Qual é a importância da participação feminina no mercado de trabalho?

Você sabe qual é a importância da participação feminina no mercado de trabalho? Em pleno século 21, as mulheres ainda enfrentam desafios para ocupar o seu espaço no mundo dos negócios. Por isso, esse tema continua sendo de relevância e precisa ser debatido.

É inegável que esse grupo pode oferecer uma contribuição altamente valiosa para as empresas de todos os setores. No entanto, a sua capacidade e o seu potencial ainda são subestimados, e a prática faz com que as próprias organizações acabem por perder boas oportunidades em razão da falta de abertura de espaço para profissionais femininas.

Os dados não mentem. As mulheres enfrentam entraves e desigualdades nesse âmbito, e nós preparamos este material para você ficar por dentro do assunto. Continue lendo e veja como acontece a participação feminina no mercado de trabalho, a importância delas nesse espaço e como combater a desigualdade de gênero!

Como se configura a participação feminina no mercado de trabalho atual?

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE revelou que, no terceiro trimestre de 2022, a população feminina era de 89,6 milhões de pessoas no Brasil. Desse total, 41,8 milhões de mulheres não estavam no mercado de trabalho.

Entretanto, a realidade não é melhor para aquelas que ocupam vagas de emprego. Isso porque o rendimento médio mensal das mulheres é 21% menor em comparação com o dos homens. Em alguns setores, essa discrepância de salários é ainda maior.

Nos campos da Educação, da Saúde e dos Serviços Sociais, é possível perceber essa desigualdade de uma forma ainda mais intensa. Afinal, as profissionais femininas são a maioria, ocupando 75% dos cargos, mas recebem 32% a menos do que os homens.

O setor com a menor participação feminina é a Indústria e Construção, em que apenas 23% dos cargos são ocupados por elas. Já nos serviços domésticos, a presença das mulheres é dominante, já que elas ocupam 91% dos cargos. Ainda assim, o salário delas é menor, pois ganham 20% a menos do que o equivalente a 9% dos homens que atuam nesse setor.

Complementando, no Comércio, na Administração Pública, na Agropecuária e em outros tipos de serviços, as mulheres também recebem salários menores, sendo, respectivamente, 24%, 15%, 21% e 27%, em comparação com os salários dos homens. Aliás, quando analisamos qual é a participação feminina no mercado de trabalho em cargos de chefia, vemos mais uma vez a desigualdade. Isso porque 71% das posições de decisão na Indústria são ocupadas por homens.

Ou seja, apenas 29% dos líderes são mulheres, e somente 14% das empresas se dedicam a promover a igualdade de gênero no ambiente de trabalho, enquanto só 5% delas têm um orçamento destinado a isso. Por esses dados, podemos perceber que as mulheres estão, sim, presentes em todos os setores de atuação, mas ainda existe muita desigualdade no mercado de trabalho feminino. Além disso, não há como desconsiderar as dificuldades e os desafios para essas profissionais ocuparem o seu espaço.

Por que a participação das mulheres no mercado de trabalho é importante?

O fato de nem todos saberem qual é a importância da participação feminina no mercado de trabalho leva a desigualdades como essas que citamos. No entanto, outro cenário que também acontece envolve o fato de esse grupo não ser valorizado em função de fatores culturais e históricos.

Na verdade, são esses fatores que dificultam a inserção feminina no mercado de trabalho. Mas a participação delas traz uma colaboração significativa para as empresas. Afinal, profissionais femininas têm uma forma diferente de pensar e de lidar com problemas e situações diversas.

Como resultado, elas proporcionam para as corporações uma visão diferenciada, que pode promover inovação e crescimento. A seguir, apresentaremos três aspectos que explicam mais a fundo qual é a importância da participação feminina no mercado de trabalho. Veja!

1. Estímulo à diversidade na empresa

Imagine uma empresa em que são contratados apenas homens brancos, entre 25 e 40 anos, que residem em uma mesma região e têm um nível social semelhante. O time será muito homogêneo, havendo uma forte tendência para todos pensarem praticamente da mesma maneira.

Nessas circunstâncias, não haverá espaço para ideias novas. Os campos de visão serão iguais, o que limitará bastante o crescimento do negócio. A participação feminina no mercado de trabalho quebra essa homogeneidade e estimula a diversidade nas organizações.

