O que é KPI: exemplos e como acompanhá-los em diferentes setores

Publicado em 22/8/22. Atualizado em 13/9/23.

Cada ação ou estratégia adotada por uma empresa traz um resultado. No final, precisamos avaliar se ele atingiu aquilo que era esperado. Depois de entender o que é KPI e descobrir como utilizá-lo, essa tarefa se torna muito mais simples.

KPIs são indicadores, grandes aliados na hora de determinar se as medidas adotadas foram eficazes. Todos os setores de uma empresa podem utilizá-los de uma forma estratégica, pois existem diferentes tipos para as mais diversas análises.

Seu negócio também pode colher benefícios com essas ferramentas, então, preparamos este artigo para ajudar. Nele você vai entender o que são os KPIs, vai conferir alguns exemplos de indicadores e descobrir como melhorá-los. Continue lendo!

O que é KPI?

Os KPIs são Key Performance Indicators, ou seja, indicadores-chave de desempenho. Consiste em ferramentas utilizadas para medir o desempenho de um processo da empresa. Trata-se de uma forma de determinar o resultado das ações tomadas pela organização.

Eles podem ser utilizados em qualquer área da companhia. Um exemplo seria a verificação de quanto tempo leva para o processo de confecção de documentos ser feito. A partir desse indicador-chave, seria possível analisar melhorias para diminuir esse prazo.

As medidas que serão adotadas para melhorar esse processo são muito mais precisas. Isso porque os indicadores ajudam a identificar onde pode estar o problema. Assim, em vez de realizar investimentos de maneira aleatória, vamos direto à etapa que deve ser melhorada para aumentar a produtividade, a eficiência ou reduzir custos.

Exemplos de KPI

Ficou claro o que é KPI? Compreender o conceito é fundamental para entender também os diferentes tipos que existem e como utilizar cada um, dependendo da estratégia. A seguir, apresentamos alguns exemplos de KPIs úteis para negócios de todos os setores.

KPIs de vendas

No setor de vendas, os índices ajudam a automatizar as ações com melhores desempenhos. São feitas análises de técnicas comerciais (desde as tradicionais às mais modernas), verificando os dados das vendas em si, informações dos treinamentos realizados e quais foram as mudanças implementadas.

Assim, podemos identificar em que ponto os erros estão sendo cometidos e, dessa forma, resolvê-los de maneira rápida e eficiente. Cada empresa pode definir o indicador mais importante para o seu ambiente de negócios, porém, aqui estão alguns dos principais índices do setor.

Taxa de conversão

A taxa de conversão mostra a relação entre a quantidade de contatos ou leads que a sua empresa obteve e quantos deles concretizaram uma venda, ou seja, quantos novos clientes foram conquistados.

LTV

O LTV (lifetime value) indica o tempo médio de vida do cliente na empresa. O objetivo deste KPI é apresentar o valor que um cliente retorna para a sua empresa durante o período em que ele utiliza as soluções dela.

Número de oportunidades abertas

Mede a quantidade de leads que foram trabalhados por cada vendedor e a taxa de sucesso durante as negociações. Na prática, apresenta quantas chances de negócios os vendedores tiveram, quantas levaram a uma conversão e quantas foram perdidas.

CAC

O custo de aquisição de cliente é um indicador que mostra o custo que a sua empresa tem para adquirir um novo cliente. É referente, por exemplo, ao investimento em marketing, como os anúncios pagos e qualquer outro.

KPIs de Marketing

Para o marketing, o uso dos KPIs é praticamente indispensável, já que os seus resultados dependem dos índices e das métricas de retorno das ações realizadas. Nesse setor, é importante verificar quais números são realmente importantes.

No caso de uma companhia de marketing digital, por exemplo, os números de visualização da página e de cliques em imagens são tão relevantes quanto as vendas em si. Porém,  para uma loja de pneus, podem não ser o dado de maior peso.

De toda forma, a maioria das organizações deveria acompanhar os números a seguir.

Ticket médio

É o valor que os clientes costumam investir nas soluções da empresa. É feita uma análise do total da compra de cada um deles para extrair a média e conferir qual é o valor médio gasto no negócio.

Quantidade de leads

Esse é um KPI que mostra se os conteúdos ciados estão atraindo o público. O indicador ajuda a entender se essas estratégias estão possibilitando gerar oportunidades de criar leads qualificados, aqueles que poderiam se tornar clientes.

MQLs

A sigla significa Marketing Qualified Leads, ou seja, são os leads qualificados que as estratégias estão gerados. Como dito, esses leads apresentam potencial para se tornarem clientes, pois têm o perfil ideal.

Taxa de rejeição

É um KPI muito importante porque ajuda a identificar erros ou problemas que podem estar causando a rejeição de visitantes, leads ou clientes. Assim, é possível analisar vários aspectos, como a marca em si, o site, uma página específica ou conteúdos e propagandas.

KPIs de RH

No setor de Recursos Humanos (RH), é muito importante usar índices-chave para verificar o  alinhamento com os objetivos do departamento e da empresa. São feitas análises que podem envolver tomadas de decisão para a companhia, para algum setor específico ou o próprio RH.

As métricas ajudam a tornar as decisões mais objetivas e práticas. Também mostram quais ativos podem ser melhorados, quais precisam ser trocados ou os que já estão no seu melhor desempenho. Veja os indicadores importantes para esse setor.

