Empresas de tecnologia: descubra o que todas elas têm em comum

As empresas de tecnologia estão entre algumas das companhias mais valiosas do planeta. Essas organizações ganharam participação de mercado por meio de soluções inovadoras e inteligentes relacionadas às necessidades do consumidor. No entanto, o que mais as ajudou a chegarem ao patamar em que estão agora?

Compreender como as empresas de sucesso dominam o mercado é uma ótima maneira de aprender as melhores práticas e entender como evitar riscos. Além disso, um modelo de negócio bem-sucedido pode inspirar os empreendedores a experimentarem novas ideias, diferenciando-se da concorrência.

Se você se interessou pelo tema, continue lendo e conheça mais sobre as principais empresas de sucesso do mercado de tecnologia!

Fale com o Especialista

Quer conhecer as dicas que otimizam milhões de empresas no mundo? Fale com nossos especialistas.

Quais são as principais empresas de tecnologia do mundo?

As maiores empresas de tecnologia são corporações multinacionais que aprimoram os seus produtos e contribuem para o desenvolvimento tecnológico da sociedade por meio da inovação e da realização de múltiplos estudos.

Entre essas companhias, estão as instituições listadas na Bolsa de Valores que estão impulsionando a indústria milionária em todo o mundo. Portanto, é importante saber mais sobre essas organizações e quais são as principais, como:

  • Apple;
  • Samsung;
  • Microsoft;
  • Tencent;
  • Meta;
  • Intel;
  • Cisco;
  • IBM;
  • Taiwan Semicondutor.

Quais são as características mais marcantes dessas empresas?

Ao olhar para as empresas de tecnologia de maior sucesso, você encontrará algumas características comuns. Ainda que apresentem produtos ou abordagens muito diferentes, essas organizações compartilham uma série de aspectos similares. Confira, a seguir, alguns dos principais pontos que essas corporações têm em comum.

Foco nos usuários

As melhores empresas de tecnologia colocam os usuários em primeiro lugar. Em vez de encontrar clientes que desejam produtos ou serviços, elas criam algo que atenda aos desejos dos clientes. Melhor ainda: elas produzem algo que eles nem mesmo sabiam que queriam.

Afinal, não há marketing estratégico que possa "salvar" uma plataforma que não atende aos usuários. Portanto, a melhor maneira de conseguir clientes é fazer algo que solucione os seus problemas e que os ajude.

Crescimento gradual e focado

Empresas de sucesso começam entregando um produto ou um serviço melhor do que todos os outros. Então, começar com um foco único e específico não apenas ajudará você a expandir os seus negócios, mas também o diferenciará dos demais.

Quando o seu empreendimento estiver sólido, então, será prudente diversificar as suas soluções. Mas, para chegar lá, uma empresa precisa se concentrar na única coisa que a torna diferente da concorrência.

Pensamento inovador

É comum pensar que as empresas de tecnologia são bem-sucedidas por seguirem as tendências, mas isso não é totalmente verdade. Adotar tendências antecipadamente pode, sim, ajudar, mas as marcas mais bem-sucedidas são aquelas que têm um pensamento inovador e, portanto, são seguidas em vez de seguidoras. 

Ou seja, elas não observam os concorrentes para imitá-los, mas para ver como podem fazer algo diferente e melhor. Tentar criar algo novo envolve muitos riscos, mas as recompensas podem ser exponencialmente maiores.

Fácil e rápida adaptação às mudanças

A tecnologia é uma indústria em constante mudança. Então, as empresas precisam se adaptar frequentemente a essas alterações se quiserem ficar à frente da concorrência.

O progresso cresce exponencialmente. As coisas estão se modificando e melhorando mais rápido agora do que em qualquer outro momento da história da humanidade. Portanto, as organizações que não se adaptarem às mudanças serão eliminadas. É preciso estar atento tanto às transformações nas necessidades dos clientes quanto às novas tecnologias para alcançar (e manter) o sucesso.

