Saiba mais sobre a certificação ISO para segurança da informação

A cibersegurança é uma demanda de grande importância diante da realidade digital e globalizada em que vivemos. Para lidar com esse desafio de forma sistêmica e efetiva, foi criada a certificação ISO para segurança da informação, uma norma de padronização internacional.

Esse regulamento tem o objetivo de proteger os dados das empresas, oferecendo as melhores práticas para detectar, avaliar e definir a proteção de registros. Além disso, garante a confidencialidade e a integridade de informações essenciais aos negócios.

Neste conteúdo, você vai entender por que a certificação ISO 27001 é indispensável para uma gestão segura de dados nas empresas e como implementá-la na prática. Confira!

 

O que é a certificação ISO 27001?

É uma norma global que apresenta critérios para resguardar as informações de forma sistêmica, por meio do Sistema de Gerenciamento de Segurança da Informação (SGSI). Ela foi apresentada, em 2005, pela Internacional Electrotechnical Commission e pela International Organizational for Standardization (ISO).

A ISO 27001 pode ser implantada em qualquer tipo de companhia, independentemente do porte ou segmento de mercado. Sua função é potencializar a segurança de dados e mitigar riscos por meio do SGSI. Os efeitos da certificação podem ser sentidos em todos os departamentos da instituição e vistos como um diferencial perante o mercado comercial.

Por ora, vale dizer que a adesão dessa certificação não é obrigatória, mas essa pode ser uma exigência de parceiros e clientes antes de firmarem contrato com a sua marca. Logo, implementar os padrões da norma é uma prática estratégica, que deve ser realizada conforme a atuação e as necessidades do negócio.

O que a ISO 27001 tem a ver com a Lei Geral de Proteção de Dados?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi sancionada em 2018 e entrou em vigor em maio de 2021, lançando os requisitos legais para a utilização, manutenção e tratamento de informações pelas empresas. Ela é de grande importância para avançar os direitos individuais no país, além de gerar segurança jurídica para as empresas, que cada vez mais coletam e usam dados.

A adesão às exigências da LGPD, que se aplicam a todas as companhias que prestam serviços no Brasil e lidam com informações de pessoas, não força a implantação da ISO 27001. Porém, as empresas que têm a norma internacional conseguem se adequar à legislação com facilidade, graças aos requisitos contidos nela. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para obter a certificação.

Por que investir em segurança da informação?

Entender a importância da segurança da informação vai ajudar a aumentar a proteção de dados na companhia e, com isso, evitar problemas de vazamentos que prejudicam a imagem do negócio. Nesse sentido, existem vários benefícios de investir em segurança da informação:

  • ajuda a proteger os dados e informações armazenados na empresa, seja por meio de computadores, seja em nuvem;
  • auxilia a manter a integridade dos dados;
  • impede acessos não autorizados;
  • evita a perda de dados ocorrida por ataques de hackers, vírus e outros;
  • aumenta o sentimento de segurança no compartilhamento de informações;
  • garante adequação à LGPD.

Esses são alguns dos benefícios de fazer esse tipo de investimento. Para isso, uma boa opção é investir em certificação de segurança da informação ISO 27002. Com isso, você consegue aumentar as chances de alcançar todas as vantagens citadas acima.

Quais são as etapas de implementação da ISO 27001?

A ISO 27001 é embasada nos pilares da segurança da informação (confidencialidade, integridade e disponibilidade). Ela visa à detecção de riscos, criação de estratégias para o seu impedimento e implantação de medidas de proteção.

A seguir, reunimos as características dessa norma. Veja!

Análise de risco

O regulamento exige que a instituição analise riscos de segurança regularmente e sempre que alterações forem realizadas. Para que isso seja feito com eficiência, é necessário definir critérios de “aceitação de ameaças”, bem como determinar como serão medidos.

Além disso, é preciso analisar os possíveis efeitos dos riscos identificados, a probabilidade de ocorrerem e seus níveis de periculosidade.

Participação da alta gestão

A norma também recomenda que gestores demonstrem comprometimento com o SGSI. A liderança é responsável por garantir que todas as ferramentas necessárias estejam alocadas e disponíveis corretamente, a fim de gerenciar as equipes para que o processo de certificação seja um sucesso.

Definição de objetivos e estratégias

Durante a etapa de planejamento, é necessário definir os procedimentos de segurança e as estratégias para atingir esse objetivo. Esse propósito não pode ser genérico, deve contar com medidas mensuráveis e acatar critérios de segurança.

Adesão a recursos e competências

A empresa precisa assegurar que os recursos necessários estejam disponíveis, não só para a implantação, mas também para a preservação do SGSI. Ademais, é necessário conhecer as competências e se certificar de que os profissionais responsáveis são capacitados para tocar o processo de implementação.

Qual é a relevância da norma para as empresas?