Taxa de rotatividade

Também chamada de turnover, essa taxa faz um comparativo entre a quantidade de funcionários contratados e o número de pessoas demitidas, seja de forma voluntária ou involuntária, considerando um período de tempo.

Indicadores de recrutamento e seleção

Esse indicador ajuda a medir a eficiência da equipe de aquisição de talentos. Ele mostra qual é o intervalo de tempo entre a divulgação de uma vaga e a finalização da contratação do novo colaborador.

Investimento em treinamento

O treinamento oferecido precisa trazer retornos para a empresa, por isso, é interessante o RH monitorar o KPI de investimento em treinamentos. O intuito é verificar se a capacitação disponibilizada para a equipe está produzindo resultados conforme aquilo que a empresa deseja com essa ação.

KPIs financeiros

Os KPIs do setor financeiro são análises de desempenho da perspectiva financeira. Aqui os índices ajudam em tudo, desde a verificação dos valores recebidos e dos valores pagos, passando por métricas de inadimplência, até as informações sobre taxas pagas e recebidas. Portanto, é possível analisar os seguintes indicadores.

Geração de caixa

Mostra o valor líquido gerado pela empresa dentro de um determinado período. Vale ressaltar que esse valor pode ser positivo ou negativo. No segundo caso, é uma evidência de que o negócio não está conseguindo gerar receita para se manter.

Lucratividade do negócio

Entender se uma empresa está trazendo lucro é fundamental para conhecer a viabilidade do negócio para que ele seja mantido no mercado. Esse indicador possibilita calcular a lucratividade considerando a receita bruta com os descontos dos custos e despesas que o negócio tem.

Margens bruta e líquida

O indicador de margem bruta permite identificar se o preço de venda está bom ou se ele precisa ser melhorado. Já a margem líquida mostra qual é o lucro que a sua empresa realmente tem conforme o investimento que ela faz. Ou seja, para cada real que ela gasta, qual é o retorno obtido?

Ponto de equilíbrio

Esse indicador mostra se a sua empresa está conseguindo alcançar receita suficiente para arcar com todos os compromissos. A partir do ponto de equilíbrio, tudo aquilo que for gerado de receita será lucro.

Rentabilidade

A rentabilidade não pode ser confundida com a lucratividade. Nesse indicador, o que vamos medir é o retorno obtido com um determinado investimento da empresa, o que pode ser, por exemplo, um novo equipamento ou um software.

Como melhorar os indicadores da empresa?

Alguns indicadores precisam ser aumentados para representar o bom desempenho da empresa. Em outros, o ideal é alcançar o mínimo para ter resultados positivos. De toda forma, o objetivo é adotar estratégias que melhorem cada um deles. Agora que você entendeu o que é KPI, veja como melhorar os indicadores da sua empresa.

Investimento em tecnologia

O investimento em tecnologia é fundamental porque ajuda a aumentar a produtividade pela otimização de processos e a automatização de tarefas. Sendo assim, seu negócio alcança muito mais eficiência quando promove a transformação digital, então, esse é o primeiro passo para melhorar os indicadores.

O uso de um CRM, por exemplo, ajuda o setor de marketing a melhorar o funil de vendas e atrair leads mais qualificados que convertem vendas. Já uma ferramenta de assinatura eletrônica permite a otimização da gestão de contratos.

Plataforma CLM

O CLM é uma plataforma que ajuda na criação de documentos, passando por todas as fases, desde o primeiro rascunho, com templates pré-criados (se for a preferência do cliente), incluindo também as negociações, os versionamentos e as aprovações dos contratos.

A solução ajuda muito o setor de RH na gestão de pessoas, favorecendo o processo de contratação. Contudo pode ser usada para as vendas, permitindo a melhor gestão de contratos. Também é útil para o fechamento de acordos de marketing e também para a tratativa com os fornecedores. 

Assinatura eletrônica

Esse produto é específico para realizar a assinatura de documentos eletrônicos de maneira fácil, rápida e de qualquer lugar em que as partes estiverem. Em conjunto com o CLM, é uma ferramenta perfeita para acelerar o fechamento de acordos e contratos, já que tem validade legal e elimina a burocracia dos acordos em papel.

Faz toda a diferença, por exemplo, para melhorar as negociações do setor de vendas. A assinatura eletrônica agiliza o fechamento de contratos e ajuda a aumentar a taxa de conversão por evitar a morosidade das etapas.

Gestão de contratos

Específico para a área de vendas, ele permite que o setor realize de forma automática a criação de um contrato de compra e venda, otimizado com apenas alguns cliques. Junto com a assinatura eletrônica. É uma ferramenta que tende a aumentar a taxa de conversão por facilitar a jornada de compra.

Facilidades de pagamento

O setor financeiro ganha mais praticidade com o uso de ferramentas e produtos que facilitam o processo de pagamento dos clientes. A solução permite que sejam feitos ou recebidos pagamentos de maneira eletrônica, dinamizando essa etapa de fechamento dos acordos.

Associada a uma boa estratégia de marketing e vendas, auxilia a aumentar a taxa de conversão e o ticket médio, por exemplo. Isso porque o cliente tem um poder de decisão maior e isso influencia a sua disposição para comprar.

Neste artigo você aprendeu o que é KPI e que eles podem ser utilizados em todas as áreas de uma empresa para verificar como a organização está performando, seja no mercado, seja internamente. Explore essas ferramentas como aliadas para otimizar cada vez mais os processos da sua organização, e acompanhe de forma constante para monitorar suas estratégias.

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