Como lidar com os desafios da recontratação de funcionários durante a pandemia?

Mulher trabalhando em um notebook para recontratar funcionários

Como todos sabemos, a pandemia criou uma série de dificuldades na atuação dos negócios, como as demissões em massa. Mas agora, com a chegada das vacinas e com um início de uma recuperação econômica progressiva, chega o momento de considerar a recontratação de funcionários.

No entanto, este período herdou algumas tendências da crise, como a importância do distanciamento social e o incentivo ao trabalho remoto. É nesse cenário que o RH deve se reinventar, adotando inovações para contratar no ambiente digital. Então, não perca tempo e acompanhe!

A importância das ferramentas que otimizam a recontratação de funcionários

Para as empresas, 2020 foi um ano intenso e desafiador. Além das dificuldades vivenciadas no período, todos os negócios podem comentar suas perspectivas sobre os desafios, riscos e oportunidades desse período de crise.

No entanto, um dos maiores aprendizados foi sobre a importância da tecnologia. Sem sombra de dúvidas, as soluções digitais ganharam um espaço inédito, oferecendo ferramentas fundamentais para a travessia da crise, seja para quem vende, contrata, atende ou controla.

Com a pandemia, os negócios que adotaram as soluções digitais conseguiram seguir competitivos no mercado, mesmo com todo o time de quarentena.

Mas agora as empresas estão lidando com outros desafios e oportunidades: a recontratação dos funcionários. É nesse sentido que se torna importante conhecer as ferramentas e soluções para assinar contratos e documentos no meio eletrônico, combinando segurança, agilidade e tecnologia.

A admissão online

Os desafios da admissão online podem ser resumidos em três fatores: o contrato de trabalho, a assinatura e a autenticação. Sem a presença na empresa, essas são as principais dificuldades para viabilizar a recontratação dos funcionários de maneira oficial, transparente e segura.

Felizmente, a tecnologia já oferece as ferramentas necessárias para solucionar esses problemas. Hoje em dia, os contratos podem ser digitais, as assinaturas eletrônicas o que permite uma autenticação virtual. Assim, o RH pode reconstruir o time de funcionários sem desrespeitar as regras de distanciamento social.

Inclusive, isso vale para vários tipos de contrato; não apenas os de trabalho. Isso significa que a sua gestão já pode viabilizar a contratação de fornecedores e outros processos de forma eletrônica, conciliando praticidade e segurança.

No fim das contas, a admissão digital — representada pela modernização do RH e seus processos — aponta para o futuro das relações de trabalho, em que os procedimentos oferecem uma experiência cada vez mais prática e intuitiva, eliminando dificuldades, burocracias, prazos, custos e inseguranças.

As vantagens da assinatura eletrônica

Como todos sabemos, a parte mais importante em um contrato é a assinatura, pois esse é o elemento responsável por atestar a ciência de todas as partes envolvidas sobre as condições, termos, valores, informações e demais detalhes especificados no documento.

Na admissão online, esse problema é resolvido por meio da assinatura eletrônica. O grande diferencial dessa ferramenta é que ela carrega o mesmo peso e validade jurídica que a assinatura à caneta, porém com menos custo, permitindo que a assinatura seja feita via celular e de forma muito simples.

Além disso, vale salientar que a assinatura eletrônica é uma solução mais prática e mais eficiente do que a assinatura digital, pois esta última depende de um certificado digital para autenticar o signatário — uma tecnologia que nem sempre está disponível para a pessoa que está sendo contratada. Como a lei permite o uso de assinatura eletrônica, você não precisa incluir a assinatura digital para os casos de documentos do RH.

Com a assinatura eletrônica, esses impasses deixam de existir. Assinar um contrato eletronicamente é algo tão fácil e intuitivo quanto uma assinatura à caneta, bastando utilizar seu dedo ou uma caneta compatível para desenhar a assinatura em uma tela sensível ao toque. Ou basta selecionar uma das fontes sugeridas pelo próprio sistema. Todo o documento é criptografado e um certificado de conclusão é criado com todos os dados necessários para provar a autuenticidade do signatário.

Para o RH em jornada de recontratação, eliminar o papel, o motoboy e permitir que tudo seja feito de forma eletrônica significa comodidade para os funcionários, que podem assinar seus contratos de admissão da tela de um celular ou tablet, utilizando os próprios dedos. No fim das contas, esse é o "papel" de uma boa tecnologia: eliminar barreiras e ampliar as possibilidades.

A forma como a Loggi utilizou essa ferramenta

Agora que você conhece os diferenciais da assinatura eletrônica, vale a pena destacar um estudo de caso real: o da Loggi. A Loggi nasceu como startup e hoje é uma empresa forte no mercado, dedicada a revolucionar a logística por meio da tecnologia.

A marca tem uma atuação forte e consistente no Brasil. Em sua operação, a Loggi conta hoje com mais de 400 colaboradores. No entanto, esse número cresce rapidamente, acompanhando a ascensão meteórica da empresa.

Por realizar um grande número de admissões todos os meses, a empresa enfrentava o desafio e os prejuízos de tempo e produtividade com a impressão de tantos materiais. Além disso, o arquivamento desses documentos se acumulava, criando dificuldades e uma alta carga de estresse para o quadro de colaboradores.

Foi nesse momento que a empresa revolucionou sua atuação, confiando na DocuSign para resolver esse problema. Hoje, a Loggi otimiza seu processo de contratação por meio de assinaturas eletrônicas. Isso significa que todas as contratações da Loggi agora são digitais.

Como resultado, a estratégia otimizou o tempo de processo, a integração e a praticidade no RH, além de reduzir o uso de papel e a necessidade de armazenamento em espaço físico. A Loggi também conseguiu agilizar o processo de contratação, conferindo mais velocidade para permitir a expansão do negócio.

A solução da DocuSign

Caso ainda não nos conheça, vale destacar que somos uma empresa referencial no desenvolvimento de tecnologias voltadas à segurança, autenticação e automação das suas rotinas de trabalho. O voto de confiança dos nossos clientes é um reflexo da excelência técnica das nossas soluções.

Atualmente, 7 das 10 maiores empresas globais de tecnologia são nossas clientes, assim como 18 das 20 maiores empresas farmacêuticas, 10 das 15 principais empresas financeiras, além de mais de 800 agências governamentais em todo o mundo.

Com a nossa assinatura eletrônica, você ganha velocidade, eficiência e economia. Conosco, 82% dos acordos são concluídos em menos de um dia, enquanto 49% são finalizados em menos de 15 minutos. Além disso, a nossa solução é capaz de economizar uma média de US$ 36 por contrato.

Então, não perca a oportunidade de implementar o DocuSign eSignature na recontratação de funcionários. Comece essa experiência com chave de ouro, conferindo o teste gratuito da ferramenta por 30 dias, sem necessidade de informar o seu cartão de crédito — experimente agora.

Publicados