Agregar valor ao cliente leva seu negócio a outro nível: saiba como

Uma das estratégias para aumentar as vendas do seu negócio é saber como agregar valor ao cliente. Colocá-lo no centro dos processos tem sido fundamental para que, no final, ele acabe optando pela sua empresa.

Para isso, é importante que você entenda o conceito de agregar valor, qual é sua importância e dicas de ações para o dia a dia do seu negócio. No final, você vai conhecer exemplos de empresas que podem ser uma grande inspiração para suas rotinas. Saiba mais a seguir!

O que significa agregar valor?

Em primeiro lugar, vamos entender o que é agregar valor. Estamos falando da possibilidade de oferecer uma experiência diferenciada para o cliente. Isso está além do simples uso de um serviço ou produto: é proporcionar algo que, de fato, seja um diferencial importante na vida ou na rotina do cliente.

Por exemplo, sua empresa pode agregar valor ao:

  • incentivar bons princípios. Hoje em dia, são várias as empresas de cosméticos cruelty free, que visam consumidores preocupados com testes de produtos em animais;
  • proporcionar questões que impactam diretamente a vida da pessoa. Algumas delas são a redução de etapas burocráticas no cotidiano, a fim de proporcionar mais tempo livre.

Por que agregar valor aos seus produtos?

Agregar valor aos produtos ou serviços prestados é fundamental para sair à frente de concorrentes em mercados altamente competitivos. Mas, para além disso, há outros benefícios:

  • Permite aumentar o valor financeiro do seu produto ou serviço, já que ele proporciona diferenciais importantes à pessoa para além do uso prático ou resultado direto;
  • Aumenta o ticket médio, uma das métricas de vendas mais importantes. A partir do momento em que a pessoa confia no seu negócio, ela tende a consumir mais produtos ou contratar serviços agregados;
  • Permite que o cliente tome decisões mais ágeis. Ou seja, ele tende a optar pela sua empresa mais rapidamente, porque já confia no seu negócio;
  • Gera uma perspectiva de autoridade no mercado em que sua empresa atua;
  • Favorece indicações futuras por parte dos seus clientes. Com isso, você pode aumentar seu público, porém com necessidade de investimento cada vez menor;
  • Beneficia as ações de divulgação da empresa, pois você pode explorar todos esses pontos no marketing do seu negócio.

Como agregar valor ao cliente?

Quando começamos a discutir esse assunto, duas dúvidas comuns são: o que agrega valor ao cliente? E como trazer isso para o dia a dia do seu negócio? Por isso, elencamos 5 dicas importantes que podem ajudar você nesse processo:

1. Conheça bem o perfil do seu consumidor

Além de dados demográficos do cliente, procure entender melhor sobre as dores, dúvidas, demandas, valores e princípios, entre outros pontos. A partir disso, você consegue posicionar seu produto ou serviço de acordo com tudo que o consumidor espera;

2. Promova uma experiência focada no cliente

Com isso, é possível orientar todas as ações para as questões dele e, assim, gerar nele uma percepção positiva.

3. Analise investimento x retorno esperado

Faça uma análise sobre o investimento que será necessário e o retorno que poderá ser proporcionado ao seu negócio. Isso será útil para identificar o custo-benefício de ações que visem agregar valor ao cliente;

4. Trabalhe a percepção da sua marca

Sua empresa realmente acredita no valor que está sendo gerado para o público? Seu cliente precisa ter essa percepção.

5. Invista em relacionamento

Boas relações são fundamentais para conseguir conquistar a confiança do cliente. Dessa forma, ele irá acreditar no valor que sua empresa está gerando para ele.

3 exemplos de empresas que agregam valor ao cliente

Que tal aprender com quem é referência na área? Assim, você analisa ações que podem ser incorporadas em sua empresa. Acompanhe 3 exemplos de cases de sucesso de empresas que agregam valor ao cliente.

1. Magalu

Um case de sucesso de construção de uma marca que agrega valor aos clientes é Magalu. A empresa foca em ações para estar mais próxima do público e resolver eventuais problemas de forma proativa (inclusive, com a figura da Lu, a atendente virtual baseada em Inteligência Artificial).

Essa gigante do comércio também é conhecida por promover ações sociais. Algumas delas são a opção de não demitir pessoas na pandemia e a criação de programas de trainee para pessoas negras. Essas ações de responsabilidade social foram determinantes para geração de valores importantes para os clientes e maior proximidade com a marca.

2. Natura

Natura é uma das empresas mais bem-conceituadas do mercado brasileiro, justamente por ter um branding focado na geração de valor para o cliente. Por exemplo, a marca visa promover a “real beleza”, fugindo dos estereótipos de um ideal estético. Essa é uma discussão atual muito importante, principalmente, para o público feminino.

Além disso, a marca está alinhada com dois princípios decisivos para que os clientes decidam por comprar produtos de uma empresa: sustentabilidade ambiental e incentivo de proteção e crescimento econômico de comunidades tradicionais.

Natura trabalha em parceria com pequenos produtores rurais, além de promover o uso sustentável das riquezas naturais do nosso país. Isso coloca a marca à frente de concorrentes e atrai cada vez mais públicos que priorizam essas questões em suas escolhas.

3. DocuSign

A DocuSign está entre as empresas que estão fortemente preocupadas com a geração de valor para os clientes. Nós queremos sempre proporcionar um processo de transformação digital de excelência para os negócios. Além disso, procuramos otimizar processos que tragam uma perspectiva mais sustentável, a fim de aumentar a competitividade das empresas no mercado.

Isso vale não só por meio de nossas soluções, que visam proporcionar rotinas mais eficientes e segurança para as empresas. Também estimulamos o crescimento dos negócios, trazendo informações e possibilidades de atuação que podem ser grandes diferenciais.

Uma empresa que sentiu esse impacto positivo diretamente em sua rotina a partir da parceria com a DocuSign é a Mackenzie, uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do país. Afinal, o setor de educação lida com diversos documentos e contratos, o que exige um maior cuidado nas atividades do dia a dia.

A partir da adoção do DocuSign eSignature, foi possível reduzir o impacto ambiental gerado pelo consumo de papel. Além disso, a Mackenzie passou a contar com uma empresa que atende os atuais padrões de segurança globais de assinatura eletrônica – o que foi o diferencial para sua escolha.

Com isso, a Mackenzie tem se tornado cada vez mais digital e sustentável. Além de ser um importante case no setor de ensino, saiu à frente dos concorrentes, gerando valor para o mercado e a sociedade.

Quer levar sua empresa a um outro nível junto com a DocuSign? Então aproveite e conheça mais sobre como podemos ajudar você por meio do nosso teste grátis de 30 dias. Ou então, entre em contato para conversarmos sobre as necessidades atuais do seu negócio.

Como você viu, agregar valor ao cliente ajuda a impulsionar seu negócio e proporcionar um maior nível de crescimento. Mas quais outras medidas podem ser adotadas? Confira nosso artigo com 7 formas de adicionar valor aos seus contratos para acelerar o seu negócio.

Consulte o Especialista

Fale com quem entende de transformação digital
Publicados
Temas relacionados