4 pontos que precisam melhorar na sua empresa para otimizar seu RH

otimizar seu RH

Seu time gasta quanto tempo com contratações e folhas de pagamento? Vamos combinar que o novo RH, que também podemos chamar de 4.0 ou RH digital, não precisa mais gastar tanto tempo nessas tarefas. Apesar de serem muito importantes, hoje, existem outros processos que precisam mais do calor humano do que dos papéis, como integração, desenvolvimento, resolução de conflitos internos, experiência do funcionário, entre outros.

Segundo a pesquisa “Tendências de RH 2020: Como livrar as equipes de RH de processos desatualizados”, realizada pela DocuSign, a contratação é a principal atividade do escopo de trabalho dos times de RH (58% dos entrevistados), como também a função mais realizada por eles e onde eles dedicam mais tempo. Por outro lado, para 51% dos participantes, a tarefa mais importante do seu escopo é a folha de pagamento/remuneração, enquanto para 38% é a integração do colaborador.  Veja que em todas estas áreas dentro do RH existem papeis sendo assinados e todo este fluxo poderia ser realizado de forma digital, poupando tempo. BAIXE A PESQUISA COMPLETA.

Porém, enquanto o seu time se perde nas pilhas de papel, como os funcionários terão o apoio do RH? 

Cada vez mais as funções dos Recursos Humanos se tornam uma das principais áreas de uma organização moderna. Qualquer empresa deseja atrair os melhores talentos, mas, além de atrair esses profissionais com benefícios e um bom salário, também é necessário mantê-los satisfeitos e otimizar a produtividade deles. Para isso, os seus negócios precisam de processos de RH estruturados, eficientes e produtivos.

A tecnologia faz parte do dia a dia de todos, desde o momento de acordar até a hora de dormir. Então, por que não usar das suas facilidades como ferramenta para otimizar o trabalho da sua equipe? Separamos abaixo 4 pontos que precisam melhorar na sua empresa para otimizar seu RH.

As prioridades de RH não correspondem às realidades

Durante a pesquisa, constatou-se que a atividade prioritária é a contratação e os benefícios dos funcionários. Porém, eles relatam que precisam passar mais tempo cuidando dos processos de integração e folha de pagamento.

Ou seja, porque gastar tanto tempo atrás de pilhas de papel, quando atividades que envolvem documentos podem ser digitalizadas, com a simples implementação de uma ferramenta digital, como a assinatura eletrônica, por exemplo? Com esse processo automatizado, o time terá mais tempo para lidar com as integrações!

O fluxo de trabalho de RH é atrapalhado por processos manuais

Quanto tempo os seus funcionários tem para aprender novos processos de gestão de pessoas? Sem esse desenvolvimento, é difícil que eles inovem, retenham ou encontrem novos talentos. Além disso, processos manuais são mais passíveis a erros, afinal, somos humanos - mas isso acarreta em mais custos. Esses pequenos equívocos também geram maior perda de tempo e tiram o foco de tarefas que exigem mais, como imersões, por exemplo.

As equipes de RH não estão maximizando o valor dos investimentos em tecnologia

É muito comum ver empresas que já tenham implementado novas tecnologias na rotina da equipe, mas isso não trouxe muitos resultados. Provavelmente, o maior problema é o não aproveitamento ao máximo do potencial dessas ferramentas digitais. De acordo com a pesquisa realizada pela Paradox para a DocuSign, pouquíssimos entrevistados usam de 75% ou mais de tudo que as tecnologias podem oferecer. Vale a pena verificar com o time se todas essas ferramentas tem usabilidade e integrações.

A automação do RH está caindo após o processo de contratação

Muitas equipes já entenderam o potencial na automação de alguns dos processos manuais mais trabalhosos. Entretanto, o uso cai à medida que a jornada do funcionário avança da contratação para outras etapas. Segundo a mesma pesquisa, menos da metade das equipes automatizam, por exemplo, o processo de demissão.

Isso ocorre, porque as equipes, geralmente, acabam sendo avaliadas apenas pela produtividade e satisfação dos funcionários durante a carreira, por isso, se torna comum focar apenas na contratação.

Como otimizar o RH?

Se pararmos para analisar o texto até agora, percebemos que os documentos e a burocracia tomam muito tempo do seu RH, não é mesmo? Então, se torna claro que os processos manuais estão atrasando. Para resolver esses problemas existem diversas ferramentas digitais que podem ajudar, inclusive, com os processos de imersão e desenvolvimento do time.

Porém, a melhor maneira de começar é automatizando o principal trabalho manual do RH: a gestão de documentos.

Conheça o que o DocuSign Agreement Cloud pode fazer para que o desafio do seu RH acabe e vire uma rotina descomplicada e ágil. Converse com a nossa equipe de vendas.

BAIXE A PESQUISA COMPLETA.

Publicados
Temas relacionados