10 tipos de documentos que você pode assinar on-line facilmente

A atual pandemia de COVID-19 aumentou a necessidade de trabalhar remotamente e assinar documentos on-line. A assinatura on-line pode ajudar as organizações e indivíduos a acelerar a assinatura de todos os contratos ou documentos que precisam ser transacionados ou assinados por alguém, e com isso ajudar a simplificar os processos. 

Veja a seguir 10 tipos de documentos que podem ser facilmente assinados on-line para acelerar o fechamento do contrato.

1. Contratos de compra e venda de serviço

As assinaturas eletrônicas para documentos relacionados à compra ou venda de serviços e outras transações já são muito populares. Assinaturas em papel e caneta não são mais necessárias para estes processos. Veja aqui um guia de como você pode usar o DocuSign eSignature para  assinar documentos eletronicamente. 

2. Contratos de não divulgação - NDA

Um contrato de NDA também pode ser conhecido como contrato de confidencialidade. Ele define como você compartilhará informações ou ideias sigilosas, por exemplo, com um fornecedor, agência de marketing, consultor financeiro ou advogado. Os NDAs podem ser unilaterais ou mútuos se ambas as partes estiverem divulgando informações. Sem um NDA em vigor, existe o risco de que outras pessoas possam usar as informações que você compartilhou sem sua permissão. O uso de uma solução de assinatura eletrônica facilita o envio de NDAs pré-aprovados a todos os signatários relevantes remotamente. 

3. Solicitação de proposta ou de cotação

Uma Solicitação de proposta, muitas vezes chamada de RFP ou RFQ no ambiente de negócios, é um documento comercial que anuncia e fornece detalhes de um projeto para obter propostas de fornecedores e terceiros que poderiam fechar o contrato. O documento de RFP descreve os termos do contrato e o processo de licitação e fornece as informações necessárias. Muitas RFPs são enviadas por agências governamentais. Empreiteiros e agências concorrem para ganhar o contrato com base na RFP. Embora uma RFP não seja um contrato, ela pode precisar de assinatura interna antes de ser liberada pelos aprovadores que devem concordar que todas as informações necessárias estão contidas nela. Você também pode exigir que os fornecedores assinem suas respostas para confirmar que todas as informações contidas refletem de maneira verdadeira e precisa suas capacidades.  

4. Contratos de vendas

Um contrato de venda é um acordo criado entre um comprador e um vendedor. Tanto os contratos de consumidores quanto os de empresas podem ser assinados on-line. Um contrato de venda de mercadorias ajuda a proteger ambas as partes, estabelecendo os detalhes da venda e uma descrição do que está sendo comprado. Um contrato de venda de mercadorias pode incluir preço, descrição das mercadorias, entrega e garantia, etc. Fornecer contratos de venda que podem ser assinados on-line aumenta a velocidade das vendas.  

5. Contratos mestre de serviço

Um contrato típico de cliente em uma relação aberta com o cliente é um Contrato mestre de serviço. Esse contrato estabelece uma estrutura de termos de compromisso para trabalho futuro entre duas partes, criando a base para negócios futuros. Os Contratos mestre de serviço geralmente incluem termos genéricos, como termos de pagamento, resolução de disputas, propriedade intelectual, etc. Um Contrato mestre de serviço é juridicamente vinculativo e exequível por lei.

6. Contratos de trabalho e cartas de oferta

Todos os funcionários têm contrato de trabalho com o empregador. Uma carta de oferta de emprego estabelece os detalhes da posição que está sendo oferecida, juntamente com um cronograma básico de trabalho. Além disso, apresenta onde os funcionários podem encontrar mais informações sobre os termos e condições de emprego. Frequentemente, os candidatos são convidados a assinar a carta de oferta, que pode fazer parte do seu contrato de trabalho. Um contrato de trabalho estabelece os termos de trabalho, incluindo condições, direitos, responsabilidades e deveres. A criação de um contrato que pode ser assinado facilmente on-line permite um processo de integração remoto de funcionários muito mais tranquilo e rápido para os novos contratados. 

7. Arrendamentos

Existem muitos tipos de contratos e acordos de arrendamento, incluindo contratos de arrendamento para aluguel de imóveis e contratos de aluguel de automóveis que podem ser assinados on-line. Você está preocupado se as assinaturas eletrônicas são juridicamente vinculativas nesses casos? Descubra mais sobre assinaturas eletrônicas e legalidade no Brasil. 

8. Ordens de compra

Uma ordem de compra é uma oferta de compra de mercadorias. Quando uma ordem de compra é enviada, não é inicialmente um contrato, mas torna-se quando é aceita pelo comprador. Geralmente, há um processo de aprovação em vigor para uma ordem de compra, já que a ordem de compra percorre uma jornada desde a criação até o fechamento. Uma solução de assinatura eletrônica pode ajudar você a encaminhar aprovações para concluir ordens de compra em minutos, em vez de dias.

9. Documentos financeiros 

Muitos contratos financeiros podem ser assinados on-line, como contratos de empréstimo pessoal, também é possível assinar documentos remotamente para abrir uma nova conta bancária. Conforme os bancos e outras instituições financeiras se esforçam para eliminar o uso de papel e melhorar a experiência do cliente, a assinatura on-line se torna uma parte essencial para acelerar os contratos. As empresas de serviços financeiros devem seguir rigorosos procedimentos de verificação "Conheça seu cliente" (KYC) para garantir que os novos clientes realmente sejam quem dizem ser quando assinam on-line. As soluções de assinatura eletrônica costumam ser combinadas com a verificação remota de ID para gerenciar verificações de identidade.

10. Petição pública

As petições públicas permitem que os membros do público façam petições à Câmara dos deputados e pressionem o governo por uma ação. As petições podem ser criadas e assinadas eletronicamente. O uso de uma assinatura eletrônica facilita a coleta de um grande número de assinaturas com rapidez.

O DocuSign eSignature pode realmente ajudar a acelerar o processo de contrato e ajudar as organizações que precisam de documentos assinados on-line. Com o eSignature, 82% dos contratos da DocuSign são assinados em apenas um dia e 49% em menos de 15 minutos. Um contrato DocuSign também é seguro, é inviolável e inclui uma trilha de auditoria admissível em tribunal. Descubra como assinar um documento eletronicamente. 

 

Publicados