Respondendo dúvidas de pequenas empresas sobre assinatura eletrônica

pequenas empresas

Temos o compromisso de apoiar a comunidade de pequenas empresas para ajudá-las a abordar as necessidades comerciais que surgem como uma melhor comunicação, mais colaboração e as ferramentas digitais certas para alavancar o seu negócio. Então reunimos abaixo algumas perguntas e respostas dos nossos especialistas, com dicas e informações sobre melhores práticas para pequenas empresas para ajudar no avanço de seus negócios. 

1. A assinatura eletrônica é legalmente vinculante e aceita em todo o mundo?

A maioria dos países industrializados possui alguma forma de legislação de assinatura eletrônica e a grande maioria reconhece a forma de assinatura eletrônica da DocuSign como atendendo a definição de uma assinatura eletrônica válida. A assinatura eletrônica é reconhecida nos Brasil desde 2002, quando foi lançada a MP 2.200-2, que assegura a validade jurídica das assinaturas eletrônicas e digitais no país.  Além disso, a assinatura eletrônica da DocuSign pode ajudá-lo a estar em conformidade com as leis de assinatura eletrônica em todo o mundo, permitindo que você assine contratos que são legalmente exequíveis. 

2. Os contratos assinados com o DocuSign são seguros e estão protegidos?

A segurança faz parte de nosso DNA. As assinaturas eletrônicas da DocuSign têm muitas camadas de segurança e autenticação integradas a elas, incluindo um histórico de auditoria, um certificado de conclusão e um selo inviolável. Fizemos investimentos significativos em tecnologia e camadas de segurança para estar em conformidade com certificações líderes de mercado, incluindo na questão de residência de dados em nossos próprios data centers em diversos países do mundo.

3. Como saber se os signatários são quem afirmam ser?

A identificação do signatário é uma parte fundamental do ciclo de vida do contrato. A verificação do e-mail é suficiente para muitos contratos, enquanto outros requerem serviços de identidade mais robustos, como a autenticação de dois fatores usando um tolken por SMS, por exemplo. Para a maioria das pequenas empresas, um envelope da DocuSign é enviado ao e-mail de um destinatário, o destinatário confirma recebimento do envelope clicando em um link e a empresa se sente confiante em saber que realmente foi assinado pelo destinatário pretendido.

Saiba mais sobre os diferentes tipos de autenticação do destinatário aqui

4. Como o DocuSign difere de outros softwares de assinatura eletrônica?

A DocuSign foi fundada em 2003 e foi pioneira na categoria de assinatura eletrônica com um aplicativo de fácil utilização. Nosso produto de assinatura eletrônica foi criado com as pequenas empresas em mente e usa uma abordagem do tipo cliente em primeiro lugar para desenvolver os fluxos de trabalho de assinatura e envio. Nosso disponibilidade de 99,99% do tempo que a plataforma fica no ar também significa que nossos clientes podem contar com o DocuSign sempre que precisarem enviar/assinar um contrato, não saimos do ar nem para realizar manutenções.

5. Quais são alguns dos produtos mais recentes da DocuSign para pequenas empresas que devemos conhecer?

Sempre estamos desenvolvendo novos produtos e aprimorando os recursos de assinatura eletrônica. Dois exemplos recentes são o DocuSign Payments e o DocuSign Click. Vale a pena conferir ambos. Com o DocuSign Payments, é possível coletar assinaturas e pagamentos em uma única etapa pelo recurso Payments. Nossas integrações com gateways de pagamento populares, como o Stripe, ajudam a facilmente integrar pagamentos a seus fluxos de trabalho existentes de assinatura eletrônica. Com o DocuSign Click, é possível gerenciar facilmente a aceitação de termos padrão por clientes e clientes em potencial com uma solução clickwrap de fácil utilização pronta para ser usada.

6. Minha empresa está crescendo rapidamente. A DocuSign consegue oferecer suporte a casos de uso mais avançados?

À medida que as empresas estão reabrindo, estamos vendo o surgimento de casos de uso mais avançados. O PowerForms, por exemplo, está sendo usado por profissionais da saúde para obter assinaturas e dados em formulários de admissão de pacientes antes de interná-los. Outro exemplo, é nosso produto DocuSign Identify, que está sendo usado por empresas que estão contratando funcionários remotamente para comprovar os signatários por meio de um documento de identidade emitido pelo governo. De forma mais ampla, nossos produtos Agreement Cloud foram desenvolvidos levando em consideração escala e crescimento para atender às necessidades em evolução de sua empresa. 

7. Quanto tempo leva para deixar o DocuSign pronto para operação?

Diferentemente de outros softwares SaaS B2B mais complexos que podem levar dias para configurar ou ser caros de implantar, em questão de minutos você poderá estar usando a assinatura eletrônica da DocuSign. Nossa interface é muito intuitiva, fácil de usar, rápida e deixa tudo pronto imediatamente. A maioria dos clientes começa a usar o produto sozinho com praticamente nenhuma ajuda. É possível seguir a orientação on-line e obter respostas à maioria das dúvidas em nosso centro de recursos do DocuSign.

Para saber mais sobre a assinatura eletrônica da DocuSign acesse este webinar onde a Seguros Unimed conta a sua história de sucesso com a DocuSign.

8. E se meus clientes não tiverem o DocuSign?

O uso do DocuSign para assinar é sempre gratuito e os signatários não precisam de nada "especial" para assinar com o DocuSign, nenhum plug-in, download, etc. Os signatários podem salvar facilmente seus contratos preenchidos criando uma conta gratuita que fornece a eles acesso a todos os seus documentos assinados. Como signatário, também é possível assinar e devolver contratos em questão de minutos. 

9. Preciso ter uma conta DocuSign para usar o aplicativo móvel?

Sim, você pode baixar o aplicativo móvel e criar uma conta DocuSign gratuita diretamente no aplicativo para iniciar. Seus documentos e atividades serão sincronizados em todos os seus dispositivos em uma conta DocuSign centralizada. Assinar é sempre gratuito e você pode enviar três solicitações de assinatura gratuitamente com sua contra gratuita.

Baixe o aplicativo do iTunes ou Google Play hoje!

10. O DocuSign se integra a outros softwares de produtividade dos negócios? Como Google e Salesforce?

Sim, temos mais de 350 integrações pré-desenvolvidas e temos uma tanto para o Salesforce quanto para o Google. Saiba mais sobre nossas integrações de parceiros com o Salesforce e o Google.

Se estiver pronto para começar a usar a assinatura eletrônica DocuSign, inscreva-se para uma avaliação gratuita de 30 dias ou entre em contato com nossa equipe de vendas

Publicados
Temas relacionados