Como aumentar a receita de uma empresa em 6 ações estratégicas

como aumentar a receita de uma empresa

Garantir que a saúde financeira de um negócio esteja sempre em dia não é uma tarefa simples de ser empreendida. O desafio torna-se ainda maior quando o objetivo é manter a sua rentabilidade em alta, de forma equilibrada, e longe de qualquer tipo de risco. A boa notícia é que com planejamento e organização adequados, somados à implementação de boas táticas, é possível elevar os montantes da companhia. Que tal, então, descobrir como aumentar a receita de uma empresa?

Se você ficou interessado, precisa continuar a leitura, pois é justamente sobre isso que trata este post. Nele, vamos listar 6 ações estratégicas fundamentais para que uma empresa alavanque a sua receita e, consequentemente, seja capaz de elevar o seu volume de transações, de maneira a gerar mais rentabilidade e assegurar recursos em número suficiente para o seu crescimento contínuo. Não perca mais tempo e saiba como aumentar os seus negócios agora mesmo!

1. Contabilidade estratégica

Uma das principais características da contabilidade estratégica é a articulação das ações contábeis, realizadas no cotidiano da organização, junto aos processos de planejamento e gestão de um negócio. Por permitir a obtenção de uma perspectiva abrangente da empresa, que serve como suporte para a tomada de decisões em âmbito gerencial, essa modalidade contábil possibilita tanto efetuar disgnósticos precisos de despesas, quanto identificar a ocorrência de potenciais desperdícios.

Assim, o trabalho com a contabilidade estratégica permite que a companhia tenha mais controle sobre os custos demandados para o seu funcionamento, ao mesmo tempo em que pode buscar meios de cortar gastos desnecessários e fazer investimentos mais assertivos. Além de serem fundamentais para a determinação do retorno da receita, em conjunto tais ações conferem inteligência contábil ao negócio, contribuindo de modo significativo para o aumento do montante financeiro.

2. Relacionamento com fornecedores

A negociação com fornecedores é uma peça-chave para o aumento das receitas de uma organização, o que exige tanto o uso de estratégias, como o repasse de contrapartidas e a criação de parcerias, quanto o estabelecimento de uma boa relação com eles. Isso acontece porque, ao negociar, a empresa pode conseguir valores mais baixos na compra de produtos, possibilitando um aumento do seu percentual de lucro na hora de repassar o preço de venda aos consumidores.

A definição de prazos e condições de pagamentos flexíveis junto aos fornecedores é outra forma de gerar mais receita para a companhia. É claro que isso só valerá a pena se não envolver taxas de juros na transação nem comprometer o planejamento empresarial, impactando outras contas a pagar. Dessa maneira, quando a empresa efetua pagamentos parcelados, ela contará com mais dinheiro em caixa, o que pode ser útil para fazer as demais movimentações financeiras.

3. Gerenciamento de estoque

A gestão eficiente do estoque propicia fluidez aos recursos financeiros da empresa, tornando a sua utilização mais dinâmica, tendo em vista as necessidades e as oportunidades que possam surgir. E não poderia ser diferente, uma vez que produtos parados no estoque significam falta de movimentação de dinheiro. O inverso também é verdadeiro, pois a ausência total de produtos estocados pode levar à perda de vendas imediatas e, logo, à diminuição de receitas.

Nessa perspectiva, o segredo está em estabelecer o equilíbrio com a manutenção de um estoque de segurança, capaz de atender às demandas dos clientes sem gerar sobras consideráveis. Para atingir essa condição, é preciso identificar quais produtos têm mais saída, haja vista as suas receitas geradas, e considerar o tempo necessário para que os fornecedores reponham os materiais. Essas ações evitam a realização de promoções de queima de estoque que acabam diminuindo as receitas do negócio.

4. Redução de custos operacionais/eliminação de processos em papel

A empresa que busca reduzir custos e alavancar a receita precisa eliminar seus processos em papel, encolhendo os gastos operacionais. As despesas com a elaboração, o envio e o armazenamento de documentos impressos representam uma fatia significativa de investimentos financeiros mensais. Logo, o negócio consegue economizar e consequentemente aumentar o seu dinheiro em caixa, quando automatiza todo o seu fluxo documental.

5. Controle do fluxo de caixa

Dificilmente (para não dizer impossível!), uma empresa conseguirá elevar os seus montantes financeiros, se não controlar de forma efetiva o dinheiro que sai e o que entra em seu caixa. É justamente esse controle, em conjunto com as estratégias de prospecção de clientes utilizadas, que permite ao negócio estimar a receita previsível que poderá ser levantada a curto e a médio prazo.

Nessa perspectiva, a realização do controle de caixa é muito importante tanto para a organização financeira rotineira de um negócio, quanto para o seu planejamento estratégico. Quando esse processo não é efetuado adequadamente pode gerar o efeito contrário ao buscado pela empresa, que consiste na diminuição da receita e, em geral, a redução dos lucros, uma vez que a companhia perde dinheiro em caixa para desenvolver as suas operações.

6. Investimento em tecnologia

Rentabilidade e lucratividade são fatores diretamente relacionados à competitividade, ou seja, à capacidade que um negócio tem de enfrentar os seus concorrentes (e vencê-los!) no nicho de mercado em que atua. Na era digital, ser competitivo demanda necessariamente o uso de tecnologias para estruturar e otimizar os processos produtivos, operacionais, administrativos e comerciais de uma empresa.

Dessa maneira, a companhia que deseja fugir da obsolescência e, ao mesmo tempo, aumentar a sua receita precisa investir na implantação de soluções tecnológicas de ponta, que a tornem atrativa aos clientes. Atualmente, existe uma série de ferramentas capazes de impulsionar a produtividade de um negócio, como a assinatura eletrônica, o contrato digital, os recursos de pagamento online e as plataformas de gerenciamento contratual.

No post de hoje, mostramos como aumentar a receita de uma empresa com o uso de estratégias relativamente simples e que podem ser aplicadas aos mais diversos segmentos comerciais. Vale lembrar que o sucesso dessas práticas depende da implementação contínua de ações de inovação, associadas a ferramentas tecnológicas capazes de tornar o negócio mais competitivo e, portanto, rentável e lucrativo.

Experimente a DocuSign e aumente a receita da sua empresa utilizando recursos tecnológicos altamente eficientes!

Publicados
Temas relacionados