O que é segurança de rede? Saiba qual é a importância desse aspecto

A segurança de rede é uma conduta de política interna que precisa ser aplicada a todos os usuários da infraestrutura online de uma empresa. Seu maior objetivo é eliminar vulnerabilidades, reprimir ameaças e evitar ocorrências relacionadas a vazamento e roubo de dados — abordagens que fazem parte da cibersegurança corporativa.

No cotidiano corporativo, em que a internet está sempre presente, esse tipo de segurança merece uma atenção redobrada por parte das companhias. Como muitas informações estratégicas circulam pelos sistemas da empresa, mitigar falhas e ataques é indispensável. Afinal de contas, vulnerabilidades na rede comprometem a sua utilização e diminuem o retorno sobre o investimento.

Saiba mais sobre segurança de rede e sua importância, nos tópicos a seguir.

O que é segurança de rede?

O conceito de segurança de rede corresponde a processos, tecnologias e políticas aplicadas para fortalecer o tráfego de rede e seus ativos contra acessos não autorizados, investidas cibernéticas e sequestros de dados. Todas as companhias — independentemente do seu tamanho — precisam garantir essa proteção para garantir a integridade de dados internos (operacionais) e externos (clientes e fornecedores).

Esse tipo de segurança protege nas diversas bordas da rede e também dentro dela, como uma intervenção em camadas. Afinal, as falhas existem em todas as direções, desde em aparelhos, dispositivos e fluxos de dados, até em aplicações e usuários.

Como as empresas vivenciam uma enorme quantidade de ameaças potenciais, felizmente, existem soluções de gestão de segurança para lidar com isso. O ideal é utilizar tais recursos priorizando a integração e automação, a fim de garantir uma proteção mais abrangente e uniforme.

Quais são os seus fundamentos?

Os fundamentos da segurança de rede corporativa são os seguintes:

  • uso de códigos e senhas complexos;
  • estabelecimento de uma cultura de prevenção online;
  • investimento em ferramentas de segurança;
  • aplicação de camadas de proteção nos sistemas da empresa;
  • definição de níveis de acesso para cada usuário da rede;
  • atualização de ferramentas e sistemas com frequência.

Por que a segurança de rede é tão importante?

A segurança de rede tem sido muito almejada pelas empresas, já que é praticamente impossível realizar tarefas e desenvolver produtos sem o apoio da internet. Até mesmo no agronegócio — agora dominado pelos dispositivos da Internet das Coisas —, a web é uma ferramenta de grande importância para atender a todas as atividades do segmento.

Por conta dessa realidade, cuidar da segurança de rede é indispensável. As empresas precisam garantir que a sua infraestrutura tecnológica seja acessada pelas equipes e departamentos, sem que dados sensíveis sejam violados. Tal abordagem é essencial para instituições que investem em transformação digital, pois permite identificar pontos fracos e potencializa a proteção de dados.

Os processos digitais contam com a rede para permitir a integração e a colaboração entre departamentos e equipes. Aqui, a computação e o armazenamento na nuvem são as bases para as ferramentas tecnológicas utilizadas, pois flexibilizam rotinas e elevam o grau de inovação das empresas. No entanto, tais vantagens só são possíveis caso a rede esteja protegida.

Quais são os perigos de não contar com ela?

Negligenciar a segurança de rede traz enormes consequências para a empresa, tornando os seguintes riscos mais evidentes e frequentes:

  • acessos não autorizados: se uma pessoa não autorizada acessar a rede, ela contemplará dados confidenciais indispensáveis para a existência operacional, mercadológica e comercial da companhia, podendo vazá-los ou danificar os sistemas internos;
  • ataques DDoS: são investidas que sobrecarregam redes, a fim de retardar ou inviabilizar serviços digitais;
  • exploração de vulnerabilidades: hackers podem usar brechas em sessões de acesso (login), aplicativos e hardwares para invadir a rede corporativa para uma variedade de ações maliciosas;
  • infecções informáticas: os vírus computacionais (malwares) entram em uma rede por meio de dispositivos infectados de funcionários, sites não seguros ou ataques externos direcionados;
  • ameaças internas: colaboradores ou profissionais contratados podem prejudicar, de forma não intencional, a rede corporativa ou vazar informações quando não são devidamente instruídos sobre boas práticas de segurança. Em outras situações, os usuários podem comprometer a rede e vazar dados de forma proposital.

Como garantir a segurança de rede?

Confira as melhores práticas para potencializar a segurança de rede da sua empresa.

Mantenha seus sistemas atualizados

Atualizar os sistemas utilizados pela companhia é uma conduta que precisa ser transformada em hábito. Isso porque passa a ser mais “cômodo” deixar as atualizações para depois — condição que pode ser remediada ao ativar a opção “atualização automática” em todos os programas.

É importante compreender que novas versões não existem somente para trazer novos recursos. Há, ainda, o objetivo de corrigir novas brechas digitais que foram descobertas pelos cibercriminosos, que se aproveitam delas para invadir redes e sistemas.

Utilize um bom antivírus

O antivírus é uma ferramenta essencial para adicionar camadas de segurança nos programas e arquivos corporativos. Ao fazer isso, você receberá alertas sobre vírus que tentam entrar na sua rede para prejudicar sistemas e dados. Aqui, a dica é contratar o melhor antivírus do mercado, para garantir maior eficiência e evitar dores de cabeça.

Faça sempre o backup dos dados

O backup não é uma abordagem contra as invasões, mas uma forma de garantir que os dados da companhia fiquem protegidos em caso de qualquer anormalidade.

Para que isso funcione, é necessário colocar o backup no cotidiano empresarial. Dessa forma, arquivos e informações são atualizados constantemente, amenizando ou eliminando perdas. Nesse sentido, a sugestão é utilizar sistemas que fazem backup na nuvem, pois realizam esse procedimento de forma automática.

Conte com ajuda profissional

Além de aplicar tais medidas, é necessário fazer vistorias para garantir que todos os sistemas e ferramentas estão operando corretamente para evitar falhas.

Um time profissional especializado pode assumir essa tarefa, desenvolvendo soluções inovadoras para lidar com as ameaças modernas. Afinal de contas, os ataques cibernéticos se modificam e se intensificam com frequência.

Invista no treinamento de seus colaboradores

Nenhuma prática vai funcionar com eficiência, se sua equipe não estiver apta para operar sistemas e dados com eficiência e segurança.

Nesse caso, investir em treinamentos e campanhas de conscientização faz com que todos entendam as razões para assumirem a responsabilidade de cuidar das redes da empresa enquanto as utilizam. As instruções precisam ser periódicas e abordar a importância de identificar falhas que coloquem a companhia em risco.

A segurança de rede é uma prática indispensável para assegurar o funcionamento adequado da empresa, bem como proteger dados e arquivos. Ao investir em boas ferramentas e condutas relacionadas a essa demanda, você garante a qualidade e agilidade do seu fluxo operacional, ao mesmo tempo em que resguarda acessos e informações sensíveis.

Que tal aprimorar seus conhecimentos sobre o tema? Confira nosso e-book gratuito sobre como desenvolver uma infraestrutura digital para toda a organização.

Aproveite para potencializar sua segurança de rede por meio da gestão e assinatura eletrônica de documentos: experimente a DocuSign gratuitamente ou fale conosco para conhecer o nosso catálogo de soluções!

Publicados
Temas relacionados