O que é e-leadership? Conheça essa liderança e suas vantagens

Você sabe o que é e-leadership? Se não sabe ou nunca ouviu falar, você veio ao lugar certo. Atualmente, esse modelo de liderança vem sendo amplamente aplicado nas empresas dos mais variados segmentos — desde os pequenos comércios até as grandes indústrias —, uma vez que consegue promover benefícios incríveis, facilitando o dia a dia de todo o departamento de recursos humanos.

Tudo isso, é claro, graças ao avanço da transformação digital — movimento responsável por permitir que mais e mais tecnologias fossem implementadas, a fim de garantir o bom funcionamento das organizações e, logo, ajudá-las a se destacar no mercado de trabalho.

Assim, se você quer ficar por dentro do que está acontecendo de melhor nesse ramo, nada mais justo do que descobrir o que é e-leadership. Claro, preparamos um conteúdo completo para ajudar você a ficar por dentro de tudo. Acompanhe a leitura!

Afinal, o que é e-leadership? 

Antes de tudo, vamos entender, de fato, o que é e-leadership. Basicamente, o termo diz respeito a uma abordagem de liderança que tem como finalidade usar diferentes tecnologias de informação e comunicação para gerir equipes virtuais de forma mais eficiente, potencializando as principais competências da geração millennial.

Para tanto, os profissionais precisam investir na utilização de plataformas de colaboração, como é o caso das videoconferências e chats, para manter a comunicação e o contato com os membros da equipe sempre alinhados.

Além disso, o e-leadership busca valorizar a importância do uso de ferramentas de gestão de projetos que permitem ao líder manter o controle do andamento das atividades, monitorar o desempenho da equipe e tomar decisões mais assertivas ao longo dos projetos.

Já entre as principais propostas oferecidas pelo e-leadership, podemos destacar as seguintes: 

  • diminuir a hierarquia de uma empresa, permitindo que os funcionários se sintam mais importantes; 
  • promover uma colaboração maior entre os funcionários; 
  • garantir mais flexibilidade aos times; 
  • oferecer mais autonomia para os colaboradores.

Quais são os principais desafios do e-leadership? 

A princípio, você pode até imaginar que o e-leadership é uma metodologia simples, que não conta com desafios. Porém, na prática, essa modalidade ainda tem alguns obstáculos a serem enfrentados. Um deles é conseguir garantir que as equipes, compostas por millennials, mantenham-se sempre coesas e motivadas, mesmo quando falamos sobre os trabalhos remotos.

Em alguns casos, alcançar esse resultado tende a ser mais difícil em times compostos por membros de diferentes regiões ou, até mesmo, países, uma vez que a comunicação pode ser atingida pela falta de familiaridade com o idioma ou outras questões culturais.

Aqui, a ausência de interação também pode causar uma sensação de isolamento entre os membros da organização, afetando em cheio — e negativamente — a produtividade e a eficiência do trabalho.

Entretanto, não acaba por aí. Outro desafio do e-leadership é garantir a segurança das informações da empresa. Com a utilização de tecnologias de comunicação, há um risco maior de que dados confidenciais possam ser vazados ou comprometidos.

Por essas e outras, é importante que os líderes estejam sempre atentos a essas questões e implementem medidas de segurança adequadas para proteger as informações da organização.

Como diferenciar um líder de um chefe? 

Verdade seja dita: ainda hoje, os termos "líder" e "chefe" são, muitas vezes, usados para a mesma finalidade. Porém, existe uma diferença superimportante entre eles.

Para começar, vamos falar do chefe: aquela pessoa que detém uma posição de autoridade dentro de uma organização e que é responsável por impor ordens, carregar uma postura autoritária, centralizar o seu poder e, logo, gerenciar as atividades de sua equipe.

Em contrapartida, há o líder. Nesse caso, podemos descrevê-lo como alguém que inspira e motiva os membros da sua equipe a atingir os seus objetivos e a alcançar o seu potencial máximo. Com o passar do tempo e diante de suas atitudes, o líder consegue obter o respeito de todos, garantindo benefícios incríveis para a empresa.

No contexto do e-leadership, essa distinção é muito relevante. Afinal, um líder eficaz é aquele que consegue estabelecer uma visão clara e estimulante para a equipe, motivando cada um dos colaboradores a trabalhar para alcançar um objetivo comum.

Por fim, um líder deve ter a capacidade de se comunicar perfeitamente não apenas com os membros do seu time, como também com qualquer outra pessoa que faça parte da empresa.

Assim, não há dúvidas: o chefe e o líder são duas figuras completamente diferentes e, cada uma delas, consegue deixar o seu legado em uma organização. Mas nos moldes atuais, o líder ainda continua sendo uma presença essencial, ainda mais naquelas empresas que desejam crescer e se consolidar no mercado.

Quais são as vantagens de utilizar o e-leadership?

Até aqui, você já sabe o que é e-leadership e qual o objetivo dessa metodologia de liderança. Porém, quais são os diferenciais em aplicar tal ideia em uma organização? Abaixo, listamos os principais pontos positivos para você. Espia só!

Mais flexibilidade 

O e-leadership permite que líderes gerenciem as suas equipes de qualquer região do mundo, com total flexibilidade. Isso significa que líderes podem trabalhar remotamente, em casa ou em outro lugar e, ainda assim, manter contato com os colaboradores, monitorando o desempenho do trabalho.

Além disso, as equipes podem ser formadas por membros de variadas localidades, possibilitando que a empresa aproveite talentos de um jeito muito mais democrático.

Aumento da produtividade 

Com o e-leadership, os líderes podem monitorar o desempenho da equipe em tempo real, garantindo que todos estejam trabalhando de forma eficiente e que as tarefas estejam sendo concluídas dentro dos prazos.

E não só isso! Os colaboradores podem trabalhar em horários diferentes, permitindo que a jornada seja realizada de forma mais eficiente, aumentando a produtividade de todos.

Melhora na qualidade do trabalho 

Com o e-leadership, os líderes têm acesso a ferramentas de gerenciamento de projetos que permitem que eles monitorem o andamento do trabalho em tempo real e, consequentemente, tomem decisões mais acertadas.

Na prática, isso pode ajudar a garantir que a qualidade do trabalho seja a mais alta possível, assegurando que os clientes fiquem satisfeitos com o produto final.

Em paralelo, os funcionários se sentem mais motivados, pois também são considerados importantes em seus ambientes de trabalho. Como resultado, o clima organizacional melhora, sendo possível reduzir os índices de turnover e absenteísmo.

Com este post completo, esperamos que você tenha entendido o que é e-leadership e os seus benefícios. Ideal para motivar os colaboradores de uma empresa, essa metodologia veio para garantir inúmeros diferenciais às organizações. Vale a pena considerar!

 

Fale com o Especialista

Quer conhecer as dicas que otimizam milhões de empresas no mundo? Fale com nossos especialistas.
Publicados
Temas relacionados