O que é social commerce? Entenda o papel das redes sociais no e-commerce

Com a popularização de ferramentas e plataformas para lojas virtuais, o setor de comércio online cresceu muito nos últimos anos. O resultado disso é que empresas precisam de mais proximidade e disponibilidade em relação a seu público se quiserem se destacar.

O social commerce pode ser um grande aliado para negócios que querem crescer em vendas na era da transformação digital. Se você quer entender o que é essa estratégia, seus benefícios e como utilizar, é só continuar a leitura!

O que é social commerce?

O social commerce é uma estratégia de e-commerce em que o cliente não precisa ir até o seu site ou aplicativo de loja para realizar uma compra. Aproveitando o interesse natural de pesquisa nas redes sociais, a marca oferece todo o processo de conversão até a sua conclusão dentro desses canais.

Assim, o modelo se torna mais uma frente de vendas, voltada para um perfil de público que valoriza a experiência social de consumo que envolve a identificação com marcas.

Como o social commerce funciona?

A forma como essa jornada acontece varia muito de empresa para empresa, bem como a categoria de seus produtos e serviços. Vamos usar como exemplos de social commerce os varejos online.

Nesse caso, imagine que o consumidor está pesquisando sobre um produto. Segundo estudo de 2021, 74% dos consumidores fazem exatamente isso.

Em redes como Instagram e Facebook, buscam opiniões sobre diferentes produtos, analisam conteúdos e resenhas e entram em discussões sobre o assunto.

Em um e-commerce natural, há a necessidade de quebrar essa jornada para a conversão. Depois de considerar o melhor produto ou serviço, o cliente precisa ir até o site da loja para entrar em contato com o atendimento ou analisar detalhes, como condições de compra.

O social commerce mantém a experiência do cliente dentro de apenas um ambiente. Com a disponibilidade da marca por perfis nesses canais, ela consegue atender o público e oferecer todo o processo de compra na própria plataforma.

Esse modelo vem se mostrando tão eficiente para um perfil de público mais engajado que todas as redes sociais hoje contam com ferramentas para social commerce. WhatsApp, Facebook e Instagram, todas ajudam a empresa a incluir seu fluxo de venda dentro das áreas de contato e mensagens.

O Pix veio para facilitar ainda mais essa relação. Com geração de QRCode ou links de pagamento por cartão, é possível entregar várias formas seguras e práticas de pagamento em mensageiros como o WhatsApp e o Messenger. Concluída a conversão, basta que esses canais estejam integrados ao sistema de varejo para satisfazer seu público.

Quais são as vantagens do social commerce?

A quantidade de consumidores que busca as redes sociais como forma de pesquisar e comprar produtos é apenas o argumento inicial para investir em social commerce. Nesta lista, vejas as vantagens objetivas que um negócio alcança quando usa as redes para vender.

Novas oportunidades de conversão

Por mais que você atue em um nicho de mercado, sempre vai haver uma variação de perfis de consumo dentro de sua fatia de público-alvo. Quanto mais canais de conversão você tem, mais oportunidades de vendas surgem no dia a dia.

O social commerce é ótimo para converter aquele perfil de cliente que ainda tem dificuldades no uso de canais digitais e precisa ser guiado mais de perto. Entre um concorrente que só tem a loja virtual e você vendendo pela própria rede que ele já usa, sua vantagem é clara.

Praticidade e confiabilidade para o cliente

Ainda na mesma linha de pensamento, muitos consumidores acham mais prático e têm mais confiança no processo de compra digital se estão fazendo diretamente no seu perfil de rede social.

Afinal, é um ambiente que já têm familiaridade, com mecanismos de verificação da idoneidade da sua loja. No meio digital, mais confiança sempre significa mais vendas.

Atração mais efetiva pelo boca a boca

As redes sociais são muito importantes para a consideração de compra de produtos. É nelas que as pessoas buscam opiniões reais e recebem indicações de quem confiam.

Atrelar sua venda a esse ambiente aproxima o processo de pesquisa do processo de compra, tornando o boca a boca ainda mais efetivo para resultados reais de faturamento.

Fidelização facilitada

Com um acompanhamento pós-venda mais natural e ferramentas diretas de relacionamento, a fidelização nas redes sociais se apresenta mais orgânica, gerando oportunidades de reter esse cliente e até transformá-lo em divulgador espontâneo no próprio canal que utilizou para comprar.

Como aplicar o social commerce?

A parte prática do social commerce é relativamente simples. Basta oferecer os mecanismos necessários para pagamento e processamento de pedidos integrados a essas redes.

Porém, para que o social commerce seja objetivo e efetivo, sem gerar falhas que manchem sua imagem no mercado, é preciso um planejamento customizado para o canal. Entenda os passos que precisam ser tomados para garantir seu sucesso.

Estruture sua empresa para o modelo

Fazer social commerce é mais do que oferecer um link de pagamento na rede social. Todo o negócio precisa ser adaptado para que a mesma eficiência de atendimento da loja virtual esteja presente nesses canais.

Por isso, busque soluções digitais que façam integração das redes com seu sistema de gestão de pedidos e estoque. Hoje em dia existem até intermediadores de pagamento que suportam a automatização do processo em qualquer ambiente.

Conheça mais do seu cliente

Como o seu cliente pesquisa produtos nas redes sociais? Quais ele prefere? Que tipo de conteúdo é mais atrativo e engaja nos canais sociais?

Esse tipo de pergunta ajuda você a definir uma buyer persona exclusiva para o social commerce: um perfil fictício que resume o comportamento de seu público e como ele se comporta nessas situações.

Crie uma jornada do consumidor específica

Com sua buyer persona criada, é hora de desenhar uma jornada para atrair e converter os clientes que preferem comprar pelas redes sociais.

Esse funil de vendas passa, principalmente, pela utilização de marketing de conteúdo e ações de social media para chamar atenção, gerar visibilidade e engajar os usuários de acordo com as regras de cada plataforma.

Quanto mais robusta é a sua estratégia de social commerce, mais fácil fica converter novos clientes. O processo se torna orgânico, reduzindo o esforço e os recursos necessários para vender mais.

Seja uma empresa participativa nas redes sociais

Não tem como fugir: para vender nas redes sociais é preciso aumentar sua presença nelas. Nem todo conteúdo que você produz e interações devem ser voltadas para a venda.

Os consumidores modernos querem mais do que produtos, querem se identificar com as marcas que os entregam. Isso significa um relacionamento em redes sociais que se aproxima mais do que são nossas relações com pessoas que conhecemos, admiramos e seguimos.

Portanto, participe de discussões, converse individualmente com consumidores e apresente opiniões relevantes sobre assuntos do momento que alinhem com o seu perfil de público.

Entender a parte colaborativa do social commerce é a chave para o sucesso. Combinar um sistema eficiente dentro dessas plataformas, com uma postura de relacionamento com o cliente, é a fórmula do sucesso.

Está pensando em começar essa estratégia? Para garantir uma jornada sem sustos, veja os 7 erros comuns na hora de implementar novas tecnologias!

Publicados
Temas relacionados