Você já teve a experiência de experimentar um produto na loja, comprar por um preço mais acessível no site e retirar na unidade mais próxima, sem pagar pelo frete? Esse serviço híbrido, off-line e online, está entre as novidades de negócios para as empresas e conquista mais espaço a cada dia.

Essa estratégia recente é chamada de Omnichannel. O termo “omni”, do Latim, pode ser entendido como tudo e “channel”, do Inglês, como canal. O conceito de atender em todos os canais chegou ao mercado para oferecer uma experiência melhor, mais completa e com menos barreiras aos clientes.

Com tanta informação, escolhas e alternativas, o consumidor está mais exigente e busca por mais comodidade. Por isso, quanto mais opções de produtos, meios de aquisição, descontos e diferenciais a sua empresa fornece, melhor é a experiência e maior é a captação de clientes.

Já falamos aqui como a tecnologia transforma os negócios em meio a competitividade do mercado. Com isso, é possível entender que oferecer canais de compras presenciais e online são um requisito para as empresas que desejam continuar ganhando e mantendo público.

Ao possibilitar que o consumidor tenha uma boa experiência no processo completo de compra – englobando pesquisa, teste e troca -, os benefícios para o negócio vão desde o processo de fidelização até o impacto positivo na imagem da marca.

Agora, depois de descobrir o que é, provavelmente, você está se perguntando como a estratégia omnichannel pode fazer parte da sua empresa, não é?

O passo mais importante é conhecer o perfil do seu cliente, colher informações e entender o seu comportamento de compra. Assim, você analisa quais canais a sua empresa pode disponibilizar para agradar o seu público.

É importante ressaltar que a comunicação deve ser feita de maneira acessível e eficiente, diminuindo o risco de falha com o consumidor. O seu serviço e, principalmente, o canal de ajuda ao cliente, precisam estar à disposição em qualquer momento.

A implementação de soluções digitais possibilita que o cliente realize os processos com agilidade para que, o quanto antes, tenha acesso ao serviço ofertado.

Por exemplo, a assinatura eletrônica permite que um documento seja preenchido em minutos por meio de qualquer dispositivo móvel e de quase todos os lugares, inclusive off-line. A solução possibilita mais conforto para um consumidor que quiser comprar uma garantia estendida na loja virtual ou na loja física realizada via um tablet, seja os acordos entre empresas e clientes, além de fornecer agilidade aos processos burocráticos gerando fluidez para os negócios.

Com a DocuSign, o seu time também tem mais produtividade e tempo para trabalhar em atividades estratégicas que aumentam a fidelização dos consumidores. Além disso, a economia de recursos – impressão, digitalização e transporte – pode resultar em maior lucratividade e investimento para a sua empresa.

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