Entenda o que é sustentabilidade econômica e ambiental

Publicado em 19 de novembro de 2021. Atualizado em 2 de junho de 2023.

O avanço das mudanças climáticas tem trazido para o contexto corporativo uma das discussões mais relevantes para o futuro da sociedade e dos negócios: a sustentabilidade ambiental. Essa é uma demanda que não pode ser dissociada da agenda econômica. Afinal de contas, as atividades desenvolvidas pelas organizações impactam e são impactadas pelo meio ambiente.

As empresas precisam enfrentar a situação considerando esses dois aspectos. Por um lado, é necessário conhecer os riscos ambientais para avaliar como eles podem afetar o modelo de negócios. A outra perspectiva está relacionada ao impacto da atividade econômica sobre o meio ambiente.

O melhor caminho para enfrentar esses desafios é adotar um modelo de gestão alinhado à sustentabilidade econômica e ambiental. Neste artigo, explicamos como fazer isso de forma prática. Boa leitura!

Como as mudanças climáticas afetam as empresas?

A sustentabilidade ambiental ganhou espaço na agenda corporativa porque é um tema relacionado a uma série de riscos — e a mudança climática está entre as maiores fontes de preocupação da sociedade em relação ao meio ambiente.

Mas como esse processo pode prejudicar as empresas? Veja alguns impactos que já estão sendo mapeados pelas organizações!

Prejuízos diretos

As mudanças climáticas têm impactado não apenas o meio ambiente, mas também as empresas e suas operações. De acordo com um estudo recente da McKinsey & Company, o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como tempestades e secas, pode causar perdas financeiras significativas para as empresas em todo o mundo.

O estudo descobriu que os prejuízos decorrentes de eventos climáticos extremos estão aumentando rapidamente. E isso tem acontecido em ritmo acelerado: as perdas contabilizadas cresceram cinco vezes desde a década de 1980.

O impacto é significativo porque os efeitos das mudanças no clima são abrangentes — por exemplo, podem resultar em interrupções na cadeia de suprimentos, em danos físicos a instalações, e no aumento dos custos de seguro e energia.

Mercado de consumo

Além disso, as mudanças climáticas também estão afetando as empresas por meio da mudança nas preferências de consumo. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Akatu mostra que 86% dos brasileiros querem reduzir bastante o impacto que pessoalmente provocam no meio ambiente e na natureza. É um percentual superior ao da média global (73%).

De acordo com o mesmo levantamento, três em cada cinco consumidores brasileiros afirmaram que estão dispostos a pagar mais por produtos e marcas que estejam trabalhando para melhorar a sociedade e o meio ambiente.

Regulações e riscos financeiros

Outra fonte de preocupação para as empresas são as regulações, que estão ficando mais rígidas. Há uma pressão crescente para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa e adotar práticas mais sustentáveis.

O Acordo de Paris, assinado em 2015 por 195 países, estabeleceu um objetivo global de limitar o aumento da temperatura global em, no máximo, 2 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. Para alcançar esse objetivo, muitos países estão implementando regulamentações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A tendência é de aumento nas regras e normas voltadas à sustentabilidade. Isso pode impor riscos financeiros, decorrentes de penalidades e sanções, para as empresas que não se adequarem às exigências.

O que é sustentabilidade econômica?

A sustentabilidade econômica se traduz na possibilidade de distribuição, produção e uso, de modo igualitário, das riquezas criadas pelo ser humano — sustentada por estruturas seguras e estáveis. Assim, esse conceito proporciona um novo paradigma, que tem o objetivo de superar a visão da economia como fim em si mesma e o homem como uma ferramenta de utilização social.

Ou seja, essa sustentabilidade nas empresas busca focar na qualidade e tenta oferecer bem-estar à sociedade. Ela insere alguns limites para o desenvolvimento, afinal, se o crescimento depender somente do uso exagerado de recursos naturais, certamente um dia acabarão. Por isso é fundamental a preservação do meio ambiente.

Sendo assim, a sustentabilidade econômica quer dizer que se deve pensar sobre os processos econômicos de modo mais responsável. Há muito tempo, antes mesmo de iniciar essa discussão, os resultados financeiros eram notadamente o que importavam nos negócios.

Ao longo do tempo, esse pensamento evoluiu e, atualmente, muitas empresas buscam meios de crescer economicamente, causando menos impactos ambientais ou se comprometendo com importantes objetivos relacionados ao clima.

Algumas estratégias envolvem, por exemplo, a economia de recursos, a redução da emissão de carbono, a utilização da assinatura eletrônica e digitalização — para reduzir o consumo de papéis —, e a preferência por matérias-primas recicláveis, entre outros.

Qual é a relação entre sustentabilidade econômica e ambiental?