Investir em certificações é um passo importante para conseguir se diferenciar da concorrência. Nesse sentido, a importância da ISO 27001 é evidenciada por meio das vantagens que destacamos logo abaixo.

Conformidade

A norma deixa sua empresa conforme a lei e requisitos contratuais, potencializando a gestão de riscos e o gerenciamento corporativo. Ou seja, essa certificação coloca o empreendimento em conformidade com as legislações de segurança de dados da atualidade.

Redução de riscos

Com a avaliação de riscos e seu plano de tratamento, os controles de proteção são direcionados para impedir que qualquer fraqueza do sistema seja explorada por criminosos virtuais, que atuam para roubar registros confidenciais e vender.

Redução de custos

Com uma avaliação de riscos robusta, o direcionamento de recursos se torna mais preciso. Ou seja, os investimentos serão aplicados para amenizar ameaças de maneira global, em vez de concentrar em um único departamento e deixar os demais expostos.

Vantagem competitiva

Ter a certificação ISO 27001 comprova que a empresa está compromissada com a segurança da informação. Assim, o nível de confiança do público consumidor em relação à marca cresce de forma considerável.

Além disso, uma companhia certificada tem maiores oportunidades de negócios, visto que muitos fornecedores e parceiros, no momento da contratação, priorizam a adesão à norma como garantia de conformidade com a legislação de proteção de dados.

Organização interna da empresa

A padronização dessa ISO favorece a definição de ações e esclarece objetivos para garantir uma performance operacional mais efetiva. Sem falar que ela eleva o grau de aderência do pessoal, potencializando o engajamento de funcionários quanto à segurança da informação.

Integração de sistemas de gestão

A metodologia PDCA (planejar, fazer, verificar e agir) é uma das bases da ISO 27001, que também faz parte de diversos sistemas de gestão organizacional. Dessa forma, fica mais fácil desenvolver uma ferramenta de gerenciamento única, que atenda aos critérios de outras normas, como a ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade — SGQ).

Melhoria contínua

É uma das características mais evidentes dessa norma, já que indica a necessidade de melhorar operações de gestão sempre que possível. Nesse sentido, auditorias internas periódicas são realizadas para a companhia ter a chance de revistar, avaliar e mudar seus processos, caso seja necessário lidar com gargalos ou oportunidades.

Quais são os requisitos de gestão da ISO 27001?

Por meio dessa certificação, sua empresa consegue oferecer aos clientes, parceiros e demais partes interessadas uma garantia de que a organização está comprometida com a segurança da informação e está adotando as melhores práticas para garantir a proteção dos seus dados.

Veja quais são os principais requisitos de gestão que ela determina em seu protocolo:

  • estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão da segurança da informação da empresa;
  • analisar riscos e tomar medidas para tratá-los em diversas situações;
  • implantar políticas, procedimentos e controles relacionados à segurança de dados;
  • monitorar, avaliar e medir o desempenho do sistema de gestão da segurança da informação;
  • conscientizar a equipe sobre boas práticas e oferecer treinamento em segurança da informação;
  • gerenciar incidentes ligados a segurança de acesso;
  • acompanhar as comunicações externas e internas sobre esse tema;
  • adotar medidas para proteger informações confidenciais, sejam elas de parceiros, clientes ou colaboradores;
  • gerenciar acesso à informação e mecanismos de controle;
  • implementar medidas para proteger a integridade da informação;
  • estabelecer práticas para proteger o ambiente de TI;
  • realizar auditoria periódica;
  • utilizar um sistema documentado para rastrear e controlar alterações ao sistema de gestão da segurança da informação.

Quanto custa a certificação ISO 27001?

Existem alguns fatores que podem fazer variar o custo da certificação ISO 27001. Por exemplo, o tamanho e a estrutura da organização precisam ser considerados para entender os valores. Além disso, o custo pode flutuar dependendo do escopo da certificação e do país no qual a empresa está instalada.

Ainda é preciso entender os valores referentes a auditorias, treinamentos, documentos e outros gastos que podem ocorrer. Porém, o benefício de ter essa certificação na empresa tende a superar todas as despesas, gerando um retorno positivo.

Portanto, vale a pena contar com uma empresa especializada e investir em soluções que ajudem a obter essa certificação. Assim, você deixa os concorrentes para trás e consegue se destacar no nicho em que atua.

Como visto, a certificação ISO para segurança da informação é muito importante ao proteger os dados nas empresas. Ela também favorece a gestão de documentos e a segurança dos contratos comerciais digitais. Investir nessa medida protetiva é essencial para melhorar processos de compra e venda, além de chamar a atenção de clientes e fornecedores que priorizam o resguardo efetivo de registros confidenciais.

Gostou do artigo e quer entender mais sobre proteção de dados? Consulte um dos nossos especialistas e descubra como podemos ajudar a sua empresa!

Publicados
Temas relacionados