Como uma empresa obcecada por transformar processos analógicos realizados em papel por digitais, nós aqui da DocuSign, dedicamos muito tempo trabalhando com nossos clientes da área de RH planejando e implementando soluções digitais para automatizar e simplificar os processos desta área. Neste blog vamos compartilhar algumas das etapas para o sucesso com base nas experiências de nossos clientes para ajudar você a ter mais sucesso e atingir suas metas de digitalização do RH de forma mais rápida.

Quando nos envolvemos com um cliente pela primeira vez, eles geralmente tentam solucionar um único problema, como por exemplo melhorar o processo de oferta de novas contratações. Depois de implantar a DocuSign para seu primeiro caso de uso e começar a ter uma ideia dos benefícios de economia e eficiência, não demora muito para que os clientes perguntem “O que podemos digitalizar em seguida?”

Para ter um projeto de digitalização com sucesso, o cliente normalmente avança rapidamente na curva de maturidade digital e pode assumir projetos de alto impacto no valor dos negócios, gerando economias significativas de custo e tempo. Um de nossos clientes, um fabricante global de tecnologia, assumiu o compromisso organizacional de digitalizar seus processos de contratação e de aposentadorias. Eles queriam modernizar a experiência do funcionário para se alinhar à marca de tecnologia de ponta da empresa. Juntos, desenvolvemos seu roteiro digital com várias fases, primeiro avaliando e priorizando cada processo de RH com base no tempo, esforço e benefícios comerciais esperados da digitalização. Também os aconselhei a incluir usuários e executivos como defensores do projeto para fornecer insights em pontos-chave e garantir a adoção. Ao longo de 18 meses, eles digitalizaram novos documentos de contratação para acesso móvel, atualizações automatizadas de benefícios e, eventualmente, integraram a assinatura eletrônica da DocuSign com o sistema de registro de RH, o Workday.

Os resultados foram bastante dramáticos. O tempo de contratação de novos candidatos diminuiu em 70%, os processos de atualização de benefícios foram mais eficientes e com maior precisão, além do que trouxeram uma ótima experiência de seus funcionários para a era digital. É preciso mencionar que esses projetos podem ser viciantes? Com esse sucesso, a empresa começou a digitalizar áreas adicionais da empresa, incluindo processos ligados a produtos e vendas.

Se você está pensando em como digitalizar e automatizar mais seus processos de RH, veja algumas dicas para ajudar você a começar:

É uma jornada – comece, expanda e cresça. Como cliente da DocuSign, você pode dar o primeiro passo. Você pode aproveitar esse sucesso e know-how para abordar processos de RH ainda maiores ou mais complexos. Talvez você tenha começado digitalizando novas cartas de oferta com a DocuSign. Investigue o que seria necessário para digitalizar a documentação de trabalho do funcionário, os benefício, documentos de férias…. À medida que seus novos processos digitais ganham força e agregam valor, considere a integração com outros sistemas de negócios, como seu sistema de registro de RH, para obter mais eficiência.

Crie um roteiro digital com projetos priorizados. Este é um passo importante. Faça o esforço para avaliar outras áreas ou processos de RH que possam se beneficiar da automação digital e priorizá-los. Para fazer isso, avalie os benefícios potenciais da digitalização de cada “caso de uso” em relação ao tempo e esforço para implementar. Esta lista de projetos priorizados torna-se seu roteiro digital. Para obter mais informações sobre priorização de casos de uso digital em RH, baixe este ebook.

Promova e identifique defensores e parceiros digitais: Para conseguir digitalizar processos de RH com a DocuSign é importante nutrir e engajar esses usuários. Este grupo é estratégico para seus objetivos digitais maiores. À medida que os usuários desenvolvem competência e confiança digitais, os defensores e parceiros surgirão para ajudar a tornar o roteiro digital e a transformação digital de sua organização uma realidade.

Para obter mais etapas para o sucesso, entre em contato com nosso time de vendas.