Não há como falar em sustentabilidade e meio ambiente, sem conectar esses conceitos à questão econômica. A visão de lucratividade a qualquer custo tem sido confrontada com a perspectiva do desenvolvimento sustentável.

A sociedade como um todo entende que a produção desenfreada prejudica todo o ecossistema por conta da destruição dos recursos naturais. Com isso, há um comprometimento generalizado do meio ambiente — o que prejudica, inclusive, as empresas.

Esse é um fator muito importante que, por si só, justifica a necessidade de políticas econômicas voltadas para a preservação ambiental. As legislações de países do mundo todo já começam a tratar a questão com maior rigor, impondo normas e regulamentações que precisam ser observadas pelas organizações.

Sustentabilidade e meio ambiente são temas cada vez mais recorrentes no debate econômico, porque envolvem a presença de mercado dos negócios, a disponibilidade de recursos, os riscos empresariais, os custos financeiros para os governos e os potenciais prejuízos às populações, entre outros pontos.

O que significa sustentabilidade econômica para as empresas?

A importância do desenvolvimento sustentável está ligada à conservação dos recursos naturais para as próximas gerações. Para as empresas, a sustentabilidade econômica é a capacidade das organizações de gerar lucros e crescer economicamente, de maneira consistente, a longo prazo — sem comprometer os recursos naturais ou sociais necessários para a sua sobrevivência futura.

E como a sustentabilidade econômica se concretiza no dia a dia? Uma forma é adotar práticas de gestão ambientalmente responsáveis, que reduzam os impactos ambientais e elevem a eficiência no uso de recursos. Outro ponto é manter boas relações com seus stakeholders, como colaboradores, clientes, fornecedores, comunidade e governo.

Ademais, a sustentabilidade econômica também envolve a adoção de estratégias que promovam a inovação, a competitividade e a resiliência da empresa. Isso permite que ela se adapte às mudanças do mercado e às pressões ambientais e sociais. Medidas como essas, entre outras que podem ser adotadas, devem equilibrar o sucesso financeiro da empresa com a sua responsabilidade socioambiental.

Como tornar a empresa sustentável?

Existem variadas formas de tornar uma empresa sustentável, com métodos que vão desde processos de coleta de resíduos até a inserção de equipamentos tecnológicos com baixos níveis de emissões.

Na prática, a conduta das organizações que querem mitigar o impacto das suas operações deve ser pautada pela responsabilidade ambiental, social e econômica.

Aqui vão algumas medidas que podem ser adotadas!

Promova a transparência dos processos

Uma das preocupações das empresas sustentáveis é o impacto social provocado pelas suas atividades. Assim, é essencial que se mantenha a transparência de suas atividades ao público, demonstrando aos envolvidos todos os resultados alcançados pelo seu trabalho, suas emissões de carbono e a influência das atividades empresariais nas comunidades em seu entorno, entre outros aspectos.

Evite o uso de papel

No desenvolvimento sustentável, documentos e arquivos, por exemplo, poderiam ser digitalmente substituídos. Isso quer dizer que a empresa pode transferir tudo isso que estava alocado em papéis para servidores virtuais, utilizando a digitalização de documentos. Ao reduzir ou eliminar o papel das suas operações, as empresas avançam nas metas voltadas à sustentabilidade econômica e ambiental.

Os benefícios dessa transição são relevantes. Confira os principais!

  • Sustentabilidade ambiental: o papel tem um impacto negativo no meio ambiente, pois requer o corte de árvores e o uso de grandes quantidades de água e energia para produção, transporte e descarte. Reduzir ou abolir o uso de papel preserva recursos naturais e diminui a pegada de carbono das empresas.
  • Redução de custos: o uso de papel e a impressão são fontes de custos, que englobam a compra de suprimentos, a manutenção de impressoras, o armazenamento etc. Ao adotar tecnologias digitais para gerenciar documentos, é possível obter uma economia significativa no longo prazo.
  • Eficiência operacional: a gestão de documentos em papel pode ser demorada e está propensa a erros, incluindo extravio e a dificuldade em encontrar informações relevantes. O gerenciamento digital de documentos é uma forma de melhorar a eficiência operacional.
  • Flexibilidade e mobilidade: substituir o uso de papel por tecnologias digitais permite que os funcionários acessem documentos e informações importantes de qualquer lugar e a qualquer momento, o que é essencial em ambientes de trabalho remotos ou flexíveis.

Entenda o conceito paperless

O conceito de paperless é baseado na ideia de reduzir ou eliminar o uso de papel em uma empresa ou organização. Isso pode ser feito a partir da adoção de tecnologias para armazenar, gerenciar e compartilhar informações.

Basicamente, é uma conduta que vai gerar todos os benefícios citados no tópico anterior. Por exemplo, redução de custos, ganho de eficiência, flexibilidade e, claro, redução do impacto ambiental provocado pela organização.

