O que significa Retailtech? Saiba mais sobre essa tecnologia no varejo

O setor varejista lida com diversos desafios, que vão desde a gestão de processos até a necessidade de inovação constante para se manter relevante no mercado. Nesse cenário, entender o que é retailtech, pode ser um importante fator para otimizar as suas operações e impulsionar resultados no varejo.

Conhecidas como startups voltadas para o varejo, as retailtechs oferecem soluções específicas para as necessidades desse setor, aprimorando as vendas e experiência de consumo. Quer saber mais sobre esse modelo de negócios? Neste post, vamos abordar o que é uma retailtech e como beneficia o varejo. Confira!

Retailtech, o que é? 

O termo ‘’retailtech’’ vem da junção de duas palavras: ‘’retail’’, que traduzida do inglês para o português significa ‘’varejo’’, e ‘’tech’’, cuja tradução é ‘’tecnologia’’. A junção de ambas dá origem a uma modalidade de empresa especializada no desenvolvimento de tecnologia para varejo.

Uma retailtech é definida como um tipo de startup focada em ajudar o consumidor a ter uma melhor experiência de consumo e, assim, tomar melhores decisões de compra. As retailtechs também buscam impulsionar a produtividade dos empreendimentos do varejo, principalmente dos pequenos negócios que, geralmente, possuem recursos limitados para expandir as suas operações.

É importante destacar que as soluções desenvolvidas pelas retailtechs não se destinam somente aos e-commerces, pois também abrangem o comércio físico, tendo como grande característica o uso de tecnologias inovadoras, como Inteligência Artificial (IA), Big Data e Internet das Coisas (IoT) para automação de processos na rotina varejista.

Quais são os exemplos de retailtechs?

A modalidade retailtech tem crescido rapidamente no mercado. De acordo com uma pesquisa feita pelo OasisLab e o Distrito, o número de startups especializadas em varejo aumentou em 126% no Brasil nos últimos dois anos, saindo de 115 para 269.

As soluções oferecidas pelas retailtechs aceleram a incorporação das tecnologias às operações do varejo. A partir delas, é possível tornar os negócios desse segmento mais inteligentes, além de fomentar a inovação, já que estimulam e viabilizam a criação de novas ideias, o que resulta no aperfeiçoamento contínuo do ecossistema varejista.

Com o intuito de alavancar os negócios físicos ou virtuais, as retailtechs disponibilizam ferramentas para áreas vitais dessas empresas. Entre elas estão:

  • plataforma de e-commerce;
  • sistema de gestão financeira;
  • sistema de gestão de estoque;
  • sistema de omnichannel;
  • sistema de otimização de pagamento;
  • sistema de autoatendimento de clientes;
  • sistema de gestão de compras;
  • sistema de coleta, armazenamento e análise de dados.

No cenário nacional, há diversas retailtechs que estão transformando a cultura de varejo por meio de suas soluções. Veja, a seguir, alguns exemplos de startups de tecnologia para varejo.

Binds.co

Fornece uma plataforma de pesquisa de satisfação do cliente, que pode ser utilizada tanto em lojas virtuais quanto em unidades físicas. Com essa ferramenta é possível monitorar a experiência do consumidor durante o processo de compra, obtendo informações relevantes para aperfeiçoar as operações e atendimento do negócio.

Neogrid

Oferece um sistema baseado em inteligência virtual que planeja as reposições das empresas varejistas, o que contribui para a otimização dos estoques. Dessa maneira, é possível mantê-los abastecidos, evitando faltas ou excessos, visto que ambas as situações podem gerar prejuízo para os negócios.

Dito

Disponibiliza uma plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM) que possibilita às empresas conhecer melhor o seu público consumidor e se relacionar com ele de modo personalizado, o que facilita a atração e retenção de clientes. 

Como as retailtechs funcionam?

É comum que as retailtechs sejam focadas em uma especialidade, ou seja, em uma determinada operação dentro do segmento de varejo. A maioria delas trabalha com soluções personalizadas, a fim de suprir as necessidades mais específicas das empresas varejistas.

As ferramentas desenvolvidas pelas retailtechs podem ser implementadas localmente, aproveitando os sistemas já utilizados pelas empresas, ou disponibilizadas em nuvem, por exemplo. 

Para permitir a inovação no varejo, as soluções de retailtech são baseadas em tecnologias de ponta e que abrem diversas oportunidades para os negócios. Saiba quais são as principais tecnologias empregadas nas ferramentas para varejo.

Inteligência Artificial

Em alta devido às múltiplas alternativas de uso, a IA pode ser utilizada para diferentes funcionalidades, como para a análise de dados de vendas e comportamento do consumidor. Dessa forma, é possível obter informações precisas e que possibilitam a personalização da experiência de compra, automatização de tarefas ou recomendações de produtos.

Internet das Coisas

A IoT é frequentemente utilizada para conectar dispositivos físicos a uma rede, o que permite desde identificar pontos de venda mais eficientes, monitorar volume de estoque em tempo real até trabalhar no desenvolvimento de compras interativas.

Realidade Aumentada

O uso da Realidade Aumentada (AR) tem sido muito útil para as retailtechs focadas na experiência do consumidor. Já existem no mercado soluções baseadas em AR que permitem ao cliente experimentar produtos no ambiente virtual antes de fechar negócio, o que facilita a sua decisão de compra.

Automação de Processos Robóticos

A Automação de Processos Robóticos (RPA) tem uma função bastante estratégica no varejo, tendo em vista que possibilita a automatização de tarefas repetitivas, como o registro de dados e o processamento de pedido. Assim, há a redução de erros humanos e os colaboradores responsáveis por essas atividades podem ser liberados para as funções estratégicas de seus cargos.

Quais são os impactos das retailtechs?

Depois de saber o que é retailtech e entender o que é e como funciona, é imprescindível compreender os impactos que essa modalidade de empresa pode causar no mercado. As startups de varejo oferecem soluções que promovem a otimização da experiência de compra, de modo a melhorar a relação das empresas com seus consumidores.

As atividades logísticas também podem ser beneficiadas pelas retailtechs, o que se deve ao desenvolvimento de recursos que otimizam a cadeia logística do início ao fim. Portanto, essas startups ajudam os empreendimentos do varejo a tornar os seus produtos e serviços mais atrativos e a oferecer preços competitivos e fretes mais rápidos com uma logística reversa que facilita a realização de trocas e devoluções.

Com o suporte das retailtechs, o varejo pode se adequar às demandas dos consumidores atuais, o que deve fortalecer algumas tendências. Entre elas estão as compras por voz e as social commerce (vendas feitas por redes sociais), que poderão ser adotadas pelos empreendimentos varejistas graças às tecnologias inteligentes.

Some-se a isso o aumento da personalização do atendimento ao cliente, o que deve contribuir para que as empresas se aproximem cada vez mais das necessidades de seus consumidores e ofereçam produtos e serviços com maior potencial de conversão de vendas.

Ao longo deste conteúdo, você pôde entender o que é retailtech e quais são as suas aplicações no varejo. Com um crescimento acelerado nos últimos anos, essas startups estão revolucionando o setor de vendas. Ficar de olho nas soluções oferecidas por elas é imprescindível para que o seu negócio acompanhe a corrida digital, se mantenha competitivo e relevante no mercado.

Quer otimizar os seus processos por meio da tecnologia? Entre em contato com a DocuSign e conheça as nossas soluções!

Fale com o Especialista

Quer conhecer as dicas que otimizam milhões de empresas no mundo? Fale com nossos especialistas.
Publicados
Temas relacionados