Cada real gasto na sua empresa é um investimento que deve trazer retorno financeiro para remunerar o capital aplicado. Assim, seja a compra de um equipamento, uma campanha de marketing ou sua estratégia de precificação deve sempre ter como objetivo aumentar o retorno sobre o investimento — o famoso ROI.

Já podemos adiantar que o cálculo do ROI é simples: basta somar o total de receitas, diminuir daí o valor investido na ação e dividir o resultado pelo investimento. Multiplicando tudo isso por 100, você terá seu ROI em forma de porcentagem. Mas como maximizar o retorno sobre os investimentos da sua empresa? É possível desenvolver estratégias que ajudem a aumentar o ROI? Continue acompanhando e descubra as respostas!

Desvende alguns mitos

Antes de partirmos para as dicas práticas, é preciso conhecer alguns mitos e verdades sobre o ROI. Primeiramente, saiba que ele não está isolado de outros indicadores financeiros da sua empresa. Na verdade, o ROI é uma medida de lucratividade que está limitada por uma unidade de tempo, mostrando um cenário preciso.

Quando você calcula o ROI da aquisição de um equipamento, por exemplo, está contabilizando o retorno que esse equipamento trouxe durante o primeiro mês de uso. No segundo mês, o ROI pode ser maior ou menor. Esse é, portanto, um indicador que direciona suas ações, mas que nem sempre vai manter a mesma precisão. Por isso é que você deve acompanhar também outros indicadores tão importantes quanto ele — como lucratividade e rentabilidade.

Aumentar o ROI tem muito a ver com sua capacidade de gerir as finanças do negócio com eficiência e lidar com os ativos empresariais de maneira estratégica. Em outras palavras: não se trata apenas de vender mais, mas de ser mais eficiente em toda a sua operação. Agora sim podemos partir para a prática!

Mapeie os custos operacionais

Quer aumentar o ROI da empresa? Então você pode calcular o retorno de cada ação realizada na empresa separadamente ou calcular o retorno sobre o investimento global do negócio. De uma forma ou de outra, para efetivamente saber se é possível aumentar o ROI, você tem que, primeiramente, conhecer quanto vem investindo no empreendimento. Para isso, precisará mapear todos os custos da empresa, setor por setor. Considere folha de pagamento, recursos materiais, uso de equipamentos e até recursos naturais, como energia elétrica, água e papel.

Está se perguntando pelo porquê de tantos detalhes? É simples: se sua empresa possui servidores locais, por exemplo, tem gastos com espaço físico e refrigeração do ambiente. E, como sabemos, um ar-condicionado consome grande quantidade de energia. Nesse caso, é possível avaliar a virtualização dos servidores para que você deixe de investir em infraestrutura física e de TI, assim como pare de gastar com energia elétrica. Ao calcular seu ROI em relação aos investimentos de TI e até mesmo o retorno global da empresa, você verá uma verdadeira mudança nos resultados.

Modernize a empresa

A aquisição de tecnologias pode ser uma excelente maneira de aumentar o ROI do seu empreendimento. Um exemplo você já conferiu no item anterior, com a virtualização de servidores. Mas é possível economizar ainda mais e potencializar seus resultados com a adoção de outras tecnologias.

Processos morosos e burocráticos podem ser substituídos por ferramentas de automação e digitalização, como é o caso do contrato eletrônico. Nesse cenário, em vez de sua equipe ter que imprimir e enviar os documentos para várias pessoas por motoboy, correio ou táxi para colher assinaturas, será possível realizar todo o trâmite de forma eletrônica, sem uma impressão sequer!

Como você deve imaginar, não é só na economia de papel que sua empresa ganha ao adotar essas facilidades. O transporte do contrato também deixa de existir, o processo se torna mais ágil e seguro, suas vendas são concluídas em menos tempo, a satisfação dos clientes aumenta e você tem um funil de vendas mais veloz, o que é essencial para acelerar o fechamento de novas transações e trazer maior faturamento para a empresa.

Use meios alternativos de divulgação

Ao contrário do que muitos ainda podem pensar, a publicidade tradicional nem sempre é a melhor forma de fazer com que as pessoas conheçam seu negócio. Com a ampliação do número de plataformas on-line, os consumidores não só se dividiram em vários canais de comunicação como se tornaram mais seletivos em relação à informação que recebem. Por isso, esperam que as empresas realmente surpreendam com um marketing inteligente.

Quando falamos em marketing inteligente, temos que considerar a personalização das ações, a segmentação de campanhas, o conhecimento aprofundado sobre o comportamento dos consumidores e maneiras efetivas de entregar valor por meio da comunicação. Assim, se você quer não apenas captar novos clientes, mas fidelizá-los, o ideal é estar onde eles estão, falar a mesma língua, trazer novidades e estar atento ao que dizem a respeito da sua marca.

Esse é um trabalho que demanda tempo e dedicação, mas que vai poupar muitos reais no seu orçamento de marketing, revertendo-se em um ROI muito mais atrativo para sua empresa. Sabe por quê? Porque quanto menor é seu custo de aquisição de clientes, maior se torna o retorno sobre o investimento feito.

Capacite sua equipe

Você também pode aumentar o ROI da sua empresa desenvolvendo uma equipe de alta performance. Afinal, pessoas bem treinadas são mais produtivas e motivadas, contribuem com ideias efetivas para o empreendimento e estão sempre dispostas a superar desafios. Elas veem oportunidades de melhoria nos mínimos detalhes, como a mudança de um processo para que ele se torne mais simples ou a colaboração na nuvem como forma de socializar a informação e estimular a comunicação.

Como o ambiente empresarial está em constante mudança, profissionais qualificados se sentem mais seguros para abraçar novos processos e adentrar novos cenários — como a transformação digital pela qual estamos passando. Lembre-se de que a adoção de tecnologias não é um problema para profissionais preparados. Aliás, muito pelo contrário, é uma grande oportunidade para que façam mais e melhor!

Mantenha o foco no seu core business

Aumentar o ROI também significa se manter focado naquilo que realmente importa para seu negócio — seu core business. Empresas que dispersam a atenção entre várias frentes de atuação podem diluir seus esforços e acabar não vendo resultados reais com os investimentos realizados.

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