Para se tornar paperless, a empresa precisa adotar recursos efetivos para substituir o uso do papel. Ou seja, é necessário digitalizar processos. Algumas tecnologias que facilitam essa transição abrangem:

  • armazenamento em nuvem;
  • softwares de gerenciamento de documentos;
  • assinatura eletrônica;
  • digitalização de documentos;
  • implementação de fluxos de trabalho digitais.

Use tecnologias sustentáveis

A transformação digital, que tem possibilitado a adoção de recursos inovadores nas empresas, também tem sido um caminho para mitigar o impacto ambiental das empresas. De forma geral, o desenvolvimento tecnológico tem gerado ferramentas essenciais para elevar a sustentabilidade ambiental e econômica nas organizações, como:

  • energias renováveis: a tecnologia permite a adoção de fontes energéticas renováveis, como solar, eólica e hidrelétrica, por meio de recursos como painéis solares ou turbinas eólicas;
  • eficiência energética: se investir em energias renováveis ainda é caro para o seu negócio, o mesmo não se pode dizer sobre as tecnologias que promovem a eficiência energética, como lâmpadas LED, sensores de movimento e sistemas inteligentes — opções com um custo menor de instalação;
  • mobilidade elétrica: a transição dos combustíveis fósseis para recursos menos poluentes está impulsionando a adesão aos veículos elétricos ou híbridos, que também podem ajudar as empresas a reduzirem a emissão de gases de efeito estufa;
  • gerenciamento de resíduos: existem tecnologias que ajudam as empresas a reduzirem o impacto ambiental por meio de uma gestão mais eficiente dos resíduos, como compostagem, reciclagem e recuperação de energia;
  • conservação de água: outras tecnologias, ainda, promovem a eficiência por meio da conservação de água, como sistemas de captação de água da chuva, torneiras de baixo fluxo e mecanismos de irrigação inteligentes, entre outras opções.

Conte com parcerias para a implementação

A transição para um modelo de negócios mais sustentável é desafiadora, porque pressupõe avaliar o impacto atual provocado pela empresa e adotar medidas efetivas para reduzir seus efeitos. Em muitos casos, estamos falando de alguns investimentos que serão necessários, como aqueles destinados à eficiência operacional e energética.

Nesse processo, contar com o apoio de empresas parceiras pode facilitar a transição, reduzindo custos de implementação e potencializando o retorno das ações.

Assim, procure por organizações que tenham expertise em suas áreas — seja para aprimorar a gestão de documentos e adotar as tecnologias necessárias para obter a eficiência energética, seja para buscar uma consultoria especializada em sustentabilidade. 

Treine a sua equipe

Para que a empresa se torne sustentável, o treinamento dos colaboradores e lideranças é um processo essencial. Isso porque sua equipe deve ter o conhecimento necessário sobre o valor e a efetividade das ações voltadas para a preservação ambiental. Por isso, invista em treinamentos, palestras, comunicados e, até mesmo, em equipes internas especializadas na pauta.

Quais são as vantagens da gestão sustentável?

A pauta da sustentabilidade ambiental é uma demanda que precisa ser trabalhada gerencialmente. Os incentivos e as boas práticas precisam partir das lideranças, que têm o papel de direcionar as ações para que estejam alinhadas a um modelo de gestão sustentável.

Como já foi mencionado, a sustentabilidade é positiva em todos os sentidos e pode beneficiar a empresa de várias formas. Vale a pena destacar os seguintes pontos:

  • eficiência financeira e operacional: a gestão sustentável permite que a empresa reduza custos e aumente a eficiência das suas operações;
  • imagem e credibilidade: as práticas sustentáveis melhoram a reputação da companhia junto aos seus stakeholders — isso resulta em melhores resultados para o negócio;
  • novas oportunidades: a responsabilidade socioambiental pode ampliar as possibilidades de mercado, permitindo conquistar clientes mais alinhados às questões sustentáveis — o que inclui a relação com outras empresas que já aderiram às boas práticas;
  • redução de riscos: as organizações preocupadas em mapear e mitigar os impacto das suas operações estão menos expostas a riscos — sejam eles ambientais, regulatórios ou financeiros;
  • atração e retenção de talentos: a conduta sustentável é um atrativo para os profissionais, que também buscam alinhamento de propósitos e valores.

Como vimos, o modelo de gestão que tem a sustentabilidade ambiental e econômica como princípio fundamental consegue entregar melhores resultados a longo prazo. Esses negócios estão mais preparados para enfrentar desafios futuros e se adaptar às mudanças que possam ocorrer no mercado.

Se você quer saber mais sobre como implementar um modelo de gestão baseado na sustentabilidade ambiental e econômica, confira este guia completo da DocuSign sobre o assunto!

Negócios sustentáveis

Descubra quais são os pilares da gestão sustentável e como adaptar sua empresa
Publicados
Temas relacionados