Como a assinatura eletrônica pode aumentar o faturamento? Veja!

Investir na assinatura eletrônica para o seu negócio é uma maneira de ampliar o seu diferencial competitivo. Afinal, essa tecnologia gera muitas vantagens, que direta ou indiretamente vão ajudar a aumentar o faturamento e melhorar os resultados da empresa.

A assinatura eletrônica tem uma definição ampla que engloba diversos métodos para verificar e confirmar a identidade do signatário. Quer conferir como isso é possível e de que maneira ela pode aumentar seu faturamento? Então, continue acompanhando a leitura!

O que é assinatura eletrônica?

Esse termo se refere ao processo tecnológico utilizado para subscrever, autenticar e validar uma transação, um documento ou um contrato realizado no meio digital, indicando a aceitação de suas cláusulas e o fechamento da negociação.

A MP 2.200-2 (que tem força de lei) estabelece alguns requisitos para sua validade. São eles:

  • meios para a verificabilidade da identidade dos envolvidos;
  • demonstração de clara intenção das partes;
  • prévio consentimento para fazer negócios dessa forma;
  • disponibilidade de cópias assinadas para todos os envolvidos;
  • garantia de integridade do documento.

Como ela funciona?

Para entender o que é assinatura eletrônica, é preciso compreender seu funcionamento. Basicamente, ela é realizada por meio de plataformas (como a eSignature da DocuSign) que visam conectar ambas as partes com segurança para realizar todo o processo de assinatura da transação: identificação, integralidade, rastreabilidade etc. E para reforçar ainda mais a segurança das transações, é possível acrescentar mais e mais tecnologias de reconhecimento, como:

  • Token;
  • biometria;
  • senha;
  • e-mail;
  • geolocalização;
  • voz;
  • SMS.

Por que usar a assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica é uma tecnologia que apresenta uma série de vantagens para o negócio que opta por implementá-la. Descubra as principais delas a seguir!

Assegurar a proteção da transação e segurança jurídica

A assinatura eletrônica é segura porque utiliza diversos fatores de segurança, além de uma forte criptografia para garantir a autenticidade do documento e também da identidade do usuário, evitando fraudes. Sua validade jurídica é respaldada pela MP, possui uma rastreabilidade muito maior do que o papel e possibilita a criação de um certificado de conclusão com todos os dados da transação. A plataforma da DocuSign conta com padrões modernos de segurança, como o ISO 27001:2013 e diversos outros.

Elevar a sustentabilidade do negócio

Por essa forma de assinar e autenticar documentos ser totalmente online, não são usados papel ou insumos poluentes para impressão. Desse modo, a sustentabilidade ambiental aumenta e os danos ao meio ambiente são minimizados. Tanto com a redução de gás emitidos nos transportes dos documentos, quanto na diminuição de resíduos deixados na natureza.

Além disso, a própria sustentabilidade do negócio também é elevada, visto que há redução de recursos, diminuição de custos e despesas, melhor visibilidade social, além de aumento dos lucros, como veremos mais adiante.

Melhorar a experiência de negociação para o cliente

Rapidez, agilidade e facilidade de usar são características da assinatura eletrônica. O tempo para fechar o negócio deixa de ser de semanas para representar apenas alguns dias, horas ou minutos. Isso porque toda a parte burocrática envolvida, como coleta de assinaturas e autenticação em cartório, é suprida.

Nesse quesito, 44% das transações da DocuSign bem-sucedidas são concluídas em 15 minutos. Além disso, mais de 33% são feitas via dispositivos móveis. Desse modo, o cliente tem uma experiência de negociação melhor e fica bastante satisfeito, optando pela sua empresa novamente no futuro.

Elevar o lucro e gerar melhores resultados

A adoção da assinatura eletrônica é uma maneira de aumentar o faturamento, tanto por meio da economia gerada de mais de R$192 reais por cada transação em média, reduzindo custos e otimizando processos. Afinal, permite uma negociação mais rápida, segura e assertiva com os clientes da empresa, evitando impressões, transporte e armazenamento de documentos.

Como a assinatura eletrônica pode ajudar a aumentar o faturamento?

Entre as vantagens da assinatura eletrônica, a sua capacidade para aumentar o faturamento da empresa se destaca. Isso acontece por diversos motivos. Entenda melhor quais são eles a seguir!

