SSO: como o Single Sign-On gerencia os acessos com segurança

Com o aumento dos ciberataques nas organizações, torna-se cada vez mais fundamental que os gestores tragam mecanismos que ajudem a evitar tentativas de intrusão, principalmente, em serviços cruciais do seu negócio. Um dos aliados nisso é o Single Sign-On (SSO).

Por meio dele, é possível potencializar as medidas de cibersegurança e ter um gerenciamento de acessos mais eficiente e moderno, conforme as melhores práticas do mercado. Entenda mais sobre o assunto a seguir e tire suas dúvidas.

O que é Single Sign-On (SSO)

Em português, o termo “SSO” pode ser traduzido como “login único”. Esse é um sistema de autenticação que valida a credencial de acesso de um usuário para múltiplas plataformas com apenas login e senha únicos.

Em outras palavras, imagine precisar lembrar e gerenciar diversos pares de login e senha quando for acessar serviços de um mesmo fornecedor? Isso pode demandar muito tempo, principalmente, se a pessoa esquecer quais as credenciais pertencem a cada serviço.

Outros serviços que já fazem parte do seu dia a dia utilizam esse mecanismo. Por exemplo, um painel unificado do Google permite que, com um único login, você possa acessar todo o rol de serviços da empresa (Gmail, Google Drive, Google Documentos, Ads, entre outros).

Para os gestores de segurança, o SSO permite proporcionar o provisionamento de novos usuários de forma centralizada, bem como fazer o gerenciamento de acesso seguro. Isso significa que sua empresa está sempre validando se determinado acesso é legítimo ou se é um cibercriminoso tentando acessar o espaço.

SSO na DocuSign

A DocuSign oferece diversos produtos para as empresas: eSignature, CLM, CLM Essentials, DocuSign Gen, entre outros. Como a melhor solução de assinatura eletrônica, a proposta é reduzir o tempo na geração das suas transações sem perder segurança e eficiência.

O SSO no DocuSign permite que seus usuários tenham acesso a todos os aplicativos corporativos por meio de um único login e senha. Isso é gerenciado por meio do DocuSign Admin.

O gerenciamento de acesso pode ser realizado por meio de um Provedor de Identidade. Essa é uma solução cujo objetivo é criar, armazenar e gerenciar as identidades digitais de um negócio.

Quando há inserção do e-mail, a autenticação é liberada por meio da solução. Isso, muitas vezes, é feito mediante o registro do domínio corporativo e a comprovação de que aquele usuário é o titular daquela conta de e-mail.

Por exemplo, todos os colaboradores têm uma conta registrada com o domínio @nomedaempresa.com.br. Ao tentar acessar a solução DocuSign, é preciso que ela confirme a sua identidade e o Provedor de Identidade valide. Só a partir daí ela poderá ter acesso à plataforma.

Além do SSO para a gestão de assinatura eletrônica nas plataformas DocuSign, você encontra, também, outras ferramentas e características que ajudam a proporcionar mais segurança e garantir confiabilidade no processo. Estão entre elas:

  • criptografia atualizada, sendo uma das mais utilizadas no mercado atualmente;
  • autenticação em duas etapas, adicionando uma camada extra de segurança para verificação;
  • presença de certificações e selos que demonstram como a DocuSign proporciona todas as medidas de segurança aos clientes. É o caso, por exemplo, da certificação ISO 27001;
  • transparência em todos os detalhes, principalmente no contrato feito com nossos clientes;
  • atualizações constantes em nossos serviços, trazendo as medidas mais atualizadas de segurança para nossos clientes.

Caso você esteja com dificuldades para fazer a configuração do DocuSign SSO, confira um tutorial que mostra o passo a passo de como fazer isso de forma didática. Se ainda ficar alguma dúvida, nossos especialistas do suporte estarão preparados para ajudar você nessa jornada!

Benefícios do SSO para gerenciamento de acessos

O Single Sign-On (SSO) é utilizado em muitas soluções, não só na DocuSign, porque ele é um mecanismo importante para gerenciamento de acessos nos negócios, bem como também facilita a rotina dos seus colaboradores.

Ajuda na implementação de uma política Zero Trust

Zero Trust é uma política de cibersegurança na qual há uma perspectiva de que nenhum ente (humano ou cibernético) é confiável e, por isso, é preciso sempre validar as tentativas de acesso. Com o SSO, isso torna-se possível.

Aumento de produtividade

Para os usuários, há a facilidade de poder contar com o login único ao ter acesso a um rol de serviços de uma mesma empresa — como todas as soluções DocuSign. Isso garante mais agilidade na realização de tarefas no dia a dia.

Já para o time de segurança, esse tipo de processo de autenticação não precisa ser feito manualmente. Em empresas com um alto número de funcionários, essa automação sem perda de segurança é fundamental, proporcionando fluidez das atividades.

Rápida identificação de tentativas de intrusão

Por meio do Single Sign-On DocuSign é possível ter uma visibilidade maior dos processos de autenticação e acompanhar eventuais casos que possam ser uma tentativa de intrusão nas contas que têm acesso aos serviços DocuSign.

Com isso, o time de segurança consegue intervir rapidamente e bloquear o acesso. Sua empresa fica menos exposta a riscos relacionados com vazamento de dados sigilosos e uso dos serviços para eventuais fraudes.

Controle de revogação de acesso e exclusão de contas

Tanto em caso de problemas de acesso quanto na saída de um profissional da empresa é possível, por meio do sistema de gerenciamento de acesso, em conjunto com o SSO, realizar a revogação de acesso (e evitar tentativas futuras de login) e exclusão de contas corporativas no uso das soluções DocuSign. Isso de forma mais ágil e centralizada em um mesmo espaço.

Ao longo deste artigo, você entendeu o que é o Single Sign-On DocuSign (SSO) e como ele contribui para um reforço da segurança e potencializa as medidas trazidas em uma perspectiva Zero Trust.

Também conferiu como isso se aplica nas soluções DocuSign e de que forma isso pode auxiliar no gerenciamento de acessos. Ao final, também conferiu os benefícios de utilizá-lo no gerenciamento de acessos.

Agora você está pronto para adotá-lo em seu negócio e desfrutar dos benefícios de proporcionar um gerenciamento de acessos mais eficiente e evitar problemas com ciberataques e tentativas de intrusão.

Para contar com todos esses benefícios, entre em contato com a DocuSign e fale com nossa equipe de especialistas sobre o assunto. Aproveite também para fazer um teste grátis de 30 dias com o DocuSign eSignature!

Faça o seu teste agora!

Conheça a plataforma de assinatura eletrônica #1 no mundo
Publicados
Temas relacionados