É diária a batalha do setor de serviços para lidar com os desafios impostos pelo mercado. Na prática, para satisfazer as demandas dos clientes, as empresas precisam criar rotinas flexíveis e convergentes para conseguir se adaptar rapidamente a mudanças e solucionar problemas no menor prazo possível. Nesse cenário, a tecnologia desempenha um papel primordial, pois simplifica processos e dá aos profissionais da área a capacidade de superar expectativas com altíssima performance e máxima qualidade.

Quer entender como exatamente a tecnologia otimiza a prestação de serviços? Então acompanhe nosso post de hoje!

1. Maior suporte aos clientes

Oferecer um bom atendimento é absolutamente crucial para que qualquer empresa consiga fidelizar um grande número de consumidores. Justamente por isso, o negócio precisa investir em tecnologias que tornem esse processo mais eficaz, fazendo com que a resolução de demandas possa ser executada em mais (e melhores) canais, com um índice de disponibilidade mais alto e que se adapte com mais precisão ao perfil do público.

Uma das ferramentas que podem ser implementadas com esse objetivo é o chatbot. Também conhecido como robô conversador, essa solução automatiza parte do processo de atendimento, reduzindo custos e aumentando a capacidade do negócio de solucionar problemas de clientes. Os chatbots podem ser implementados em diferentes plataformas, desde redes sociais (como o Facebook) até serviços de mensagens instantâneas (como o Telegram). Além disso, a empresa também pode usar um robô em suas páginas web, via janelas de chat.

Para ter sucesso, o desenvolvimento do chatbot deve partir do levantamento das principais dúvidas dos clientes e de um estudo sobre os processos que podem ser executados via software. Assim, o robô será capaz de apresentar, em linguagem natural, as soluções para os maiores questionamentos dos consumidores. Fora isso, a empresa deve ter um canal para que, caso o robô não supra as necessidades do cliente, possa ser rapidamente direcionado a um atendente.

2. Maior retorno com as políticas de pós-venda

A tecnologia também impacta a capacidade de fidelização de consumidores da empresa. Seja nos processos de conversão ou nas estratégias de pós-venda, soluções de TI ampliam a capacidade de criação de novas oportunidades de vendas para o negócio, dando ao analista do setor os mecanismos necessários para acompanhar seu público-alvo mais de perto, conseguindo assim desenvolver campanhas de maior retorno.

O e-mail marketing, por exemplo, pode ser usado para gerar mais lucro ao negócio, ao mesmo tempo em que melhora a comunicação com os consumidores. Com essa ferramenta, a divulgação de newsletters, campanhas de vendas e anúncios será feita de forma centralizada, com cada perfil de cliente recebendo conteúdos de acordo com suas preferências e necessidades, maximizando o retorno obtido com tais abordagens.

3. Menos burocracia na contratação

Toda contratação de empresa na área de prestação de serviços inclui uma etapa para a assinatura do contrato. Para garantir que nenhum problema acontecerá e também diminuir a burocracia envolvida nessa rotina, a empresa pode adotar a assinatura eletrônica.

Essa tecnologia é reconhecida legalmente e dá a prestadores de serviços a capacidade de manter um fluxo de trabalho moderno e com muito menos erros. Com esse recurso, o contrato é fechado com muito mais segurança e agilidade, o que se traduz em ganhos para todos os envolvidos.

4. Maior mobilidade operacional

A mobilidade operacional é um fator que tem ganhado destaque entre as possíveis influências diretas à lucratividade dos empreendimentos. Afinal de contas, essa mobilidade dá aos profissionais a capacidade de atender a demandas de clientes em diferentes locais ao mesmo tempo em que mantêm um fluxo de trabalho mais econômico e moderno.

Para dar mobilidade à sua rotina, a empresa pode investir na computação na nuvem, tecnologia que permite o acesso remoto a recursos operacionais — como sistemas de gestão e arquivos de projetos internos. Para isso, basta ter acesso à internet! Dessa forma, o profissional consegue manter sua dinâmica de trabalho mesmo estando longe do ambiente corporativo.

A computação na nuvem tem desempenhado um papel de destaque em empreendimentos que buscam melhorar suas rotinas de trabalho e ter uma infraestrutura de TI mais econômica e escalável. No caso da prestação de serviços, essa tecnologia pode ser a chave para que as ferramentas corporativas sejam plenamente aproveitadas ao lidar com chamados de consumidores, tornando seus serviços mais eficazes e competitivos.

5. Mais colaboração no ambiente de trabalho

Para conseguir solucionar as demandas dos clientes com alta qualidade e precisão, a empresa deve contar com um time integrado. Isso porque a colaboração entre pessoas diminui o tempo necessário para resolver problemas, torna as rotinas mais eficazes e reduz o número de erros na troca de informações. Com isso, a prestação de serviços eleva significativamente sua capacidade decisória.

Para atingir esse objetivo, diferentes soluções de TI podem ser empregadas. Uma delas, inclusive já citada, é a computação na nuvem. Serviços de cloud storage, por exemplo, tornam o envio e o recebimento de arquivos mais seguro, ágil e controlado. Bastam alguns cliques para enviar um documento a outra pessoa por meio de um link seguro. Com mais alguns cliques, é possível dar permissão para que o documento seja editado ou apenas visualizado. A edição é feita de forma colaborativa, permitindo que várias pessoas visualizem as mudanças em tempo real.

Além disso, as ferramentas de comunicação modernas ampliam os meios para que o empreendimento consiga manter seus times trocando ideias continuamente. Aplicativos de mensagem, por exemplo, levam a conversa entre 2 pessoas a diferentes ambientes — como a web, o tablet, o smartphone e os desktops. Já as soluções de videoconferência ampliam a capacidade de realização de reuniões, uma vez que qualquer pessoa com um smartphone ou um computador com câmera pode se juntar a uma reunião, eliminando a necessidade da presença física para conseguir passar uma informação.

Juntas, todas as soluções listadas aqui possuem um papel essencial para otimizar a prestação de serviços e torná-la mais moderna e dinâmica. Você por acaso já adota alguma dessas ferramentas em sua empresa? Conhece alguém que se beneficiaria das nossas sugestões? Compartilhe este post em suas redes sociais e repasse as dicas!

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