Economia e redução de custos

A assinatura eletrônica elimina uma ampla gama de custos operacionais, visto que substitui os contratos físicos, assinados em papel e à caneta, por vias completamente digitais. Com o DocuSign eSignature, você economiza em média R$192,00 por documento, em comparação ao processo em papel.

Entre as principais despesas que deixam de existir ou são substancialmente reduzidas, estão:

  • a diminuição do uso de insumos de impressão — folhas, toners, energia elétrica —, do número de equipamentos para isso e da necessidade de manutenção deles;
  • o fim dos gastos com taxas de notários e para o deslocamento ou transporte dos documentos entre os signatários;
  • a eliminação do espaço direcionado para arquivamento e da perda de tempo na execução dessa atividade.
  • redução de tempo gasto com as diversas burocracias

Aumento da produtividade

Redução de erros, eliminação da necessidade de guardar ou procurar documentos nos arquivos, menos chances de perdas e maior facilidade para gerenciar informações são alguns dos motivos pelos quais a assinatura gera eficiência operacional, ampliando a produtividade.

Por consequência, isso permite que a equipe direcione seu foco às atividades que oportunizam novos negócios. Da mesma forma, o impacto dessa praticidade eleva os índices de satisfação do cliente, que não precisa mais sofrer com a burocracia para assinar um contrato legalmente válido.

Redução de tempo

As tarefas de gestão de documentos, como controle dos deslocamentos dos signatários, envio dos papéis para assinaturas ou para a autenticação em cartório, arquivamentos, buscas e correções são alguns dos exemplos do que faz com que a equipe perca tempo com atividades que não agregam aos resultados dos negócios.

Com a implementação de uma solução de assinatura eletrônica, todos esses trâmites administrativos e legais podem ser realizados de maneira fácil, de qualquer lugar e a qualquer hora, totalmente online. De tal maneira que nem o cliente, nem a empresa precisam dedicar horas ou dias para que tudo ocorra. Portanto, há uma economia de tempo de cerca de 65%.

Agilidade nos processos

Como visto, a tramitação de um contrato físico, em papel e assinado à caneta, costuma ser lenta devido à burocracia e à logística envolvidas. Além disso, em sua elaboração, a fixação dos detalhes pode demorar, ou ainda, erros passam despercebidos por causa desse vai e vem.

Em documentos efetuados no meio digital e assinados eletronicamente, seus conteúdos ficam disponíveis em tempo real, para que as partes façam esclarecimentos e revisem, evitando mal entendidos ou retrabalhos. Assim, todo o processo se torna mais ágil e dinâmico.

Elevação dos lucros

Se por um lado, custos são cortados com a utilização da assinatura eletrônica, por outro, os lucros podem crescer. Uma negociação rápida e segura permite que os clientes fiquem mais satisfeitos, voltem a procurar sua empresa para novos negócios e torna-os divulgadores do seu empreendimento. Ou até permite uma antecipação de receita, dado que a maioria dos documentos são assinados mais rápido de forma eletrônica e com isso você pode cobrar seu cliente de forma mais rápida, sem ter que esperar os muitos dias da assinatura no papel. Com a assinatura eletrônica tudo pode estar integrado e seus sistemas podem realizar de forma automática as cobranças, sem ter nada realizado de forma manual.

Os efeitos disso são positivos para a retenção e atração do público-alvo, proporcionam uma ampliação da base de consumidores, eliminando barreiras geográficas, e geram novas oportunidades para o empreendimento se expandir.

Como fazer isso acontecer?

A assinatura eletrônica é um meio muito eficiente de aumentar o faturamento. Para isso acontecer e sua empresa usufruir ao máximo dos benefícios dessa tecnologia, o primeiro passo é contar com um parceiro especializado, como a DocuSign. Entre os aspectos a observar e que garantimos em nossos serviços, estão:

Implementar a assinatura eletrônica visando aumentar o faturamento é uma oportunidade de otimizar a operação e melhor atender o cliente. Esses fatores combinados são a chave para que os resultados empresariais se tornem mais expressivos.

Teste a ferramenta da DocuSign gratuitamente por 30 dias e veja essas vantagens fluírem em seu negócio!

Publicados