Autenticidade

Quando se trata de marcas de tecnologia de sucesso, a primeira coisa que você notará é uma imagem consistente. Os gigantes da tecnologia têm personalidades distintas, com cores e fontes diferentes, que permeiam todos os aspectos dos seus negócios.

Inclusive, você pode identificá-los no meio da multidão porque eles não querem ser como todo mundo. Eles se concentram em ser eles mesmos.

Ou seja, essas empresas têm uma compreensão profunda da sua essência e isso transparece em cada parte da sua marca. Afinal, uma imagem consistente promove autenticidade, destaca e atrai clientes.

Como se inspirar nas empresas de tecnologia?

Agora que você já sabe o que são e quais são as principais práticas das empresas de tecnologia de sucesso, fica a pergunta: como adotar tais características na sua organização, de acordo com a sua realidade? Para ajudá-lo a se inspirar nesses cases de sucesso e incluir boas práticas na sua rotina empresarial, listamos algumas estratégias a seguir.

Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Um bom exemplo de case de sucesso é o Ifood. Afinal, o que antes começou como uma forma de facilitar os pedidos de comida para restaurantes, entregadores e consumidores, hoje, pode ser considerado um dos maiores apps de delivery do mundo. Para atingir o patamar em que está hoje, uma das principais estratégias usadas pelo Ifood foi o engajamento dos usuários.

Por isso, aposte em um bom relacionamento com os seus clientes, escute o que eles têm a dizer e esteja o mais próximo possível deles.

Tenha um produto que atenda à necessidade do consumidor

Atualmente, com o crescimento da Internet e com o alto número de empresas no mercado, de nada adianta somente oferecer o seu produto ou o seu serviço ao público — é preciso solucionar uma necessidade do consumidor. 

Um exemplo é o Banco Inter, que vêm crescendo significativamente. Para chegar a esse nível, a empresa sempre teve como foco facilitar a vida do cliente, com contas digitais sem anuidade ou burocracia.

Seja adaptável às mudanças

Como já comentado, uma das principais características de empresas de tecnologia de sucesso é a rápida adaptação a mudanças. Um exemplo interessante nesse caso foi a Riachuelo, que, apesar de não ter começado como uma empresa de tecnologia, não demorou para se adaptar ao crescimento da Internet e, hoje em dia, é um dos maiores e-commerces do Brasil.

Com o crescimento expressivo de usuários na Internet, as empresas que não optarem pela transformação digital vão se tornar obsoletas, correndo o risco de serem deixadas para trás.

Onde a assinatura eletrônica entra nesse contexto?

A transformação digital se tornou uma necessidade entre as empresas e um exemplo disso é a adoção de ferramentas que facilitam o dia a dia das pessoas. Então, é aí que a assinatura eletrônica se encaixa. Ela é uma solução tecnológica que veio para transformar os meios de validação de assinaturas.

Com o uso da assinatura eletrônica, não é mais preciso gastar tempo ou dinheiro indo ao cartório. Basta ter acesso à Internet e será possível assinar qualquer documento a qualquer dia, em qualquer horário, e ainda ter validade jurídica.

Como você pôde ver, dentre as principais características das empresas de tecnologia, estão a inovação, a adaptação a mudanças e o foco nos consumidores e, apesar de suas muitas diferenças, elas têm mais em comum do que você imagina. Nem toda companhia apresenta todos esses atributos, mas elas tendem, sim, a exibir pelo menos alguns deles. Por isso, esteja atento a esses pontos para que o seu negócio possa crescer cada vez mais.

Agora que você já sabe quais são as principais características das empresas de tecnologia de sucesso, que tal descobrir como ter mais agilidade nos negócios? Tenha a sua empresa sempre em movimento! Além disso, aproveite para entrar em contato conosco e ver como podemos ajudá-lo!

Consulte o Especialista

Fale com quem entende de transformação digital
Publicados
Temas relacionados