Adoção do trabalho remoto: 5 maiores benefícios para a sua empresa

Acompanhar as mudanças que constantemente acontecem no mercado é um requisito fundamental para fazer um negócio se destacar entre os concorrentes. Uma tendência que tem ganhado cada vez mais espaço é a adoção do trabalho remoto nas organizações, algo que impacta não só a rotina dos profissionais, mas também pode influenciar nos resultados da empresa.

Para aproveitar todos os benefícios que a implementação dessa modalidade pode trazer, no entanto, é importante utilizar ferramentas adequadas para que todos os setores possam se conectar entre si e com os clientes. Desse jeito, é possível garantir a segurança e a eficiência dos processos, tudo sem abrir mão da agilidade.

Tem interesse em entender mais sobre esse assunto? Preparamos uma lista com os 5 principais benefícios que a adoção do trabalho remoto pode proporcionar à sua empresa, além de outras informações e dicas essenciais para colocá-lo em prática quando quiser. Acompanhe!

Como funciona o trabalho remoto?

O próprio nome desse modelo de trabalho já indica como ele funciona: à distância. O trabalho remoto tem como principal característica a realização das atividades profissionais sem que seja preciso reunir a equipe no escritório da empresa diariamente. Graças aos recursos tecnológicos, os trabalhadores podem exercer suas funções em outros lugares.

É interessante observar que a expressão "trabalho remoto" muitas vezes é usada como sinônimo de outras modalidades de teletrabalho. A seguir, destacamos quais são elas e o que as diferenciam:

  • Trabalho remoto: o profissional trabalha fora da empresa, em qualquer local de sua escolha;
  • Home office: o profissional atua em casa;
  • Trabalho híbrido: a jornada de trabalho é dividida entre a casa do profissional e a empresa.

Como esse modelo de trabalho começou a surgir?

O trabalho remoto como se vê atualmente é uma consequência da transformação digital pela qual a sociedade vem passando nas últimas décadas. A facilidade de acesso a recursos tecnológicos cada vez mais modernos possibilita que um número crescente de empresas opte por esse formato.

Segundo o IBGE, a modalidade já atingia 3,8 milhões de brasileiros em 2018. Com a pandemia de Covid-19, a adoção do trabalho remoto foi a maneira que muitas empresas encontraram para manter suas atividades. Assim, o número aumentou rapidamente, chegando a incluir 8,2 milhões de pessoas entre os meses de maio e novembro de 2020, de acordo com dados do Ipea.

Sua empresa deve optar pela adoção do trabalho remoto? Veja alguns benefícios do modelo

Tanto o trabalho 100% remoto — seja em lugares variados, seja em home office — quanto o parcial, como é o caso do trabalho híbrido, trazem diversos benefícios para a empresa. A seguir, confira os principais.

1. Redução de custos

O custo de manutenção do escritório diminui bastante com o trabalho remoto. Nesse modelo, não é preciso gastar com um grande espaço para acomodar todos os funcionários, o que geraria altas contas de luz, telefone, água, internet, aluguel e segurança privada, entre outras. A sede física da empresa pode ser acomodada em um local menor e mais econômico - e no caso de um modelo híbrido, pode haver um revezamento de funcionários que vão ao escritório.

2. Motivação das equipes

No trabalho remoto, os profissionais têm liberdade para organizar suas rotinas e trabalhar no ambiente que mais os agrada, o que permite que passem mais tempo com a família e até mesmo viajem sem estar de férias. Isso deixa as equipes mais motivadas e satisfeitas com o trabalho.

3. Diminuição do turnover

Com funcionários mais motivados, outro benefício observado a partir da adoção do trabalho remoto em uma empresa é a redução do turnover. Um estudo da Robert Half (empresa de consultoria de Recursos Humanos) apontou que 38% dos profissionais estão dispostos a mudar de emprego para poder trabalhar remotamente. Assim, implementar esse modelo na empresa é uma forma de reter seus talentos.

4. Cultura de alta performance

No trabalho presencial, os funcionários frequentemente tendem a focar nas horas de trabalho que precisam cumprir. No remoto, por outro lado, o foco está nos resultados que devem ser entregues. Por isso, a modalidade ajuda a construir uma cultura de alta performance na empresa, com profissionais mais produtivos e engajados em suas atividades.

5. Melhora dos resultados do negócio

Todos os benefícios que citamos até aqui têm um forte impacto sobre os resultados do negócio. Afinal, uma equipe mais motivada entrega uma performance melhor, influenciando diretamente o produto ou serviço que a empresa oferece aos seus clientes; e a redução de custos associada ao aumento da produtividade possibilita uma maior lucratividade.

Como adotá-lo e quais ferramentas podem ajudar?

A adoção do trabalho remoto de forma repentina na pandemia fez com que muitas empresas enfrentassem algumas dificuldades para se adaptar. Isso aconteceu porque elas não estavam preparadas para a mudança e não contavam com as ferramentas adequadas para esse tipo de rotina. Por esse motivo, é importante planejar essa transição e conhecer as ferramentas necessárias.

Uma das tendências para trabalhar remotamente é o uso do armazenamento em nuvem, que permite compartilhar arquivos com a equipe para que todos possam acessá-los com praticidade e segurança. Outros recursos imprescindíveis são o gerenciamento e a assinatura de contratos eletronicamente, tudo feito sem papel, a distância e com validade jurídica.

Para isso, você pode usar o DocuSign CLM, uma ferramenta para fazer a gestão de todo o ciclo de vida do contrato, que cria o documento de forma bem simplificada, transparente e sem erros. Já a etapa da assinatura fica por conta do DocuSign eSignature, a assinatura eletrônica da DocuSign com a qual é possível validar e concluir contratos rapidamente, em questão de minutos e desde qualquer lugar.

Vale ressaltar que a assinatura eletrônica é importante não só por ser mais prática no trabalho remoto, mas por ser mais segura em qualquer situação. Isso porque ela elimina o risco de extravio de documentos em papel e utiliza tecnologia de criptografia de dados para garantir a segurança do processo. Além disso, ainda permite reduzir custos com impressões e armazenamento de documentos.

Trabalho remoto e seu panorama no Brasil

O trabalho remoto tem ganhado cada dia mais espaço e diversas empresas já aderem à modalidade em função dos benefícios e facilidades que proporciona. Mas antes de adotá-lo nas organizações, é preciso conhecer mais sobre esse sistema de trabalho.

Por isso, preparamos um eBook gratuito com tudo o que você precisa saber sobre o trabalho remoto e seu crescimento no país. Entenda mais sobre os desafios e ROI desse modelo e se sua empresa deve implementá-lo. Clique aqui e se aprofunde no assunto!

Trabalho remoto

Trabalho remoto - o que saber antes de decidir adotá-lo na empresa?
Publicados
Temas relacionados