Startup sustentável: o que é, como funciona e por que é tendência

As startups sustentáveis são fundamentais tanto pelo seu papel social quanto para o desenvolvimento de inovações importantes, visando mais cuidado com o meio ambiente. Então, se você está pensando em uma gestão empreendedora e nova no mercado, é importante estar atento a isso.

Antes de qualquer coisa, é fundamental compreender o que é uma startup sustentável e conhecer empresas que se destacam nesse modelo no país. Quer saber sobre todos esses pontos? Confira a seguir e tire suas dúvidas.

O que é uma startup sustentável?

Uma startup sustentável é aquela que, entre seus principais valores, está a necessidade de se manter sempre em uma posição de proteção ao meio ambiente. Esse é um valor cada vez mais importante, principalmente com o debate de preservação dos recursos naturais para as próximas gerações e para os cuidados com a natureza.

O que diferencia uma startup de uma empresa convencional?

Ok, precisamos dar um passo atrás: por que falamos tanto de startups e não de empresas? Essa diferenciação acontece porque a startup tem um modelo diferente do tradicional. Vamos entender mais sobre esse modelo para compreender as diferenças.

As startups são empresas voltadas para inovação. Isso vale tanto para o core business (ou seja, sua atividade principal) quanto para o seu modelo de negócios. Elas buscam um crescimento escalável, acelerado e com o auxílio de financiamento de investidores, que acreditam na ideia do negócio e aplicam valores, pensando em retorno futuro.

Outro ponto, e que nos mostra a importância de pensar em sustentabilidade para seu negócio, é que as startups são, normalmente, orientadas para promover um impacto na sociedade de forma mais imediata e direta.

As empresas convencionais tendem a ter um perfil mais conservador sobre sua escalabilidade e modelo de investimento e, portanto, as mudanças, tanto internas quanto externas, são mais lentas.

Qual a importância da sustentabilidade?

A sustentabilidade é um valor muito importante atualmente. Cada vez mais sentimos os impactos da degradação do meio ambiente em nossa rotina, principalmente a partir das mudanças climáticas. Trata-se de um valor que ajuda a manter os recursos naturais para a nossa e para as próximas gerações.

As startups, pelo seu valor social, precisam se manter alinhadas com essas questões. Além disso, por serem negócios que estão sempre na vanguarda de inovação do mercado, ao se preocuparem com isso, influenciam todo o mercado consigo.

Quais são as 3 principais startups sustentáveis brasileiras que você precisa conhecer?

Uma ótima forma de aprender como trazer a sustentabilidade para a sua startup é por meio do exemplo. Então, que tal conhecer as 3 principais empresas brasileiras que trazem esse valor como princípio importante em seu negócio? Vamos conhecer mais sobre elas a seguir.

1. UPM2

Esta startup nasceu, justamente, com a ideia de desenvolver soluções que ajudem a melhorar a mobilidade urbana no Brasil e a incentivar o uso de soluções mais sustentáveis para o dia a dia das cidades.

Por exemplo, uma das criações da empresa é o Super App SP Pass, permitindo pagar a tarifa do transporte público por meio de QR Code. Isso minimiza a necessidade de impressão de bilhetes no metrô e trem e a emissão de cartões para todos os modais, já que a pessoa poderá pagar sua tarifa diretamente com seu smartphone.

2. Market4u

Esta startup proporciona a criação de espaços de mini mercados autônomos dentro de condomínios, evitando que os moradores precisem se deslocar de carro para comprar pequenos itens para o seu dia a dia, reduzindo, também, a necessidade de acionar o delivery. Com isso, diminui-se a emissão de CO2 no meio ambiente.

Além disso, conta com um processo de reabastecimento do espaço de forma inteligente, minimizando a necessidade de deslocamentos desnecessários. Além disso, todo o processo é feito por autoatendimento e as comunicações são todas virtuais com os moradores do condomínio.

3. Group Energia

Esta é uma startup de energia renovável por assinatura destinada ao mercado de condomínios. O objetivo é promover fornecimento de energia solar para os clientes, ajudando-os a reduzir suas contas de luz em até 23%, contando com uma fonte de energia limpa e sustentável.

Como desenvolver uma startup sustentável?

Agora que você já está mais por dentro do que é uma startup sustentável, é o momento de identificar como trazer isso para a realidade do seu negócio. Afinal, você quer, também, que um dia apareça aqui nessa lista de destaque, não é mesmo?

Então, vamos a algumas dicas que ajudarão você nesse processo de adequação. Fique atento para cada um deles, ok?

Reduza a necessidade de viagens e deslocamentos

Os deslocamentos estão diretamente relacionados com a questão da sustentabilidade. Por exemplo, se um dos seus profissionais precisa viajar constantemente para prospectar clientes, isso faz com que tenhamos mais um veículo circulando nas ruas, emitindo gases poluentes.

Muitas questões podem ser resolvidas hoje de forma remota. Até mesmo a abordagem a um potencial cliente pode ser feita a partir de um contato virtual.

Tenha uma política paperless

O cuidado com o uso de recursos naturais também precisa fazer parte da mira dos profissionais que querem uma startup responsável. Reduzir o uso de papel por meio de uma política paperless está entre as principais questões.

Com a transformação digital, muitos documentos podem ser criados, gerenciados, editados e assinados de forma digital. Então, para quê ter desperdício de recursos naturais e financeiros se há a possibilidade de contar com meios mais eficientes?

Adote o trabalho remoto

O trabalho remoto adotado de forma emergencial durante a pandemia mostrou-se bastante eficiente, principalmente, para a sustentabilidade. Quer ver um exemplo? Um estudo apontou que, durante o isolamento da pandemia, a concentração de poluentes atmosféricos em São Paulo reduziu.

Isso aconteceu porque, como o trabalho estava sendo feito de forma remota, tínhamos menos carros circulando nas cidades. Então, por que não continuar contribuindo desta forma? Se seus times atuam bem no trabalho remoto, continue mantendo-o em sua startup.

Conte com a tecnologia ao seu lado

Fato é que as tecnologias são as maiores aliadas para criar um negócio sustentável. A partir delas, é possível viabilizar as mudanças necessárias para tornar as atividades mais eficientes, com redução no uso de recursos naturais, diminuição de emissão de poluição e alinhamento de seus princípios com os valores de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

Por exemplo, uma solução CLM (Contract Lifecycle Management) permite que você possa simplificar a gestão de contratos da startup e evitar o uso de papel no dia a dia, bem como agilizar processos internos importantes no negócio.

Ou seja, faça da transformação digital a sua maior aliada nesse processo e veja como os resultados serão positivos, além de serem condizentes com os princípios definidos para o seu negócio. O público sentirá essa questão e priorizará fazer negócios com a sua empresa.

Com essas dicas, você conseguirá priorizar esses valores para sua startup sustentável. Esperamos que tenha ajudado, principalmente, a entender como as tecnologias são aliadas importantes nisso.

A DocuSign pode ajudar a sua startup nesse processo de adequação. Conheça nossa solução a partir do teste grátis de 30 dias ou entre em contato para saber mais sobre essa possibilidade.

Se você deseja um dia estar na lista de startups sustentáveis de destaque, é fundamental aprender com os melhores sobre o assunto. Por isso, confira este conteúdo imperdível com 3 lições em inovação de empresas bem-sucedidas e continue seu aprendizado!

Entre em contato com nossa equipe para conhecer as soluções DocuSign!

Publicados
Temas relacionados