Trata-se de uma estratégia para ter pensamentos, culturas, formas de raciocinar e ideias diversificados. A companhia abre portas para ela mesma, trazendo alternativas na hora de implementar estratégias e ações e de tomar decisões. Essa diversidade permite atender às diferenças que também encontramos no mercado. Portanto, a empresa consegue desenvolver soluções mais atrativas e que alcançam públicos distintos.

2. Aumento da produtividade organizacional

Quando diversificamos as formas de pensar dentro da empresa, conseguimos adotar caminhos alternativos para a realização de tarefas e para as rotinas. As mulheres costumam ser muito práticas e organizadas, e isso tende a contribuir para a simplificação dos fluxos de trabalho.

Além disso, elas costumam acompanhar novidades e tendências e são mais abertas a essas mudanças. Então, ajudam as organizações a serem eficientes e produtivas, implementando novas ferramentas, métodos e tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), os documentos digitalizados e a assinatura eletrônica.

As mulheres também são muito atentas a detalhes. Logo, elas podem ocupar cargos em setores importantes, como Finanças e Tecnologia. Assim, auxiliam na condução de melhorias e de otimizações que trarão vantagens para o negócio.

3. Emancipação feminina

O objetivo não é fazer com que homens e mulheres sejam iguais, mas entender e valorizar a diferença entre eles, aproveitando o potencial de cada um. As mulheres buscam igualdade em relação ao respeito e aos direitos, mas as empresas precisam saber lidar com a singularidades e as características de grupos distintos de profissionais.

A participação feminina no mercado de trabalho faz com que ocorram transformações importantes dentro das organizações — que envolvem, por exemplo:

  • entender as necessidades que pessoas diferentes apresentam;
  • respeitar essas diferenças;
  • incentivar o crescimento e o desenvolvimento conforme a singularidade de cada um.

Como um "plus", o contexto também contribui para que a sociedade compreenda que são as diferenças entre as pessoas que complementam as relações humanas.

Existe uma solução para a desigualdade de gênero no mercado?

Para reduzir ou eliminar a desigualdade, inicialmente, precisamos trabalhar os fatores que dificultam a inserção feminina no mercado de trabalho. A iniciativa envolve uma mudança cultural significativa, começando pela sociedade.

As meninas nem sempre recebem incentivos para investir na sua carreira profissional. Quando isso acontece, elas esbarram na discriminação presente no mercado de trabalho, já que muitos homens ainda consideram que o mundo dos negócios não foi feito para elas e/ou que o ideal seria que as mulheres ocupassem cargos de menor relevância.

Por isso, é fundamental também uma mudança de cultura dentro das corporações, promovendo debates para esclarecer qual é a importância da participação feminina no mercado de trabalho. A diversidade precisa ser colocada em foco, assim como o potencial das mulheres e a contribuição que elas podem oferecer.

Nesse sentido, é essencial que existam programas de valorização das mulheres e planos de carreira para elas. Além disso, é válido que sejam abertas oportunidades para cargos de chefia. O próprio processo seletivo precisa ser feito de uma forma mais justa e sem vieses preconceituosos.

Afinal, mais de 70% das mulheres que já têm filhos encontram dificuldades para se colocar ou se reinserir no mercado de trabalho. Empecilhos como esses precisam ser eliminados para que as empresas possam aproveitar melhor os talentos femininos que estão à sua disposição.

Em suma, quando a sociedade souber qual é a importância da participação feminina no mercado de trabalho, uma mudança significativa tende a acontecer. Contudo, é imperativo que os passos sejam dados de maneira gradativa, e que cada organização comece a trabalhar essas mudanças por si mesma, abrindo espaço e valorizando cada vez mais as mulheres profissionais.

A propósito, já que estamos falando sobre mudanças, aproveite para fazer um teste grátis do eSignature, a ferramenta de assinatura eletrônica da DocuSign, e dê início à transformação e à modernização do seu negócio.

Fale com o Especialista

Quer conhecer as dicas que otimizam milhões de empresas no mundo? Fale com nossos especialistas.
Publicados
Temas relacionados