Microlearning: o que é, como funciona e quais são os benefícios

A digitalização da área de Recursos Humanos — assim como da empresa de forma geral — tem trazido não só diversas vantagens, mas desafios que precisam ser superados. Por exemplo, as mudanças internas causadas pelo uso de novas ferramentas pode gerar uma sobrecarga nos aprendizados e treinamentos nas organizações.

Imagine uma avalanche de cursos acontecendo todos ao mesmo tempo — fica complicado absorver todo o conteúdo, não é mesmo? Com isso, muitos erros podem acontecer no dia a dia, pois o treinamento não foi bem absorvido pelo time.

Pensando nisso, neste post, confira o que é microlearning e como ele pode ajudar o seu negócio!

O que é microlearning?

O microlearning é um conceito ligado à aprendizagem feita no ambiente digital, que visa proporcionar um ensino em pequenas doses, a curto prazo. Com isso, é possível que a pessoa consiga ser treinada de forma prática, rápida e com foco em uma única informação.

Por exemplo, se você pretende mostrar como utilizar uma ferramenta tecnológica, pode-se pensar em aulas curtas, diretas, com linguagem simples e recursos multimídia diversos — como vídeos, áudios, tutoriais em slides e PDFs, entre outros), que podem ser disponibilizados em uma plataforma de treinamento da empresa.

Quais são os seus principais benefícios?

O microlearning tem sido cada vez mais utilizado, justamente, porque ele é um grande aliado do setor de RH para preparar os profissionais, seja no onboarding da empresa, seja em treinamentos periódicos.

Confira, a seguir, os principais benefícios de adotar essa metodologia de aprendizagem.

Aprendizado acelerado

O microlearning pode ser uma ótima forma de proporcionar um onboarding mais acelerado do profissional, capacitando-o para questões específicas da vaga quando necessário.

Por exemplo, se ele precisa conhecer algumas regras específicas da empresa para começar a atuar, o microlearning pode oferecer esse aprendizado mais rápido. Assim, o colaborador dará início ao seu trabalho o quanto antes, com o conhecimento necessário para exercer as suas funções sem erros.

Flexibilidade

Outro benefício do microlearning é a possibilidade de oferecer uma maior flexibilidade no aprendizado. Isso vale para escolher o formato que mais agrada ou funciona para o perfil de aprendizagem do profissional — por exemplo, se ele se adapta melhor a ler do que a acompanhar vídeos, ou se prefere focar em algo que é mais importante ou urgente e, depois, voltar nos conteúdos complementares.

Facilidade na adequação do curso

Se for preciso mudar ou atualizar alguma questão pontual dos cursos e treinamentos, é possível fazer isso de forma mais ágil. Em modelos clássicos, seria preciso mudar todo o curso para mexer em uma informação específica.

Com o microlearning, você pode atualizar apenas o conteúdo sobre aquele ponto específico e retorná-lo à plataforma de aprendizagem rapidamente.

Melhora na produtividade de aprendizado

Como o aluno pode focar naquilo que é mais urgente ou interessante para as suas atividades, é possível proporcionar uma melhora no aprendizado, aumentando a capacidade de absorção dos conteúdos. Com isso, ele poderá colocar o que aprendeu em prática mais rapidamente.

Além disso, eventuais necessidades de atualização podem acontecer de forma mais ágil. Com isso, o aluno sempre terá em mãos o melhor conteúdo para trabalhar.

Como implementar o microlearning?

Para que o microlearning possa proporcionar esses e outros benefícios para o seu negócio, é importante saber como adotá-lo de forma segura. Confira, a seguir, algumas dicas importantes para isso.

Conheça o público-alvo

O sucesso do microlearning passa, também, por conhecer quais são as principais características do seu público-alvo — ou seja, os colaboradores da empresa. Isso porque é fundamental que a linguagem consiga atingir essas pessoas com facilidade no dia a dia.

Defina os conteúdos para microlearning

Planejamento é fundamental: é importante definir quais serão os conteúdos que norteiam o curso e de que forma é possível dividi-los para proporcionar o sucesso do treinamento.

Esse ponto é importante para manter em sequência os aprendizados que dependem de conhecimento prévio. Com isso, as chances de obter um melhor resultado na curva de aprendizagem são maiores.

Escolha diferentes linguagens para os cursos

Explore todo o potencial de diversos tipos de linguagens para os cursos e treinamentos. Lembra-se do que falamos sobre a flexibilidade para o aluno? Isso é um grande diferencial para o sucesso do microlearning.

Ao criar um módulo, pense na possibilidade de criar conteúdos de áudio, vídeo, textos, slides e interativos, entre outras possibilidades que ajudarão a potencializar a absorção daquele conhecimento.

Por que usar a tecnologia nesse sentido?

As tecnologias são grandes aliadas dos profissionais de RH para trazer sucesso para o microlearning. Afinal, para poder proporcionar esse aprendizado flexível, personalizado e com multiplicidade de linguagens, é importante ter uma plataforma que permita esse tipo de ação, potencializando as suas vantagens.

Plataformas especializadas em aprendizado corporativo poderão ajudar a sua rotina, criando uma trilha de aprendizagem segura e que promova os resultados esperados para o seu público.

Além disso, ao integrá-la com outras plataformas — por exemplo, como a assinatura eletrônica da DocuSign —, é possível potencializar a eficiência na hora de cuidar dos times da empresa. Com isso, pode-se reduzir o tempo de realização de trâmites burocráticos do setor em até 25%.

Isso porque a automatização de outros processos internos também é fundamental para proporcionar o sucesso dos cuidados com as equipes. Assim, as soluções da DocuSign se integram facilmente às principais plataformas de RH utilizadas atualmente, sem maiores problemas. Com isso, suas atividades estarão resguardadas e com maiores chances de sucesso.

O microlearning é uma forma inovadora de aprendizado, alinhada com as novas tendências do mercado e que permite ao setor de RH ter um melhor gerenciamento sobre o conhecimento dos colaboradores. Com ele, é possível otimizar, até mesmo, outros processos do setor, como o onboarding.

Para contar com as melhores tecnologias para otimizar as rotinas no seu negócio, principalmente no que diz respeito a contratos, conte com a DocuSign! Conheça nossa solução por meio do teste grátis de 30 dias ou entre em contato para obter outra informações.

Se quiser saber mais sobre como funciona o eSignature, confira nosso material sobre como ele pode ser fundamental para uma melhor gestão do RH!

Guia de assinatura electrônica para RH

Conheça quais são os benefícios da assinatura eletrônica para os times de recursos humanos.
Publicados