• 133%

    De crescimento para a empresa em 2016, depois de implementar Doc
  • 237%

    De novos restaurantes na plataforma ao longo de 2016
  • Tempo

    Diminuição no tempo de negociação dos contratos

O ifood, líder em delivery on-line de comida no Brasil, oferece o serviço via site e aplicativo nos sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone. A empresa conta com a participação de grupos como Movile—um dos maiores do mercado de aplicativos do mundo—e Just EAT—maior grupo de pedidos on-line do mundo, com valor de mercado estimado em US$ 4 bilhões. Atualmente, a companhia está presente em mais de 100 das principais cidades do Brasil com mais 15 mil restaurantes cadastrados. O iFood registra, em média, 3 milhões de pedidos mensais e movimenta, ao ano, mais de R$ 1 bilhão entre os restaurantes. O objetivo é continuar expandindo o serviço, atingindo mais de 25 mil estabelecimentos até o fim de 2017.

Desafio encontrado para expandir o negócio

Mesmo após cinco anos no mercado e tendo uma estratégia digital, a ifood ainda não havia introduzido em sua rotina uma solução que resolvesse um problema aparentemente simples: o fim do papel na assinatura de contratos. Pensando nesse cenário e com o objetivo de agilizar o processo interno, a iFood procurou a DocuSign. “Um dos nossos maiores problemas era a dependência pelo uso do papel, para toda assinatura de contrato, ou o representante do iFood visitava o restaurante ou enviava por e-mail, o restaurante assinava, digitalizava e retomava ao representante por e-mail, além da baixa qualidade, alguma coisa sempre dava errado”, diz Gabriel Quint, coordenador de Projetos e Sistemas da ifood.

Ainda segundo Quint, o desafio estava em vencer três frentes. “Era preciso oferecer uma solução para facilitar o trâmite de assinatura do novo restaurante parceiro, vencer a barreira da mudança do paradigma do contrato em papel e convencer os céticos que a assinatura eletrônica é tão válida quanto a presencial no papel”.

Solução encontrada pelo time - Assinatura eletrônica 

A iFood implantou a solução da DocuSign de assinatura eletrônica, em ambiente integrado Salesforce para envio de contratos, e percebeu na prática a redução de tempo para assinatura por meio da adoção da assinatura eletrônica, com a possibilidade de acesso a qualquer hora, de qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Resultados obtidos com o projeto

 De acordo com a iFood, atualmente 200 colaboradores utilizam a solução em sua rotina de trabalho, foram realizadas 16 mil transações ao longo de 2016, com aceitação total dos parceiros para utilização desse sistema.

Com as facilidades proporcionadas pela solução esperamos aumentar nossas parcerias com os restaurantes, já estamos com uma expectativa de mais 50% para o primeiro semestre de 2017 e seguiremos ampliando isso ano a ano.
ifood
Coordenador de projetos
Gabriel Quint