Assinatura eletrônica para seguradoras: entenda como funciona

Segurança, eficiência e sustentabilidade. Essas são as principais qualidades da assinatura eletrônica no cotidiano das seguradoras. Por isso, elaboramos este conteúdo completo sobre o tema, demonstrando o impacto produtivo e econômico dessa tecnologia no setor. 

Para isso, respondemos as principais dúvidas no assunto. Aqui, você entenderá o que é uma assinatura eletrônica, como essa ferramenta pode ser utilizada no dia a dia das seguradoras, e quais os benefícios dessa decisão. Então, não perca tempo e acompanhe! 

O que é assinatura eletrônica?

A começar pela maior curiosidade no tema. A assinatura eletrônica é uma tecnologia que foi criada para acelerar e simplificar o processo de assinatura de contratos, promovendo:

  • aumento da velocidade;
  • redução dos custos;
  • estímulo à sustentabilidade;
  • proteção aos documentos;

A melhor forma de compreender essa tecnologia é comparando com a solução manual. A assinatura manuscrita é aquilo que todos conhecem. Há um documento físico que precisa ser assinado. Então, as partes envolvidas, a punho, desenham suas assinaturas e conferem validade ao contrato. 

Apesar de parecer uma solução prática, essa não é a realidade. Afinal, a celebração de muitos contratos exige a autenticação em cartório, justamente para conferir validade jurídica ao documento. Essa é uma realidade super comum na formalização de documentos em organizações dos mais variados tamanhos e setores de atuação.  

Com a assinatura eletrônica, esse não é o caso. Todos podem assinar de onde quer que estejam, a partir das telas de seus celulares, tablets ou computadores. A assinatura eletrônica tem validade jurídica, e não exige autenticação em cartórios ou processos logísticos para passar o contrato de mãos em mãos, pois tudo isso é feito no campo digital.

Por conta disso, essa tecnologia é vista como uma das tendências mais importantes da última década. Sua adoção consegue alavancar a produtividade e a economia de forma expressiva, sobretudo em negócios baseados em papéis e contratos, como seguradoras, escritórios legais, contábeis e imobiliários.

Como usar assinatura eletrônica em seguradoras?

Esse é o questionamento mais importante para qualquer gestor à frente de um negócio. Como essa tecnologia pode ajudar no cotidiano de uma seguradora? Para nós, a resposta é simples e lógica: alavancando a velocidade da celebração dos contratos e reduzindo os seus custos

Em um escritório que depende da assinatura a punho, a negociação com o cliente é prejudicada. Afinal de contas, quanto maior o intervalo entre a intenção de compra e a assinatura, maior a probabilidade de que o consumidor abandone a decisão de compra. 

Em tempos de mobilidade limitada, como todos percebemos durante a pandemia, foi fundamental investir em formas criativas de viabilizar a assinatura de contratos, sem as restrições da presença física. Com a assinatura eletrônica, os contratos são enviados digitalmente, e os clientes podem assinar assim que receberem o e-mail. 

Com esse movimento de digitalização, o escritório também reduz o consumo de papel e tinta de impressora, efetivamente, melhorando em termos de sustentabilidade — e esse é apenas um lado positivo da adoção da assinatura eletrônica.

Além disso, o escritório também pode adotar um sistema dedicado à gestão do ciclo de vida dos contratos, assumindo uma visão ainda mais eficiente sobre cada uma de suas relações no mercado, seja tratando de acordos com fornecedores ou monitorando os vencimentos e renovações de seus clientes. 

Quais os benefícios da assinatura eletrônica às seguradoras?

Velocidade, economia e sustentabilidade. De um ponto de vista técnico, esses são os benefícios comprovadamente observados após a adoção dessa tecnologia. Abaixo, explicamos cada um desses pontos com mais detalhes — confira!

Velocidade

Produtividade é coisa séria. Por isso, a adoção do DocuSign eSignature é uma decisão pertinente. Com a nossa plataforma de assinatura eletrônica, até 80% dos contratos são concluídos em menos de um dia, e 44% em menos de 15 minutos. 

Economia

É hora de comparar maçãs com laranjas. Trabalhar com assinaturas físicas exige gastos expressivos com papel, tinta, logística e cartório — multiplicando esse kit de gastos a cada acordo. Com a assinatura eletrônica, tudo é substituído pela eficiência ímpar de uma plataforma prática, digital e rápida.

Em média, cada contrato assinado com o DocuSign eSignature consegue gerar uma economia de 190 reais para os nossos clientes. Agora, multiplique essa redução de custos para todos os contratos que você gera e formaliza em um ano. Não é mágica, é tecnologia. 

Sustentabilidade

A assinatura eletrônica é uma tecnologia de impacto social. Apesar de ser uma solução extremamente simples, é notável como ela é capaz de alavancar a sustentabilidade na rotina das empresas, reduzindo o consumo de papel, e a emissão de gases nocivos durante transportes — que deixam de acontecer por conta da digitalização. 

Como adotar essa solução na sua empresa?

A melhor forma de adotar uma nova tecnologia é fazendo uma ampla pesquisa de mercado e, efetivamente, identificando a melhor solução disponível. Felizmente, você encontrou o que procurava.

A DocuSign é a maior e mais relevante empresa de tecnologias voltadas para contratos no mercado. Não por acaso, contamos com clientes por todo o mundo — mais de 1 milhão de clientes e 1 bilhão de usuários. Essa adesão tem um motivo: nós promovemos o que há de melhor em segurança, tecnologia e funcionalidade.

Inclusive, vale notar que a assinatura eletrônica não é a única solução nossa que pode alavancar a rentabilidade da sua empresa e promover mais segurança. Plataformas como o DocuSign CLM são capazes de transformar a gestão dos seus documentos, supervisionando todo o ciclo de vida dos mesmos - da preparação ao armazenamento pós-assinaturas - com riqueza estatística.

Para encerrar, ainda destacamos duas oportunidades que podem lhe interessar. Primeiro, você pode conferir nosso webinar exclusivo sobre o tema, em que explicamos como o setor de seguros ganha em agilidade e segurança com as nossas soluções. Mas, além disso, vale lembrar que você pode testar gratuitamente a assinatura eletrônica em primeira mão, sem nenhum custo ou comprometimento. 

É exatamente isso que você leu. Você pode testar a nossa assinatura eletrônica na sua seguradora, livre de custo. São 30 dias gratuitos para usar e ver na prática os benefícios da nossa tecnologia na sua empresa. Não perca tempo e aproveite essa oportunidade

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