia se arrastar por semanas, hoje só é preciso contar com a internet e um dispositivo eletrônico, como o seu celular.

Dessa forma, é comum que as pessoas se perguntem como assinar documentos pelo celular. Essa é mais uma vantagem da assinatura eletrônica quando você tem um parceiro com soluções práticas e viáveis, como é o caso da DocuSign.

Por isso, se você está se questionando sobre como assinar documentos pelo celular e as vantagens que isso traz para o seu negócio, fique com a gente até o fim do artigo. De quebra, trazemos também todos os diferenciais do aplicativo DocuSign e a possibilidade de testar a solução gratuitamente. Acompanhe!

Os motivos para assinar documentos pelo celular

Uma vez que sua empresa já usa a assinatura eletrônica, trazer uma pluralidade de meios traz mais tranquilidade aos colaboradores e pessoas envolvidas. Na sequência, trazemos algumas das razões para permitir a assinatura de documentos via mobile.

O uso de smartphones é muito mais comum

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, são mais de 134 milhões de brasileiros que acessam a internet. Desse montante, 99% das pessoas preferem fazê-lo por meio de smartphones. Assim, mesmo que na sua empresa todos trabalhem com notebook ou desktop, vale a pena trazer o poder de escolha, concorda?

As opções para as pessoas facilitam o dia a dia

Imagine que você precisa de agilidade para concluir um contrato, mas uma das pessoas que deve assinar está viajando ou ainda não chegou até a sede do trabalho. Poder assinar pelo celular traz mais eficiência.

A agilidade em fechar negócios é uma necessidade

Se sua empresa não traz agilidade para fechar negócios, outro concorrente fará isso. Portanto, é vital se cercar das melhores tecnologias para garantir seu poder de competitividade.

Passo a passo de como assinar documentos pelo celular

O processo de assinatura eletrônica transformou o mundo dos negócios, como você sabe. Mas uma vez que a internet entra na jogada, você precisa considerar a experiência do usuário e oferecer a possibilidade de assinar contratos por qualquer que seja o dispositivo, incluindo os celulares e tablets. Como você pode notar, a maior parte da população só usa mesmo o celular para acessar a internet. 

A DocuSign considera a experiência de seu público e facilita a vida de quem quer usar o smartphone. Então, veja a seguir como assinar documentos pelo celular é simples e rápido.

Acesse o DocuSign

Se no seu trabalho você precisa sair muito do escritório, está sempre se deslocando ou pode usufruir do conforto do home office, a dica é baixar o aplicativo DocuSign, que trará ainda mais mobilidade à sua rotina.

Para começar, é preciso cadastrar uma assinatura, que pode ser feita manualmente, no próprio smartphone ou pela fotografia de um papel em branco que contenha sua assinatura. Essa segunda opção é uma facilidade para quem não gostar muito do resultado da assinatura diretamente no celular, por exemplo. Para garantir um bom contraste, escolha uma caneta mais grossa para assinar o papel, como as hidrográficas. Vale dizer que, na DocuSign, existem três opções de cores para a sua assinatura:

  • azul;
  • vermelha;
  • preta.

Para colocar sua assinatura no documento, o nome das pessoas que assinarão e as datas, basta arrastar as informações até os espaços destinados — tudo bastante intuitivo. Mas como transferir o documento para o aplicativo DocuSign? Isso é o que você descobre na sequência.

Escolha o arquivo

Você pode subir os documentos a serem assinados por meio de serviços em nuvem, como Dropbox, OneDrive e Google Drive. Um dos pontos altos da solução da DocuSign é a integração com os mais diversos aplicativos, o que traz muita agilidade à rotina. O serviço abre PDFs, arquivos de Office, Google Docs ou mesmo imagens desses documentos.

Selecione os signatários

Mas como as pessoas que precisam assinar esse documento vão saber que elas já podem fazê-lo? É simples: ao cadastrar os e-mails dos signatários e clicar em enviar (isso após você colocar o nome de todos os interessados), os destinatários receberão notificações no e-mail e poderão fazer a assinatura e seguir com a conclusão dos contratos.

Assine o documento

Se alguém estiver usando a DocuSign pela primeira vez, existe a opção de selecionar uma assinatura pré-definida ou então escolher criar a assinatura no próprio celular. Feito isso, basta que a pessoa clique na opção de finalizar e enviar.

Assim que todos os interessados tiverem concluído suas partes, uma notificação é enviada a essas pessoas. Além disso, o documento fica armazenado digitalmente (em nuvem), com facilidade de acesso quando for necessário.

As vantagens de optar pela assinatura eletrônica DocuSign

Explicado o fato de como assinar documentos pelo celular, vale dizer que existem inúmeras soluções no mercado. Mas apenas a DocuSign ultrapassou a marca de mais de um milhão de clientes. Com o DocuSign mobile, suas vantagens são imensas, entre elas:

  • usabilidade: o aplicativo é compatível com Android, iOS e Windows Phone, além de ser altamente intuitivo;
  • aplicativo prático: com as diversas possibilidades de integração (Salesforce, Microsoft Office, Google Apps, entre outras), você vai ver que usá-lo é muito fácil e bem autoexplicativo;
  • solução reconhecida no mundo todo: a DocuSign é uma opção que existe em mais de 188 países, 43 idiomas para signatários e 13 idiomas para remetentes. Se você precisa de negócios locais ou globais, conte com a gente!

Você viu que isso não precisa ser uma dor para sua empresa; na verdade, é bem prático quando se opta por parceiros que andam lado a lado da inovação. Então, nada de perder mais tempo!

Agora que você sabe como assinar documentos pelo celular e como a DocuSign traz ainda mais vantagens nesse procedimento, aproveite para testar a nossa solução sem pagar nada por isso! São 30 dias grátis que vão mudar o jeito como você fecha seus negócios.

Publicados