Acelere a rotina de vendas por meio de soluções ágeis em contratos

rotina de vendas

Você já deve ter se deparado com a seguinte situação: o cliente entra em contato via telefone ou redes sociais para tirar dúvidas sobre o seu produto/serviço. Então, posteriormente, realiza uma compra. Em outros casos, acaba entrando no fluxo de e-mail até receber uma ligação da sua equipe de vendas, que finaliza a aquisição.

Essa é a rotina de vendas de muitos empreendimentos. Mas existe uma maneira de deixá-la mais acelerada e com maiores possibilidades de lucros para a empresa. Quer saber como? Então, continue a leitura!

Preste atenção na redação do contrato

É muito importante que, ao redigir o contrato, todas as informações importantes estejam bem descritas. A ideia é que não ocorram mal-entendidos ou outros problemas decorrentes de uma má interpretação do documento.

Além disso, é interessante verificar com o cliente, caso seja possível, para que juntos possam criar um contrato inteligente, que seja bom para ambas as partes. Empresas maiores costumam criar uma padronização dos seus documentos para que, assim, seja possível garantir a abordagem de todos os pontos mais relevantes.

Também é preciso prestar atenção a alguns detalhes, como ortografia, e que todos os dados estejam expostos de maneira clara e objetiva, exemplificando seus pontos e mostrando as consequências do não cumprimento por ambas as partes.

Uma forma de conseguir redigir seus contratos com mais praticidade é utilizar o DocuSign Gen. Ele permite que os documentos sejam redigidos com as principais informações dos clientes, com campos variáveis que popula automaticamente o conteúdo puxando os dados do seu Salesforce.

Além disso, é um aplicativo nativo do salesforce, o que melhora a sua integração com a plataforma e aumenta a eficiência de ambos, otimizando a gestão de contratos e de toda a sua empresa. Evitando erros de digitação.

Ainda é possível utilizar o DocuSign Payments para realizar o pagamento após a assinatura do contrato. Isso auxilia no processo de venda e agiliza ainda mais a gestão financeira do seu empreendimento, dado que seu cliente pode assinar e já efetuar o pagamento deste contrato na mesma hora. Seu time do financeiro não perderá mais tempo cobrando o cliente.

Organize os contratos

Além de bem elaborados, esses contratos precisam ser organizados. Eles precisam ser armazenados garantindo a segurança de dados, já que modelos de papel podem rasgar e se deteriorar com o tempo.

Ao mesmo tempo, os modelos digitais também precisam de cuidado extra, já que eles podem sofrer ataques de pessoas mal-intencionadas, ser apagados por engano ou se perder. Por isso, invista em maneiras de deixá-los seguros. Isso pode ser feito armazenando-os em sistemas eletrônicos seguros. Assim, caso se perca o acesso, eles ainda possam ser utilizados. E com realização de backup dos dados.

Também é interessante investir na segurança dos mesmos, impedindo que qualquer pessoa tenha acesso aos dados dos seus clientes, bem como dos documentos em si. Por isso, investir em senhas e outros métodos de autenticação e de segurança é crucial.

Você conseguiria encontrar com rapidez qualquer contrato de determinado cliente? A organização precisa ser bem feita, como separar os contratos e demais documentos por pastas, de acordo com cada cliente ou segmento em que atuam. Tudo isso é muito simples de se fazer se você utiliza um DocuSign CLM, que guarda todas as versões do documentos em pastas e pode criar templates prontos.

Seguindo essas dicas, você conseguirá ter uma melhor organização dos seus documentos, podendo encontrá-los com rapidez e praticidade, além de mantê-los protegidos.

Seja objetivo

O contrato precisa ser o mais objetivo possível. Afinal, ele deve ser um resumo de tudo o que foi acordado na conversa entre o cliente e vendedor, ou um protocolo padrão adotado pela empresa.

Além disso, muitas pessoas não têm paciência para ler um documento muito grande, com detalhes desnecessários ou uma linguagem extremamente rebuscada. Por isso, é importante ser objetivo para economizar tempo e ajudar na redução de custos.

Como falamos anteriormente, é importante se certificar de que não exista nenhum mal-entendido na hora de cumprir o contrato — um erro poderá gerar uma grande dor de cabeça para ambos os lados.

Tire um tempo para revisar o contrato, assim que estivar pronto, e se coloque na posição do cliente: "eu conseguirei entender e colocar em prática o que está escrito aqui?". Com isso, seja mais fácil encontrar falhas.

Peça para que outras pessoas da empresa também deem uma olhada no documento antes de enviá-lo para o cliente. Assim, podem dar um feedback e apontar problemas que, talvez, possam ter passado despercebidos.

Invista na colaboração da equipe

Como falamos, além de pedir um feedback da sua equipe na hora de criar o contrato, é importante que ela participe durante todo o seu processo de confecção. Com isso, será possível entender diferentes pontos de vista sobre o documento, além de ter ajuda de pessoas que melhor entendem sobre o cliente.

Converse com pessoas de diferentes setores, para que elas possam mostrar dores e desejos do público, que podem não ser percebidos por quem está mais distante dos processos de venda. Após isso, as etapas de assinatura, do processo e do cumprimento do contrato também precisam estar alinhadas com toda a equipe.

Por exemplo, assim que um cliente assinar e fizer um pagamento, a equipe financeira precisa estar ciente dessa situação para processar o dinheiro. Ao mesmo tempo, outro setor da empresa precisa dar acesso ao programa ao consumidor.

Além disso, o time de suporte também precisará estar a postos para conseguir ajudar o novo cliente a utilizar a plataforma ou produto adquirido, além de responder quaisquer dúvidas ou reclamações que aparecem.

Com isso, você terá profissionais mais alinhados com o funcionamento da empresa, empenhados em oferecer uma melhor experiência para o cliente e otimizar o fluxo da empresa.

Invista na DocuSign

A DocuSign permite que você tenha diferentes soluções para otimizar a gestão de contratos da sua empresa. Oferece benefícios que ajudarão outros setores da empresa a se organizar melhor.

Você terá ferramentas antes e após a assinatura do contrato, podendo, até mesmo, investir na assinatura eletrônica, agilizando todo o procedimento para você e seus clientes. Dessa forma, melhora a experiência deles, a sua receita e gestão financeira da empresa.

Agora que você entende o que deve ser feito para ter uma melhor gestão de contratos e como a DocuSign pode auxiliar no desenvolvimento da sua empresa, poderá ter em mãos a melhor solução para lidar com seus contratos. Essa decisão é fundamental para que consiga acelerar a rotina de vendas.

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