Tecnologias que ajudam a criar um impacto social positivo

Tecnologias que ajudam a criar um impacto social positivo

Como sabemos, empreender no século XXI exige muito mais do que a eterna busca pelo lucro. Da virada do milênio para cá, a comunidade global viveu uma série de transformações e desafios importantes em esferas como clima, preservação, sociedade e economia.

Por conta disso, muitas empresas passaram a dar atenção à importância de temas como a sustentabilidade, justamente, na esperança de promover um impacto social positivo enquanto operam em seus respectivos setores. Neste post, falaremos sobre como é possível atingir esses resultados. Acompanhe!

Os benefícios de ter um impacto social positivo

Vendas, crescimento e resultados. No fim do dia, isso é o que importa para o lado operacional de uma empresa. No entanto, cada vez mais, as gestões são estimuladas a assumir uma identidade mais consciente, que se comprometa a deixar uma contribuição positiva para a sociedade.

Afinal de contas, é disso que se trata quando falamos de deixar um impacto no planeta — um legado positivo, capaz de beneficiar, incentivar e inspirar as próximas gerações, promovendo um ciclo contínuo de aprimoramentos e bons resultados.

Felizmente, o que muitas empresas vêm percebendo é que a construção de uma boa reputação oferece benefícios que vão muito além da tranquilidade moral. Afinal, hoje em dia, a conduta sustentável oferece uma ampla gama de benefícios para o lado operacional das empresas.

O sucesso delas é um reflexo dos clientes que são atendidos pelos seus serviços. Como percebemos, os consumidores estão em uma trajetória de conscientização, com um respeito cada vez maior por temas como economia e responsabilidade socioambiental.

Por conta disso, atualmente, é possível destacar três benefícios essenciais, que são consequências diretas de um impacto social positivo deixado na sua comunidade. Confira!

Reputação

Em uma era predominantemente digital, construir uma reputação exige dedicação e transparência. Ao empregar tecnologias, soluções e, até mesmo, eventos sociais, como a realização de maratonas locais, distribuição de alimentos e afins, a sua empresa passa a ser associada à imagem positiva dessas ações.

Lucro

Em um segundo momento, a empresa passa a colher os benefícios de uma imagem social positiva, com a maior atração de leads, conversão de contratos e um aumento substancial de serviços e faturamentos. Assim, colaborar com a sociedade acaba sendo uma estratégia funcional de marketing e crescimento.

Moralidade

Por último e mais importante, o aspecto ético de toda essa questão. Promover um impacto social positivo é, invariavelmente, colaborar com a construção de um futuro melhor. Não importa o quão pequena ou grandiosa seja a sua contribuição, o que importa é saber que você está fazendo a sua parte.

As tecnologias que ajudam nesse objetivo

No entanto, quando são confrontadas com a necessidade de promover mudanças positivas, muitas gestões ficam perdidas, justamente, por não saber por onde começar. Da forma como percebemos, o primeiro passo a ser dado é investir em tecnologia aplicada e substitutiva.

Um dos objetivos mais importantes da nossa década é a redução da pegada de carbono — leia-se: a redução na quantidade de CO2 emitida no exercício operacional da sua empresa. Essa é uma meta ambiciosa para muitas organizações, que buscam, até mesmo, zerar essa emissão.

Na sua empresa, você pode fazer isso de inúmeras formas — das mais simples às mais sofisticadas. Uma das mais acessíveis para promover essa mudança é a modernização de departamentos burocráticos e repletos de papeis, como RH, jurídico, financeiro e logístico. Dê uma olhada!

Assinatura eletrônica

Vamos começar pela tecnologia de maior destaque em 2020. A assinatura eletrônica é vista como uma ferramenta emblemática na travessia da pandemia, pois possibilitou que todos continuassem autenticando contratos e acordos à distância, preservando a validade da assinatura.

Aqui, você pode até se questionar como isso pode ajudar a criar um impacto social positivo. Simples! Por meio da substituição dos documentos impressos pela prevalência dos documentos digitais. Como sugerimos acima, essa assinatura carrega a mesma validade jurídica daquela feita a caneta. E elimina a impressão de documentos, o transporte destes documentos e o armazenamento do papel. 

Isso significa que centenas e, possivelmente, milhares de folhas de papeis podem ser evitadas a cada semana. Basta transitar seus contratos, acordos, relatórios, orçamentos, autorizações de compras e afins para a esfera da gestão e autenticação digital.

Com essa implementação, a sua empresa reduz gastos com papel, material de escritório, motoboy e cartório. Tudo isso, enquanto pode se apresentar para a sociedade, especialmente, nas redes sociais, como uma empresa mais verde e ambientalmente responsável.

Gestão de documentos

Já aqui, temos um complemento da ideia anterior. Sem dúvidas, a assinatura eletrônica é o principal atrativo de novas empresas à digitalização dos documentos. No entanto, também existem soluções inteligentes para a gestão do ciclo de vida dos seus contratos.

Com essas tecnologias, você ganha maior controle sobre o tempo de vencimento, renovação e atenção sobre os acordos, termos e contratos, minimizando perdas, rotatividades e desperdícios — novamente, enquanto economiza recursos e promove a mudança socioambiental.

Energia renovável 

Por último, mas também importante, a utilização de energia renovável, provavelmente, a principal bandeira da sustentabilidade na última década. Logicamente, o nível de implementação pode variar conforme a sua disposição financeira e modalidade operacional.

Digamos que você opere uma frota logística de transporte de cargas. O interesse em modernizar os modelos para uma matriz energética renovável parte da sua gestão, bem como da disponibilidade de orçamento.

No entanto, em operações mais simples e em escritórios, o investimento pode ser mais acessível. É possível instalar placas de captação de luz solar, ampliar a utilização de iluminação natural nos ambientes, substituir lâmpadas por modelos mais econômicos, implementar timers e demais soluções afins.

Como pode notar, existe um grande número de práticas que podem resultar no aprimoramento socioambiental da sua operação. Felizmente, a DocuSign detém algumas das soluções que podem ajudar na sua jornada, o eSignature e o CLM, ambos disponíveis em nossa suite de aplicativos Agreement Cloud.

Por isso, aproveitamos o momento para convidar você a testar essa revolução no cotidiano da sua empresa. Afinal de contas, nós temos confiança em nossas soluções e, por isso, oferecemos 30 dias de teste gratuito, sem a necessidade de informar o seu cartão de crédito.

Então, não perca a oportunidade de começar a promover um impacto social positivo. Para isso, basta acessar nossa página e falar com um dos nossos especialistas.

Publicados
Temas relacionados