Como investir em tecnologia? Confira algumas dicas para acertar

Investir em tecnologia é uma tendência para as mais diversas empresas. O uso de ferramentas digitais na rotina organizacional é capaz de trazer uma série de benefícios que dão suporte à escalabilidade do negócio, além de proporcionar economia em longo prazo.

Além disso, é fundamental destacar que o investimento em tecnologia pelas empresas é resultado da Quarta Revolução Industrial, conhecida também como Transformação Digital. Por meio dos avanços tecnológicos, o mercado e os consumidores desenvolveram uma nova dinâmica.

Sendo assim, investir em tecnologia é também se adaptar ao atual contexto econômico e social. Neste artigo, saiba como acertar nas escolhas e tornar o seu negócio mais digitalizado!

Por que investir em tecnologia?

Se a sua dúvida é sobre a importância do investimento em tecnologia, saiba que podemos elencar diversos motivos pelos quais você desejará ver a sua empresa modernizada. Por meio de recursos digitais, é possível automatizar, otimizar, agilizar e atualizar os mais variados processos internos.

Um exemplo simples é o uso de algoritmos para gerar automatização de tarefas mais repetitivas, como responder a perguntas frequentes nos canais de comunicação. O uso de chatbots é cada vez mais comum nos pontos de contato das empresas, principalmente para as fases iniciais de atendimento ao cliente.

Para quem tem interesse em acelerar processos e garantir uma rotina mais ágil na empresa, a tecnologia também pode ajudar. Sistemas inteligentes, principalmente com o uso de Inteligência Artificial, podem ser implementados em várias áreas e processos, como gestão de documentos, finanças, RH, entre outras. 

Até mesmo a segurança dos dados de uma empresa pode ser reforçada ao investir em tecnologia. Sistemas criptografados limitam o acesso e previnem invasões, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham contato com documentos e informações privadas do próprio negócio, clientes e fornecedores.

Em outras palavras, uma empresa que investe em tecnologia é capaz de desfrutar de benefícios, como:

  • economia de gastos — ao digitalizar documentos, armazenar arquivos em nuvem, entre outros processos, é possível diminuir ou cortar custos de materiais na empresa, como papel;
  • economia de tempo — uma empresa consegue realizar tarefas com mais qualidade e em menos tempo com investimentos simples em tecnologias estratégicas;
  • prevenção de riscos — o negócio pode contar com mais segurança e processos otimizados, principalmente na análise de dados para a tomada de decisão, com a tecnologia;
  • diminuição de gargalos de produção — a tecnologia permite reduzir erros e prevenir falhas ao sistematizar os processos de forma estratégica e automatizada;
  • melhorar a qualidade dos serviços — com atividades repetitivas, que demandavam tempo da equipe, sendo realizadas pelas máquinas, é possível direcionar a atenção para a eficiência nas tarefas;
  • gestão integrada — com sistemas que concentram as informações relevantes para os gestores em um só lugar, a empresa pode melhorar o monitoramento das tarefas e ter uma visão mais ampla do estado da organização.

Por onde começar a investir em tecnologia?

Tendo em vista os benefícios relacionados a economia, otimização de processos, segurança da informação, entre outros, nada melhor do que descobrir por onde começar a investir em tecnologia. A seguir, confira alguns passos!

Faça uma pesquisa de mercado

Antes de fazer qualquer investimento, é fundamental conhecer o contexto. Desse modo, uma pesquisa de mercado vai ajudar a compreender quais são as tecnologias em alta, quais as ferramentas mais úteis para o segmento de atuação da empresa e como ter o melhor custo-benefício ao investir em digitalização.

Conheça as demandas da sua empresa

Nem toda empresa precisa investir em técnicas avançadas de Big Data, Realidade Virtual, Machine Learning, entre outras tendências tecnológicas, para realmente ser digitalizada. Na verdade, quanto mais estratégico for o investimento em tecnologia, melhor.

Em alguns casos, um simples software de CRM é capaz de transformar todo um setor, como no caso do marketing. Além disso, contar com APIs (Application Programming Interface — Interface de Programação de Aplicação) adequada ao perfil da sua empresa vai fazer toda a diferença.

No entanto, para isso, é preciso identificar quais são os processos que podem ser melhorados com a tecnologia e quais são os recursos digitais que atendem às necessidades da empresa.

Capacite os profissionais

De nada adianta investir em tecnologia de ponta se os colaboradores não souberem aproveitá-la. Por isso, deve ser uma preocupação do negócio treinar e capacitar os profissionais para o uso das implementações digitais realizadas na empresa.

Crie uma cultura organizacional voltada para a inovação

Para manter a atualização e o progresso na empresa, também é necessário ter uma cultura organizacional alinhada à inovação. Desse modo, é possível acompanhar as novidades e fazer adaptações de acordo com o perfil do negócio.

Quais são os desafios da implementação da tecnologia?

Apesar de vantajoso, não pense que todo investimento em tecnologia é simples. A implementação digital pode apresentar diversos desafios — e a empresa deve conhecê-los para desenvolver estratégias eficientes ao lidar com as possíveis dificuldades.

Entre os principais desafios da implementação da tecnologia em um negócio estão:

  • necessidade de conhecimento tecnológico — pesquisas, estudos, consultorias e capacitações são necessários para ver o máximo de resultado possível nos investimentos;
  • custo de aquisição — como o próprio nome sugere, investir em tecnologia requer desembolsar uma parte do orçamento para que, no futuro, colham-se bons resultados;
  • atualização — realizar manutenções periódicas e se atualizar quanto aos sistemas mais utilizados no mercado também são atitudes importantes para o uso correto da tecnologia;
  • tempo — a sensação de urgência para se adequar à transformação digital pode prejudicar a elaboração de um bom planejamento de implementação tecnológica.

Como escolher bons fornecedores para tecnologia?

Vale a pena destacar a importância de ter o apoio de parceiros de qualidade para que a implementação digital de uma empresa seja um sucesso. É por isso que escolher bons fornecedores também é uma preocupação indispensável para qualquer negócio.

Além do bom funcionamento das soluções, fornecedores de qualidade proporcionam um ótimo atendimento ao cliente, suporte atencioso e treinamento voltado para as necessidades da empresa. Com isso, é possível garantir que o processo de implementação seja bem-sucedido.

Como visto, investir em tecnologia é uma necessidade para toda empresa que deseja se manter competitiva no mercado e evitar prejuízos. A boa notícia é que essa decisão vem com diversos benefícios. Portanto, é fundamental criar um bom planejamento de implementação tecnológica e seguir passos estratégicos para conduzir o seu negócio ao sucesso.

Fale com o Especialista

Quer conhecer as dicas que otimizam milhões de empresas no mundo? Fale com nossos especialistas.
Publicados
Temas relacionados