ROI, ROA e ROE: fórmula, o que são e como fazer o cálculo

Indicadores de desempenho são fundamentais para a gestão de um negócio. São eles que revelam quais são os riscos e potencialidades da empresa, permitindo a melhoria constante. Por isso, vale a pena conhecer ROI, ROA e ROE: fórmulas e conceitos.

Esses três indicadores mostram dados importantes sobre o equilíbrio financeiro da organização, indicando o retorno sobre investimento e o lucro. Cada um deles tem particularidades que atendem a diferentes objetivos dos gestores, por isso, é interessante conhecer os três. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é ROA, ROE e ROI?

Essas métricas são parecidas inicialmente, mas têm diferenças sutis quanto à sua definição e ao objetivo para a gestão. Veja abaixo!

Return over Assets (ROA)

O ROA é a sigla em inglês para "Retorno sobre o Ativo". Ele observa qual é a capacidade da empresa de ser lucrativa a partir dos ativos demonstrados em balanço, isto é, o ativo total. Desse modo, esse indicador dá respostas claras sobre como o capital investido pelos acionistas retorna em lucro líquido.

Return on Equity (ROE)

O ROE é a sigla em inglês para "Retorno sobre o Patrimônio Líquido". Ele mede a capacidade que uma empresa tem de agregar valor aos seus produtos e/ou serviços usando os próprios recursos. Em outras palavras, ele é um indicador de rentabilidade e eficiência na gestão de ativos.

Quanto mais alto é o ROE, melhor! Isso significa que a empresa está tendo ótimos resultados na hora de transformar seus produtos em retorno financeiro e, assim, proporcionar um bom repasse de lucros aos acionistas e até mesmo reinvestir em seu próprio patrimônio.

Return over Investment (ROI)

O ROI é a sigla em inglês para "Retorno sobre o Investimento". Desta lista, ele é o indicador mais famoso, sendo muito importante para compreender quais aplicações geram bons resultados. Ou seja, o ROI indica o custo-benefício de uma estratégia ou processo, mostrando se aquele investimento é, de fato, sustentável.

Qual é a principal diferença entre eles?

Enquanto o ROI identifica o retorno sobre o investimento — seja de ganho, seja de perda —, o ROE e o ROA tratam apenas de lucros. Porém, enquanto o primeiro mostra o quanto a operação é rentável (já que considera o valor gerado pelos próprios recursos), o ROA mostra o quanto a empresa é lucrativa para os acionistas (pois considera os ativos totais).

É importante observar que esses indicadores são elusivos, já que acabam deixando de fora custos, dívidas e outras variáveis que impactam os resultados da empresa, em geral. Desse modo, lembre-se que elas sempre devem ser analisadas em comparação a outros indicadores, e nunca isoladamente.

O ROI, por sua vez, é um indicador-chave de desempenho que ajuda a guiar tomadas de decisão. Afinal, ele pode ser utilizado tanto para avaliar o sucesso de ações já feitas quanto para simular cenários e verificar se determinadas ideias valem a pena no médio e no longo prazo. Desse modo, essa é uma métrica mais estratégica, enquanto as outras duas são avaliativas.

Como calcular ROI, ROA e ROE: fórmulas?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre ROE, ROI e ROA, que tal aprender a colocar esses indicadores em prática? Veja só como é o cálculo de cada uma.

ROA

A fórmula do ROA é a seguinte:

  • ROA = (lucro líquido / ativo total) x 100

Imagine que a sua companhia teve um lucro líquido anual de R$200 mil e o valor total dos ativos é de R$1 milhão, incluindo bens, estrutura e outros recursos que fazem parte do patrimônio permanente. Colocando na fórmula, temos o seguinte:

  • ROA = (200.000 / 1.000.000) x 100
  • ROA = 0.2 x 100
  • ROA = 20%

Assim, sabemos que a companhia teve, em um ano, um retorno líquido de 20% sobre os ativos.

ROE

Agora, confira um passo a passo de como calcular o ROE:

  • ROE = (lucro líquido / patrimônio líquido) x 100

No exemplo para essa fórmula, a sua empresa vai considerar novamente o lucro líquido de R$200 mil relativo ao ano fiscal. No entanto, vamos pensar no patrimônio líquido, em vez dos ativos totais. Ele é a diferença entre a receita total e o custo total da companhia, isto é, entre os valores do ativo e do passivo na contabilidade.

Nesse caso, vamos imaginar que o patrimônio líquido do ano é de R$500 mil. Veja na fórmula:

  • ROE = (200.000 / 500.000) x 100
  • ROE = 0.4 x 100
  • ROE = 40%

Desse modo, o rendimento líquido da sua companhia foi de 40%.

ROI

Por sua vez, a fórmula do ROI é bastante conhecida:

  • ROI = [(receita - custo) / custo] x 100

Vamos imaginar, por exemplo, que a sua empresa quer medir o retorno sobre o investimento em uma cultura paperless, isto é, de escritório sem papel. A receita obtida pela eliminação de materiais impressos pode ser medida a partir de fatores como a economia na compra de recursos e o ganho de tempo nas atividades devido à digitalização, além da liberação de espaço físico.

Já o custo se relaciona às tecnologias necessárias para o estabelecimento dessa cultura, como cloud computing, sistemas de gestão integrada (ERP) e ferramentas para assinatura digital. É possível inserir, também, o custo com o treinamento dos colaboradores para essas tecnologias.

Vamos supor que o custo foi de R$20 mil e a empresa chegue ao valor de R$60 mil na receita dentro de um ano. A fórmula ficaria assim:

  • ROI = [(60 - 20) / 20] x 100
  • ROI = [40 / 20] x 100
  • ROI = 2 x 100
  • ROI = 200%

Isso significa que esse investimento gera, na contrapartida, um retorno financeiro de 200% ao ano para a empresa.

Agora você já sabe o que é ROI, ROE e ROA, as fórmulas e os objetivos de cada indicador. Como você viu, essas métricas são muito valiosas para a gestão, pois mostram quais processos, estratégias e investimentos valem a pena. Isso ajuda a direcionar ações para melhorar cada vez mais os resultados.

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