Saiba como promover a automatização de vendas em seu negócio

automatização de vendas

É inegável que o desenvolvimento tecnológico tem feito uma verdadeira revolução em todos os segmentos da sociedade. No universo corporativo, isso não é diferente, já que as tecnologias digitais estão remodelando os processos operacionais e comerciais das empresas.

Por isso, promover a automatização de vendas do negócio não constitui uma simples opção, mas uma necessidade para o alcance da competitividade no mercado. A questão é que, com tantas tecnologias disponíveis atualmente, como escolher aquelas que, de fato, trarão benefícios para o negócio?

O segredo está em analisar os recursos de automatização que geram vantagem competitiva, especialmente, economia de tempo, redução de custos operacionais, melhor experiência do consumidor e fidelização do cliente.

Mas não se preocupe que vamos ajudar você a entender melhor o assunto. Basta continuar a leitura!

CRM de vendas

O CRM, sigla em inglês para Customer Relationship Management, é um sistema vinculado ao Salesforce que gerencia a relação da empresa com os seus clientes. O uso da ferramenta possibilita que a companhia organize e integre dados pessoais e de consumo dos seus compradores, o que contribui para a definição de perfis do público-alvo e a criação de estratégias de marketing para a captação de consumidores.

O uso do CRM vai além da identificação de padrões de compra de clientes e posterior ação publicitária. A solução atua na medição do nível de satisfação dos consumidores e serve como uma poderosa ferramenta de planejamento e execução. Isso é possível porque o sistema pode ser integrado com outras aplicações, como as oferecidas pela DocuSign, Microsoft e Google.

Contratos automatizados

Qualquer negócio precisa operar com instrumentos legais que respaldem juridicamente as negociações com os clientes, já que isso confere segurança às transações, diminuindo os riscos de prejuízos financeiros. Logo, os contratos devem fazer parte das preocupações da empresa, que necessita encontrar meios de otimizar a sua tramitação, mantendo a validade do registro comercial. A solução está na automatização do ciclo de vida desses acordos.

O ideal é utilizar sistemas informatizados de geração e gerenciamento de contratos eletrônicos, como os oferecidos pela DocuSign. Trata-se de plataformas com recurso que compõe a suíte de soluções DocuSign Agreement Cloud, tendo, entre as suas atribuições, funcionalidades para elaborar, editar, enviar, assinar e armazenar os acordos firmados no ambiente virtual. Portanto, a solução recobre todo o fluxo contratual.

O uso de contratos automatizados dinamiza o fechamento de vendas, diminuindo consideravelmente o tempo de conclusão da negociação, além de tornar o seu processo bem mais simples. Isso porque os modelos de documentos digitais já ficam pré-preenchidos, podem ser prontamente enviados ao cliente por e-mail ou aplicativos de mensagens e são facilmente assinados eletronicamente pelas partes.

Essa informatização ainda proporciona uma grande economia para o negócio, que não precisa mais imprimir pilhas de papéis para formalizar as suas vendas, nem utilizar pastas e armários para arquivar os documentos. Além disso, o processo se torna bem mais seguro, pois a assinatura eletrônica é menos sensível a fraudes.

Ferramentas de otimização para call center

É essencial que, em conjunto ao treinamento de vendas para os seus colaboradores, a empresa invista em soluções que otimizem o seu centro de atendimento remoto. Entre as opções disponíveis para aumentar a eficiência do call center da companhia e melhorar a experiência do cliente estão o discador automático, a Unidade de Resposta Audível (URA) e o chatbot.

Além de fazer chamadas informatizadas, o discador automático tem as funcionalidades de predição (análise das ligações já efetuadas e planejamento das próximas), discagem conforme a disponibilidade do atendente e verificação antecipada dos dados do consumidor. O chatbot, por sua vez, pode assumir o atendimento para questões rotineiras, proporcionando mais agilidade para os clientes e direcionando para um atendente humano apenas quando necessário.

A Unidade de Resposta Audível envia mensagens aos clientes. Há três tipos de situação:

  • URA receptiva: ao contatar a empresa, o cliente recebe uma mensagem de espera quando não há atendentes disponíveis;
  • URA ativa: a companhia programa e dispara ligações para promover produtos e serviços;
  • URA reversa: combina as duas modalidades, utilizando um menu de opções que conduz o consumidor a um operador.

Plataformas de venda

A adoção de plataformas automatizadas e integradas, que gerenciam e executam os processos comerciais, é uma excelente alternativa para otimizar os diferentes tipos de venda. Há ferramentas que atendem a negócios com variadas demandas de operação e condições de investimento. O ideal é que a companhia faça o mapeamento dos seus processos para decidir pelas soluções mais apropriadas, de acordo com as suas especificidades.

Um dos softwares de venda mais utilizados no mundo é o Salesforce que, entre outras ações, contribui para a identificação dos leads com maior propensão a fechar negócios, assim como possibilita o contato rápido e assertivo com os clientes. Esse sistema integra diferentes aplicações, como CRM, a assinatura eletrônica da DocuSign e DocuSign CLM, em um único ambiente informatizado. Por meio da conexão com a solução DocuSign Payments, até mesmo o pagamento pode ser integrado.

Envio automatizado de e-mails

Outra ferramenta indispensável para otimizar os processos de vendas é a automatização do envio de e-mails. O envio dessas mensagens tem caráter estratégico para a empresa, podendo figurar em diferentes etapas do fluxo comercial. No entanto, para que obtenha os resultados esperados, o e-mail deve ser claro, objetivo e com uma linguagem compatível com o seu público.

De acordo com a sua finalidade, existem vários tipos de conteúdo que podem ser explorados no e-mail. Alguns exemplos são: agradecimento, boas-vindas, status do pedido, pesquisa de satisfação, oferecimento de novos produtos ou serviços, envio de promoções, convite para participação em eventos, atualizações do blog da empresa e recomendações.

Como mostramos ao longo do post, a automatização de vendas em um negócio pode ser feita por meio da implantação de recursos tecnológicos com as mais diversas funcionalidades e que atuam em diferentes etapas do fluxo comercial. O mais importante é que a empresa identifique as suas demandas organizacionais para que possa buscar as ferramentas mais adequadas.

Que tal aprimorar a automatização de vendas da sua empresa? Entre em contato com a DocuSign e conheça as melhores ferramentas!

 

 

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