Conheça os principais indicadores de RH para acompanhar

Por bastante tempo, a área de Recursos Humanos foi vista apenas como a responsável por processos burocráticos, como a admissão e o desligamento de funcionários, entre outras atividades rotineiras em qualquer empresa. No entanto, o fato é que esse setor também pode desempenhar um papel bastante estratégico, especialmente quando se faz um bom acompanhamento dos indicadores de RH.

Afinal de contas, monitorar de perto os dados que são coletados pelo RH diariamente permite ter uma visão mais ampla de todos os aspectos acerca do capital humano da organização. Ter acesso a essas informações ajuda não só a tomar decisões que beneficiam os colaboradores, mas toda a estrutura da empresa e os seus resultados.

Neste post, você encontra uma lista com os principais indicadores de RH a serem acompanhados, além de outras questões relevantes sobre o assunto. Boa leitura!

O que são indicadores de RH?

Os indicadores de RH são dados quantitativos que permitem fazer uma avaliação da performance de diversos aspectos do departamento de Recursos Humanos ao longo de um determinado espaço de tempo. Também conhecidos como KPIs — Key Performance Indicator, ou simplesmente indicador-chave de desempenho, em português —, eles são essencialmente métricas que servem para avaliar resultados.

Na prática, acompanhar os indicadores ou métricas de RH é o que possibilita saber se certos processos estão tendo o desempenho esperado ou se existem falhas que precisam ser identificadas, compreendidas e solucionadas. Assim, esses dados são aliados importantes dos gestores que precisam agir estratégica e rapidamente para melhorar os resultados da empresa.

Quais são os principais indicadores de RH?

Para que fique ainda mais claro por que é tão importante monitorar de perto os indicadores de RH, destacamos, a seguir, alguns dos principais. Confira!

Rotatividade de colaboradores

O índice de rotatividade, ou turnover, é o indicador que permite compreender quantos funcionários foram desligados e admitidos na empresa em determinado período. Essa é uma das métricas de RH mais importantes, pois está diretamente relacionada à existência de falhas no processo de recrutamento e seleção, à eficiência do onboarding e a problemas no clima organizacional.

É natural haver certa rotatividade na empresa, uma vez que alguns funcionários podem estar se aposentando ou decidindo mudar de emprego por motivos que não têm a ver com a gestão do negócio. No entanto, uma taxa muito alta acende o alerta de que questões internas têm influenciado a retenção de talentos.

Custo de rotatividade

Esse é o indicador de RH que revela o impacto do turnover sobre as finanças da empresa. Isso porque, a cada vez que um colaborador é admitido ou desligado, o negócio precisa arcar com uma série de despesas, que vão desde o investimento feito nos processos de recrutamento, seleção e treinamento até os gastos com rescisão de contrato e impostos, entre outras.

Uma taxa de rotatividade elevada significa mais custos para a empresa, o que pode afetar bastante sua situação financeira. Por isso, acompanhar essas métricas de RH atentamente é tão importante.

Retenção de talentos

O índice de retenção de talentos aponta o quanto as estratégias para manter os profissionais na empresa, como a política de benefícios e as condições de trabalho, têm sido eficazes. A análise desse indicador é muito útil na orientação de novas táticas para engajar e aumentar a satisfação dos funcionários, de modo que a organização consiga manter seus melhores talentos.

Absenteísmo

Essa é a métrica que permite avaliar as ausências dos colaboradores na empresa — atrasos, faltas com ou sem justificativa, afastamentos e licenças médicas, por exemplo. Os dados de absenteísmo são importantes para prever como as faltas podem impactar a produtividade da equipe, além de ser mais um dos indicadores de RH que estão relacionados à satisfação dos funcionários.

Reclamações trabalhistas

Mais uma das principais métricas de RH, a taxa de reclamações trabalhistas ajuda a apontar falhas no cumprimento da legislação, o que gera transtornos com processos e despesas legais. Ademais, isso também afeta a reputação da empresa, prejudicando as estratégias para atrair os melhores talentos do mercado.

Clima organizacional

Também denominado índice de satisfação dos colaboradores, esse indicador de RH serve para mensurar a qualidade do ambiente de trabalho de acordo com a percepção dos profissionais sobre o próprio bem-estar. Entender o quanto os funcionários estão satisfeitos com a rotina e a cultura organizacional ajuda a identificar problemas que podem levar a uma maior rotatividade e dificuldade de reter talentos.

Produtividade e desempenho

Esse é mais um dos indicadores de RH absolutamente estratégicos para a empresa. Por meio dos dados de produtividade e desempenho é que se pode verificar se os prazos são cumpridos, se as tarefas são executadas com qualidade e se há uma taxa significativa de retrabalho, entre outros aspectos.

Com essas informações, é possível fornecer feedbacks mais precisos aos colaboradores, definir quais podem ter mais autonomia no ambiente de trabalho e quais necessitam de um acompanhamento mais próximo. Tudo isso impacta fortemente os resultados e as finanças da empresa.

Como a DocuSign pode ajudar a melhorá-los?

Diante da importância do setor de Recursos Humanos para a empresa, é fundamental contar com ferramentas capazes de ajudar a melhorar os indicadores de RH e também facilitar o seu acompanhamento. É o caso das soluções da DocuSign, que ajudam a reduzir custos, economizar tempo e aumentar a produtividade — tudo isso de forma sustentável e segura.

Com o DocuSign eSignature, por exemplo, é possível assinar documentos eletronicamente em questão de minutos, a qualquer momento e a partir de qualquer lugar, o que agiliza todo o processo. Já o DocuSign CLM permite gerenciar os contratos, tornando mais simples acompanhar as versões atualizadas e reduzindo erros.

Além de serem muito práticas e sustentáveis, uma vez que diminuem o uso de papel na empresa, as soluções da DocuSign impulsionam a transformação digital no setor de Recursos Humanos. Desse jeito, fica mais fácil monitorar os indicadores de RH para utilizar os dados que eles fornecem de modo estratégico para o negócio.

Depois de todas essas informações, quer entender ainda melhor como a DocuSign pode fazer a diferença em sua empresa? É só baixar gratuitamente o nosso guia do DocuSign eSignature para departamento de RH e conferir todos os benefícios!

Guia de assinatura electrônica para RH

Conheça quais são os benefícios da assinatura eletrônica para os times de recursos humanos.
Publicados
Temas relacionados