Avaliação de experiência do funcionário: o que é e como fazer

Observar como está a avaliação de experiência do funcionário em uma empresa pode trazer ótimos indicativos sobre o clima e a cultura organizacional. Além de ser uma preocupação do setor de Recursos Humanos, esse é um cuidado para alinhar os processos internos e identificar investimentos necessários para melhorar a empresa.

A experiência do colaborador é um conceito importante nas empresas, pois auxilia na compreensão da jornada de um funcionário no ambiente de trabalho. Desse modo, é relevante para a área de gestão de pessoas otimizar desde o processo de seleção até o gerenciamento dos benefícios profissionais.

Além disso, a avaliação de experiência do funcionário entrega informações úteis para tomar decisões de forma estratégica para melhorar a participação e o engajamento dos profissionais na empresa.

Por ser tão importante para o desenvolvimento organizacional, saiba como desenvolver um bom processo em seu negócio!

O que é a avaliação de experiência do colaborador?

A avaliação de experiência do colaborador nada mais é do que uma ferramenta útil na gestão empresarial. Por meio de perguntas estratégicas — seja por formulário, seja por entrevista — e da análise do desempenho dos profissionais, é possível observar se os funcionários estão adequados ao que a empresa procura. Além disso, a estratégia permite checar se a organização oferece o que é necessário para manter talentos.

A avaliação de experiência do funcionário tem desde procedimentos técnicos — a fim de observar as habilidades e os conhecimentos apresentados pelos profissionais — quanto comportamentais, que focam nas competências e na postura do colaborador no ambiente de trabalho. Com as informações desse processo, é possível tomar decisões adequadas para alinhar a atuação das equipes com as necessidades da empresa.

Vale a pena destacar que a avaliação de experiência, embora seja aplicada com mais frequência nos primeiros meses de atuação, pode ser realizada em diversos momentos da trajetória do colaborador com um negócio. Desse modo, é possível ter uma devolutiva constante sobre a relação entre empresa e funcionário.

É válida a aplicação da avaliação de experiência de funcionários, por exemplo, após os primeiros 30 dias de trabalho, depois de um semestre de atuação, a cada ano de colaboração ou no momento do desligamento do colaborador. Cada período se alinha com um objetivo específico da gestão de RH.

Por que avaliar a experiência do funcionário?

Existem diversos motivos pelos quais uma empresa é beneficiada com a avaliação e o monitoramento da experiência que um funcionário tem no ambiente de trabalho. Afinal, como visto, esse é um processo que entrega informações valiosas sobre a jornada profissional oferecida pela organização.

Por esse motivo, essa não é uma ferramenta que deve ser negligenciada, principalmente se o objetivo é aprimorar cada vez mais os processos internos. Isso porque avaliar a experiência do funcionário ajuda a:

  • alinhar expectativas;
  • melhorar a relação entre o colaborador e a empresa;
  • fortalecer a comunicação interna, que é fundamental para um bom clima organizacional;
  • diminuir o presenteísmo e o absenteísmo;
  • aplicar uma cultura de feedback;
  • aprimorar a contratação e a promoção de talentos;
  • diminuir a rotatividade de profissionais;
  • conhecer o perfil dos colaboradores da empresa;
  • melhorar a adaptação dos novos funcionários;
  • elevar a integração das equipes;
  • garantir o sucesso do cliente.

Como fazer uma avaliação da experiência do funcionário?

Padronizar o processo de avaliação de experiência do funcionário facilita toda a implementação desse indicador de RH e permite que a análise dos resultados seja mais precisa e fiel. Sendo assim, nada melhor do que conhecer alguns passos indispensáveis para usar essa estratégia.

Confira, a seguir, alguns passos que vão tornar mais prática a avaliação dos funcionários!

Defina os parâmetros a serem avaliados

Para começar, é importante que a empresa tenha foco no que deseja avaliar. Definir os objetivos desse processo deve ser o passo inicial para que, assim, sejam estabelecidas as próximas etapas.

A definição dos parâmetros e dos fatores a serem avaliados é necessária, principalmente, para que sejam realizadas as perguntas corretas e aplicadas as ferramentas que, de fato, podem ajudar a coletar dados úteis. Desse modo, é válida também a reflexão sobre os motivos da implementação da estratégia de avaliação da experiência.

Por exemplo, se a empresa quer melhorar o processo seletivo, é importante observar quais são as falhas na escolha dos profissionais. Ou, então, se o objetivo é manter os funcionários e evitar a perda de talentos logo nos primeiros meses, é necessário avaliar quais são os pontos fortes e fracos do ambiente de trabalho, no ponto de vista dos novos colaboradores.

Os parâmetros a serem avaliados são ainda mais importantes para adequar o processo ao público-alvo. Afinal, nem sempre as estratégias utilizadas na primeira avaliação de experiência do funcionário serão as mais adequadas para profissionais que já têm um tempo de casa maior e mais familiaridade com a empresa.

Faça perguntas específicas

Como visto, diversos fatores podem ser avaliados com essa ferramenta de gestão de pessoas. No entanto, é a objetividade que vai garantir a coleta de dados relevantes. Por isso, é importante fazer perguntas específicas para obter as respostas que a empresa procura.

Dentre as questões que podem ser feitas para os funcionários, destacam-se:

  • satisfação com o salário ou adequação da remuneração com o estilo de vida;
  • clima organizacional e o relacionamento com os colegas de trabalho;
  • adequação do treinamento e das ferramentas para a realização das funções;
  • carga horária e de trabalho;
  • necessidades pessoais;
  • objetivos profissionais.

Acompanhe o comprometimento dos profissionais

Assiduidade, curva de desempenho, pontualidade e engajamento: todos esses são fatores que podem ser mensurados e auxiliam na avaliação de experiência do funcionário. Isso porque entregam dados que permitem acompanhar o comprometimento dos profissionais a curto, médio e longo prazo.

Inclusive, esse processo garante a comparação do desempenho entre colaboradores ou de um mesmo indivíduo. Desse modo, é possível identificar os principais talentos ou acompanhar a trajetória do profissional na empresa. 

Avalie os feedbacks individuais e da equipe

Peça também devolutivas constantes de cada profissional e da equipe que atuam. Com isso, é possível criar uma cultura de feedback e planejar melhorias para garantir o bem-estar e a satisfação dos profissionais. 

Com todos esses processos, é possível oferecer um retorno satisfatório em relação à avaliação. Com uma postura acolhedora, a empresa pode apontar os pontos positivos e negativos, a fim de construir uma relação de colaboração com o funcionário e garantir o suporte para o crescimento mútuo.

Como visto, a avaliação de experiência do funcionário é uma ferramenta que traz um diferencial para a empresa, tendo em vista que possibilita a análise de diversas competências. Assim, é possível alinhar o quadro de profissionais com as necessidades do negócio e ter uma gestão de talentos muito mais adequada.

Gostou deste post? Então, veja dicas de como a sua empresa pode atuar de forma proativa para melhorar a experiência dos funcionários!

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