3 tipos de inteligência artificial que você precisa conhecer

Você sabia que existem diferentes tipos de inteligência artificial? De um modo geral, a IA é a tecnologia que confere às máquinas a “habilidade” de simular o raciocínio humano, mas suas variações apresentam características diferentes.

Essa é uma informação importante para você se atualizar quanto às novas tecnologias. Afinal, as variações nos tipos de inteligência artificial permitem a aplicação dela de formas diferentes na empresa. É uma oportunidade para se adaptar às novas tendências e otimizar processos e tarefas.

Então, antes de começar a investir nessa tecnologia, confira este artigo para conhecer os tipos que existem e suas aplicações.

1. Aprendizado de máquina

O aprendizado de máquina é mais conhecido como machine learning. Essa tecnologia faz com que os sistemas de inteligência artificial consigam se aprimorar de uma forma gradativa.

A IA opera com base em um banco de dados. De acordo com os comandos dados por um ser humano, ela consulta esse banco para entregar uma resposta ou resultado. Conforme as pessoas utilizam um sistema de machine learning, ele se atualiza com novos dados e informações.

Assim, da próxima vez que for utilizado, ele terá uma base ainda maior para consultar, e isso faz com que as suas entregas e respostas sejam cada vez melhores e mais precisas. Ou seja, o sistema aprende como atender melhor o ser humano.

É interessante saber que existem três tipos diferentes de aprendizado de máquina, sendo:

  • supervisionado: o modelo recebe informações para produzir resultados específicos;
  • não supervisionado: é construído um modelo sem informações explícitas e o próprio sistema aprende utilizando métodos de correspondência de padrão;
  • semissupervisionado: são disponibilizados dados de amostra e o sistema utiliza os novos dados para fazer previsões melhores.

Aplicação do Machine Learning

O aprendizado de máquina é muito versátil, e por isso ele tem aplicação em diferentes setores e está presente no dia a dia das pessoas sem que elas notem. O tradutor do Google, por exemplo, utiliza machine learning, o que proporciona funcionalidades muito úteis para essa ferramenta.

O mesmo acontece com os sistemas por trás do Facebook, as caixas de spam de e-mails e também as sugestões de streamings como Netflix. A plataforma usa o aprendizado de máquina e algoritmos para sugerir conteúdos para os usuários.

Ele pode ser aplicado no campo da biologia para fazer o processamento genético e reconhecer medicamentos e doenças. É capaz de realizar o reconhecimento facial, de voz e imagens. Em cálculos matemáticos, pode ser utilizado no mercado financeiro, também para fazer pesquisas de mercado, oferecer atendimento personalizado ao cliente, entre muitos outros.

2. Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Dos tipos de inteligência artificial, este é o qual consegue compreender a linguagem estruturada pelo ser humano, como no caso de idiomas. A máquina tem a habilidade de analisar frases e reconhecer verbos, sujeitos, substantivos, objetos, entre outros itens da análise sintática.

Além dessa compreensão, nesse tipo de IA o sistema ainda é capaz de gerar a linguagem natural do zero. Essa é uma tarefa mais complicada porque há muitas variações na gramática e na estrutura das fases elaboradas em diferentes idiomas.

Aplicação do PNL

O objetivo de uso do Processamento de Linguagem Natural é garantir que a máquina compreenda a maneira como o ser humano se comunica. Dessa forma, ela pode entregar resultados com maior precisão.

Por isso, esse é mais um dos tipos de inteligência artificial que podem ser aplicados, por exemplo, no atendimento ao cliente. Afinal, ele compreende aquilo que as pessoas perguntam ou estão pesquisando e entregam o melhor resultado conforme essas entradas.

Essa tecnologia também é utilizada em assistentes virtuais, como Siri e Alexa. É um recurso usado por sistemas, aplicativos ou sites que fazem a tradução automática de textos ou da fala humana.

É, ainda, uma forma de reconhecer o sentimento contido no feedback de um cliente, para enviar a resposta mais adequada em cada situação. Também vemos a aplicação do PNL em corretores utilizados para fazer a revisão de textos. É possível ainda personalizar ainda mais a experiência do cliente com uso de bots que oferecem assistência durante a compra.

3. Robótica

Fechando a nossa lista de tipos de inteligência artificial, temos a robótica. A diferença aqui é que não estamos falando de apenas um sistema, mas de uma máquina que se movimenta de forma autônoma utilizando sensores e motores.

Os robôs são os grandes representantes da inteligência artificial, inclusive porque filmes de ficção científica trazem essas máquinas como o principal exemplo de aplicação da IA. Aqui temos a união entre um sistema inteligente e uma estrutura física.

Esse sistema é programado para fazer com que a máquina desempenhe uma determinada ação. Em uma linha de produção de automóveis, por exemplo, poderia ser para apertar parafusos ou soldar estruturas metálicas.

Aplicação da robótica

Esse é um dos tipos de inteligência artificial que beneficia muito a indústria. Como você viu, as linhas de produção podem ser equipadas com esse tipo de maquinário inteligente. Eles também são utilizados para fazer o trabalho de estocagem, para embalar caixas, fazer a movimentação de materiais, entre outros.

Ou seja, a robótica é o tipo de inteligência artificial que possibilita o desenvolvimento de veículos autônomos. Inclusive, essa tecnologia é muito benéfica para o ser humano porque pode substituí-lo em situações arriscadas, como para que uma pessoa não seja exposta a nenhum tipo de perigo ou situação que poderia comprometer a sua saúde. Assim, é uma opção para preservar a integridade de trabalhadores.

A robótica também tem sido utilizada em aplicações militares, como para desarmar bombas. É uma tecnologia aplicável ao setor de saúde e que possibilita, por exemplo, a realização de cirurgias minimamente invasivas, muito mais seguras e precisas.

Vale ressaltar que a inteligência artificial também é classificada de outras formas, por exemplo:

  • limitada;
  • geral;
  • superinteligência;
  • generativa.

Esse é um campo da ciência que vem crescendo de forma significativa e trazendo diversas possibilidades em vários setores. Investir nessa tecnologia é fundamental para que as empresas tenham cada vez mais eficiência, desenvolvam novas soluções e diferenciais.

Mas você viu que existem variações de inteligência artificial, como aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e robótica. Cada um deles se aplica de uma forma diferente nas empresas e também no dia a dia das pessoas, contribuindo para estratégias de negócios e para a melhoria na qualidade de vida de todos, como na medicina.

Então, antes de fazer esse investimento, é preciso pensar nos objetivos dele para fazer a implementação dos tipos de inteligência artificial adequados e de uma forma precisa e alinhada às demandas do seu negócio.

Já que estamos falando sobre isso, aproveite para fazer o download gratuito deste e-book e compreender melhor o que é a inteligência artificial, conferir as tendências dessa tecnologia e as suas possibilidades de aplicação nas empresas.

Tudo sobre Inteligência Artificial: tendências e aplicações nas empresas

Publicados
Temas relacionados