4 tipos mais comuns de fraude em documentos e como evitá-los

As fraudes em documentos são cada vez mais comuns, seja em ambientes físicos seja em ambientes virtuais. Por isso, é fundamental se atentar aos diferentes tipos de fraudes e saber combatê-las com as ferramentas adequadas.

Segundo um estudo divulgado pela Serasa, no primeiro semestre de 2021 o Brasil bateu recordes de tentativas de fraude.

Neste artigo, falaremos dos principais tipos e como evitá-los. Então, continue a leitura e saiba mais!

O que são fraudes em documentos e como elas acontecem?

As fraudes são atos de má-fé, com o objetivo de enganar uma pessoa. É um crime praticado para obter vantagem sobre a vítima, que pode ocorrer de diversas maneiras, como:

  • falsificação de documento particular ou público;
  • falsidade ideológica;
  • apresentação de certidão ou atestado falso, entre outras situações.

Quais são os principais tipos de fraudes em documentos?

Há diversos tipos de fraudes que envolvem documentos. A seguir, conheça os mais comuns e saiba como eles são feitos.

1. Boletos falsos

Os golpistas interceptam uma correspondência e trocam boletos verdadeiros por falsos. Também criam sites para que a pessoa baixe boletos fraudados. Assim, os valores dos pagamentos são enviados diretamente para as contas dos criminosos.

2. Roubo de dados com links para sites falsos

Os fraudadores utilizam sites quase idênticos aos originais de lojas famosas para obter os dados das vítimas. O ato ilícito pode aparecer como uma solicitação de recadastro ou aviso de erro de senha. De qualquer maneira, é preciso ficar atento ao endereço da página.

3. Abertura de empresas

Muitas vezes, os bandidos abrem empresas em nome das vítimas, transformando-as em “laranjas”. Com isso, os criminosos aplicam golpes maiores, como solicitação de empréstimos ou financiamentos em bancos.

4. Pedido de empréstimos com documentos falsificados

Esse é o tipo de fraude mais comum e leva ao endividamento e negativação do nome das vítimas. Afinal, os criminosos utilizam o CPF delas para solicitar empréstimos que jamais serão pagos.

Como evitar fraudes em documentos?

É possível evitar fraudes em documentos a partir de alguns cuidados essenciais. A seguir, veja quais medidas podem ser adotadas.

Verifique a sua validação

Alguns recursos tecnológicos auxiliam na validação da identidade. Assim, fica mais fácil ter certeza de que o que está sendo apresentado é verdadeiro. Os documentos públicos são criados com combinações padronizadas de elementos gráficos e números. Diante disso, diversas empresas aproveitaram esse modelo para criar serviços online que validam os papeis.

Outra solução é usar autenticação da chave de segurança dos documentos emitidos de maneira online, como as certidões digitais. Elas apresentam códigos de verificação que precisam ser conferidos no site do emissor.

Utilize assinatura eletrônica

Esse tipo de assinatura utiliza um processo de autenticação eletrônica que garante a autenticidade do documento. Exemplo disso é o uso de senhas de acesso ao ambiente e emprego de tokens para a legitimação das operações. Há também o envio de SMS com o código de acesso exclusivo, entre outras medidas de segurança.

Normalmente, são aplicados recursos criptográficos para impedir alterações no documento assinado. Por ter validade jurídica, a assinatura eletrônica pode ser utilizada em diversos tipos de negociações, como:

  • assinatura de documentos de prestação de serviços ou vendas entre empresas;
  • contrato de seguros e aluguel;
  • operações bancárias, entre outros.

Evite digitalizar a assinatura

A assinatura digitalizada é apenas uma fotocópia da manuscrita, feita por FAX ou scanner, sem validade jurídica. Portanto, a prática de escanear a assinatura não é indicada, já que não proporciona nenhuma proteção.

Invista em tecnologia para gerenciar documentos

O uso de ferramentas tecnológicas ajuda de maneira eficiente no combate a fraudes. Exemplo disso são os sistemas dotados de inteligência artificial (IA), analytics, business intelligence, big data e machine learning. Eles impactam diretamente na redução dos riscos e melhoria dos resultados.

Solicite mais de um documento

Para analisar um documento, você também pode solicitar outros modelos para comparar, como a CNH e o RG. Neles constam fotos e dados da pessoa.

Todos esses cuidados são essenciais para evitar fraudes em documentos. Conforme mostramos neste artigo, a assinatura eletrônica é uma alternativa eficiente para ajudar no ponto mais crítico das empresas: a segurança.

Para entender mais sobre segurança digital, que tal assistir a um painel com especialistas sobre esse assunto?

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