Quanto você conhece sobre as inovações já criadas?

inovação

Você sabe qual foi o ponta pé inicial para existir o carro flex? Essa inovação está todos os dias presente na nossa rotina, mas não paramos para analisar de onde veio isso. Qual foi a ideia inicial para começar a pensar em bioenergia e aplica-la no dia a dia? O mesmo ocorre com as assinaturas. Hoje, temos a facilidade de fechar acordos em poucos cliques, mas como chegamos até aqui? Quais foram as mudanças que aconteceram na sociedade por meio de uma simples assinatura? Contar todas essas histórias e esses processos é a proposta do livro “A História da Inovação em 50 Acordos” que a DocuSign criou.

A história é uma das armas mais poderosas da humanidade, com ela conseguimos distinguir o que já deu certo e o que não. Isso possibilita tentarmos coisas novas e pensar de maneira diferente. Aprendemos que “nada se cria, tudo se transforma” por um motivo: desenvolver e melhorar o que já temos. Descobrimos o fogo, criamos as fogueiras, usamos em tochas, velas e assim por diante.

 

A história dos acordos

Por isso, decidimos reunir diversas histórias para contar sobre como chegamos até a assinatura eletrônica. Os acordos existem desde sempre, no começo eram feitos por fala, depois começaram a ser escritos, em tábuas, pedras, papiro, papel, até chegar aos poucos cliques como é hoje. Eles foram importantes em diversos momentos, desde a criação de uma inovação, foco do livro, até para firmar tratados de proteção a existência do ser humano, ao meio ambiente ou para selar a paz em muitos conflitos.

Então, como não dedicar um livro inteiro para contar essa história? Separamos 50 acordos que contam como a inovação ocorreu em diversas áreas de estudo, seja saúde, política, economia, direitos sociais, entre outros.  Confira os destaques:

 

Acordos no Brasil que estão no livro:

 

Uma solução de energia

Começando pelos anos de 1970, com o inovador programa Proálcool, que incentivou a produção de etanol e fez com que o governo fizesse um acordo com a Fiat para  a produção do primeiro carro utilizando etanol no páis.. No livro, contamos como ocorreu um dos maiores marcos nacionais da Ciência e Tecnologia: o Programa Nacional do Álcool (Proálcool).

Lembra quando falamos sobre como começou a ideia de carro flex? Com um acordo sobre fazer bioenergia.

 

Segurança para votar

As grandes ideias chegam para resolver os problemas. Começando com o fato de que o voto no Brasil, principalmente, no interior dos Estados, era muito complicado e acabava não sendo uma escolha em muitas vezes. Com isso, a pequena cidade de Brusque, em Santa Catarina, desenvolveu um método eficaz para acabar com essa falta de segurança na escolha pelo candidato: a urna eletrônica.

Os 372 eleitores foram os primeiros a votar em um computador, a partir disso, a tecnologia se desenvolveu e em 2008 começou o cadastro biométrico. Cada vez mais são pensados em novos meios de deixar cada vez mais seguro esse ato tão importante de escolha.

 

Contra as cobras

Há anos já existia um remédio contra o veneno de uma cobra, mas os cientistas e médicos não sabiam que precisava ser um diferente para cada espécie. Em meio a muitas mortes brasileiras por picadas, dois especialistas começaram o trabalho para desenvolver os soros antiofídicos.

Porém, com tantas espécies diferentes, quanto tempo demoraria? Como esses estudos se desenvolveriam? A partir de um acordo de doação feito pelo governo federal, foi cedida a Fazenda Butantan para seguir com as pesquisas do soro usado até hoje.

 

Uma solução para o plástico no meio ambiente

Uma assinatura foi fundamental para que todas algumas universidades públicas do Brasil se dedicassem ao projeto de resolver o impacto da produção do plástico na natureza. O resultado foi a inovação pelo bem do meio ambiente com o Ecobras, um plástico orgânico que se decompõe em até 180 dias feito de milho.

 

Direito na terra sem lei

Sempre existiu a brincadeira que na internet podia se fazer tudo. Realmente, é possível, porém, e quando alguém sai prejudicado? Para evitar que mais pessoas fossem vítimas de crimes digitais e esses delitos fossem regularizados pela lei, foi assinado em 2014 o Marco Civil da Internet.

Essa inovação foi fundamental para que se seguissem outras importantes soluções para a regularização do espaço online brasileiro.

Apenas com essas cinco histórias, já percebemos o quanto acordos são importantes para determinar o início ou o desenvolvimento de uma inovação, não é? Conheça melhor esses marcos e outros no livro “A História da Inovação em 50 Acordos”. Faça o download aqui do livro completo.

Publicados
Temas relacionados