Pix para empresas: entenda como vai funcionar

Pix para empresas

Nos últimos meses, muito tem se falado sobre o Pix e suas vantagens para facilitar a transação de dinheiro de pessoas físicas. Mas você sabia que essa nova forma de fazer pagamentos e transferências também vai revolucionar o mercado de pessoas jurídicas?

O Pix vai possibilitar que pequenos e grandes negócios recebam pagamentos de forma direta e rápida sem precisar recorrer a intermediadores. Ainda tem dúvidas sobre como vai funcionar o Pix para empresas? Então confira este post completo sobre o assunto e descubra porque sua empresa precisa investir nessa funcionalidade!

Quais mudanças o Pix trará para as empresas?

Você, provavelmente, ouviu falar muito sobre Pix nos últimos meses. Propagandas, e-mails e pop-ups aparecem o tempo todo oferecendo esse novo conceito. Mas afinal, do que se trata?

O Pix é um novo meio de pagamento anunciado pelo Banco Central em fevereiro de 2020. Ele vai possibilitar que pessoas físicas e jurídicas façam transferências em tempo real, independentemente do dia e horário, para qualquer instituição financeira.

Ou seja, o Pix é mais uma opção de pagamento, além do TED, DOC, boleto e cartão. A solução não é específica para nenhuma instituição e será implementada por, praticamente, todos os bancos do país, dentro de canais que permitem pagamentos eletrônicos, como o internet banking.

No caso de pessoas jurídicas, o Pix será mais uma opção para receber pagamentos, desta vez, sem precisar de intermediários que fazem com que as transações fiquem mais lentas e caras.

Quais as vantagens do Pix para empresas?

O Pix pode trazer muitas vantagens para a empresa, tanto na hora de fazer pagamentos, quanto ao receber. A seguir, listamos as principais.

Vantagens de receber via Pix:

  • os pagamentos serão feitos de forma direta, sem intermediários;
  • as transações podem acontecer em qualquer horário e dia da semana;
  • as tarifas são mais baratas em comparação a outros métodos de pagamento;
  • o dinheiro cai direto na conta em alguns segundos;
  • os pagamento ficam mais fáceis e rápidos para o cliente;
  • as transações se tornam mais seguras, sem risco de boletos falsos e cartões clonados;
  • o fluxo de caixa se torna mais otimizado com pagamento em tempo real;
  • a modalidade dá mais vantagem competitiva ao empreendimento.

Vantagens de pagar com Pix:

  • as transferências são feitas em qualquer horário ou dia da semana;
  • as transações ficam mais fáceis e práticas;
  • é possível pagar fornecedores e tributos em tempo real;
  • os pagamentos podem ser feitos de forma remota, apenas com um celular.

Qual o custo do Pix para empresas?

No caso das pessoas físicas, não será cobrado nenhum custo para pagamentos e transferências por Pix. Contudo, as empresas poderão ser cobradas com um tarifa fixa por transação.

Ainda não há valores pré-definidos e as taxas serão feitas pela instituição financeira. No entanto, especialistas acreditam que os valores serão menores do que os praticados hoje em transferências via DOC e TED.

Como as empresas poderão emitir seu QR Code?

Para receber um Pix, a empresa pode agir de duas formas: gerar um QR Code e compartilhar com o pagador ou informar a chave Pix de sua conta. No caso do QR Code, é possível gerar um único código para todos os clientes ou criar códigos novos para cada transação.

Esse processo mecânico será o mais utilizado para microempreendedores e pequenas empresas. Já no caso de companhias maiores, o processo será mais automatizado, utilizando sistemas internos de gestão.

O Pix poderá ser integrado em diferentes sistemas por meio de APIs, possibilitando que a empresa emita seu QR Code e apresente-o impresso, em telas nos pontos de venda ou mesmo nas máquinas de cartão.

Os QR Codes gerados podem ser de dois modelos, estáticos ou dinâmicos, como explicaremos a seguir.

QR Code estático

Esse QR Code é emitido apenas uma vez e pode ser utilizado em várias transações. O valor pode ser fixo ou escolhido pelo pagador ao escanear o código. Esse é o tipo mais indicado para negócios pequenos em que os produtos têm valor fixo. Uma boa dica no caso do QR Code estático é imprimir o código e deixá-lo exposto no ponto de venda, assim, você facilita o pagamento para o cliente.

QR Code dinâmico

Diferentemente do modelo anterior, esse QR Code é exclusivo e precisa ser gerado a cada nova transação. Ele permite incluir informações adicionais, como multas e juros, e é bastante semelhante a um boleto, em que o valor já vem predeterminado ao escanear o código.

Esse modelo será mais constante em contas de água e luz, por exemplo, ou quando o cliente deseja fazer uma compra em um e-commerce.

Como funciona o cadastro do Pix para empresas?

Para que sua empresa comece a utilizar o Pix, é preciso realizar o cadastro por meio de alguma instituição financeira. No cadastro, será criada uma chave Pix, que funcionará como um apelido para identificar a pessoa ou empresa por trás de cada transação.

A chave pode ser o CNPJ da empresa, o e-mail, um celular ou um código aleatório gerado pelo próprio sistema. É possível registrar mais de uma chave — no máximo cinco por conta para pessoas físicas e até 20 para pessoas jurídicas.

O objetivo de cadastrar mais de uma chave é ter um melhor controle de seus dados pessoais e de entradas e saídas em uma única conta.

Apesar de as chaves Pix serem mais práticas e garantirem mais agilidade, elas não são obrigatórias para realizar e receber transações. Ainda será possível utilizar os dado da conta, como é feito nos TEDs e DOCs.

Os cadastros podem ser realizados a partir do dia 05 de outubro e o lançamento oficial do sistema acontecerá em todo o país no dia 16 de novembro.

Agora você já conhece o funcionamento do Pix para empresas. Essa é uma verdadeira inovação no mercado financeiro e possibilitará mais agilidade e comodidade nas transações. Apostar nessa solução é muito vantajoso para que sua empresa consiga melhorar o fluxo de caixa e garantir uma vantagem competitiva.

Quer uma solução que auxilie você a acelerar seu fluxo de vendas e solicitar pagamentos de forma simples e integrada? Conheça nossos produtos. Entre em contato com nossa equipe!

Publicados
Temas relacionados