O que é ataque cibernético?

Um ataque cibernético pode causar diversos danos a uma empresa. Um deles é o vazamento de dados, que prejudica reputação do negócio e infringe a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). E infelizmente, cada vez mais os criminosos virtuais estão usando métodos mais sofisticados, por isso as empresas precisam constantemente estar atentas e fazer investimentos robustos em cibersegurança.

O objetivo deste artigo é explicar o que é ataque cibernético e quais são seus principais tipos. Explicaremos a importância de ter atenção a esses ataques, mostrando alguns estudos sobre o vazamentos de dados e dicas para se proteger. Continue lendo!

Dúvidas sobre compliance e segurança da informação?

Entenda sobre os temas no eBook gratuito

O que é ataque cibernético?

Um ataque cibernético é causado por criminosos virtuais. Em geral, ocorre por meio de vírus, malwares, arquivos maliciosos, entre outros executáveis, que podem danificar sistemas, roubar ou sequestrar dados sigilosos do negócio.

Quais são os tipos mais comuns de ataques cibernéticos nas organizações?

Existem várias formas de um criminoso virtual agir. Ele pode, por exemplo, acessar sistemas e manipular ou corromper arquivos, roubar dados e exigir um pagamento pelo resgate. A seguir, vamos apresentar alguns dos ataques cibernéticos mais comuns em organizações, como o ransomware, phishing e negação de serviço. 

Ransomware

Um ransomware atua de duas formas: bloqueando funções do sistema operacional e roubando dados de empresas. Nesse sentido, a ideia do criminoso é obrigar a vítima a pagar um valor pelo resgate dos dados, podendo ir de alguns milhares a milhões. Em certos casos, esse resgate é exigido na forma de criptomoedas.

Phishing

Uma das principais formas de o phishing ocorrer é pela abertura de e-mails suspeitos. Ao clicar em um link, o usuário é direcionado a uma página onde os dados do negócio ou daquela pessoa podem ser roubados. No entanto, muitas vezes, este tipo de ataque não é muito difícil identificar, visto que o e-mail tem algumas características que tornam suspeita a sua procedência.

Negação de serviço

O ataque de negação de serviço ocorre quando um servidor recebe um número muito grande de requisições ao mesmo tempo. Dessa forma, ele passa a ficar fora do ar, interrompendo, por exemplo, o funcionamento online da loja virtual de uma empresa.

Por que é importante atentar a esses ataques? 

Por mais que a sua empresa já use mecanismos de proteção de dados, todo cuidado é pouco. Isso porque as tecnologias de segurança se tornam obsoletas em pouco tempo, dada a expertise dos criminosos.

Sempre é válido lembrar: esses criminosos estão o tempo todo buscando alternativas, visando acessar sistemas de empresas ou de funcionários. Assim, a segurança deve ser uma prioridade, independentemente do porte do negócio, considerando também o risco de infrações à LGPD.

Estudos sobre vazamentos de dados 

A seguir, vamos apresentar alguns dos principais estudos sobre vazamento de dados. Confira!

Verizon

Recentemente, a Verizon lançou um relatório de violações de dados. Nele, constam alguns dos principais ataques cibernéticos da atualidade, que são o phishing e o ransomware. Outra constatação importante do relatório é que o foco dos ataques estão em servidores. Isso significa que os criminosos estão roubando credenciais para usá-las em sistema de e-mails na nuvem.

No caso específico do phishing, houve um aumento na frequência desses ataques cibernéticos. No ano anterior ao estudo, o percentual de ataques estava em 25%; no entanto, subiu para 36%. Vale destacar que os criminosos usaram a crise sanitária do novo coronavírus para executar suas invasões. Com as pessoas ainda acuadas e sem informações robustas sobre esse vírus, a situação era propícia para a execução de ataques do tipo phishing.

IBM

A IBM, por meio de um estudo, chegou à conclusão de que ataques cibernéticos podem custar caro para as empresas. Em valores monetários, a média gira em torno de 20 milhões de Reais, mas esse valor pode se tornar muito maior, dependendo da dimensão do ataque cibernético.

O estudo constatou também vazamentos de dados na nuvem. Por mais que esse tipo de infraestrutura seja mais seguro do que um parque tecnológico local, a má configuração pode se tornar um atrativo para os criminosos virtuais. A migração de dados para a nuvem, por exemplo, precisa ser um processo muito bem conduzido; do contrário, os dados podem ser interceptados ao longo do caminho.

Dicas para proteger dados empresariais

Investir em boas práticas é essencial na proteção de dados. Recentemente, a autenticação de dois fatores tornou-se um artifício bastante usado, dado que senhas são, muitas vezes, fáceis de quebrar. Além disso, implementar e monitorar controles internos é indispensável. Imagine um colaborador que se desliga da empresa: para evitar qualquer problema, o sistema passa por uma atualização, de modo a ser usado pelo substituto desse colaborador.

Algumas práticas consideradas essenciais são:

  • orientar e instruir todos os colaboradores quanto aos perigos dos ataques cibernéticos;
  • contar com ferramentas e soluções de TI específicas para proteger máquinas e sistemas, barrando criminosos ou acessos internos indevidos;
  • atualizar os sistemas operacionais e softwares da companhia;
  • desenvolver uma política de compliance e segurança da informação;
  • testar vulnerabilidades da rede.

Um ataque cibernético, uma vez executado, pode acarretar vazamento de dados e prejuízo financeiro às organizações em geral. Portanto, nenhuma das dicas mostradas no artigo deve ser ignorada pela sua empresa, já que os criminosos estão se atualizando e aprimorando constantemente as técnicas utilizadas nos ataques.

Como desenvolver uma política de compliance e segurança da informação

Conhecendo o que é ataque cibernético e a necessidade de implementar boas práticas na proteção de dados, é possível enxergar também a importância de investir uma política sólida de compliance e segurança da informação.

No atual contexto econômico, compliance e segurança da informação são essenciais para o funcionamento adequado de empresas e para manter uma boa reputação de marca.

Entenda com detalhes como adotar uma boa política de compliance e segurança da informação na sua empresa para se prevenir de riscos e proteger dados valiosos acessando o eBook gratuito "Compliance e segurança da informação: boas práticas para prevenir de ameaças e proteger os dados da sua organização".

Entenda quais são as melhores práticas para proteger dados da empresa

Publicados
Temas relacionados