Maturidade digital: avalie o estágio da sua empresa

A digitalização de negócios pode ser uma oportunidade ou um desafio, dependendo de como a encaramos. É uma vantagem competitiva em relação à eficiência produtiva e economia de custos, o que tornará a sua adoção uma necessidade de sobrevivência.

Qual é a maturidade digital da sua empresa hoje? Responder a essa pergunta é o primeiro passo para ajustar processos, pessoas e produtos a uma nova era do mercado.

Neste artigo, entenda o conceito, seus estágios e como evoluir nessa escala para ganhar em competitividade e visibilidade. Acompanhe!

O que é maturidade digital?

Maturidade digital é um termo utilizado no mercado para definir o estado de uma organização em relação ao uso de tecnologia para digitalizar dados, registros e processos.

É muito mais do que simplesmente a quantidade de soluções tecnológicas presentes na rotina produtiva. Também considera como as ferramentas são utilizadas, a forma estratégica que as equipes abordam problemas utilizando a digitalização e a capacidade de inovação presente.

Resumindo, o conceito é uma forma de quantificar a transformação digital em um negócio — uma busca mais do que necessária para a competitividade do futuro.

Para se ter uma ideia, o relatório da IDC sobre digitalização em 2023 aponta que 47% das empresas latino-americanas — quase metade das organizações na região — pretendem seguir uma estratégia Digital First em seus negócios.

Essa tendência surge, principalmente, dos resultados de quem investe: economia de tempo, segurança de dados e eficiência produtiva.

Focar na escala da maturidade digital, portanto, é deixar de ter uma postura reativa no mercado para seguir abordagens proativas, que se antecipam e se ajustam conforme as demandas emergentes.

Quais são os estágios da maturidade digital?

Se fôssemos usar uma categorização mais arbitrária do panorama de transformação digital hoje, teríamos uma divisão entre empresas não-digitalizadas e digitalizadas.

Porém, essa separação — que já foi possível de ser feita nas décadas passadas — não faz mais sentido prático. É impossível conceber competitividade em um negócio que não apresenta nenhum meio digital de gestão ou produtividade.

O que temos hoje é um espectro de transformação que aponta como as empresas estão em diferentes estágios de maturidade digital. Dentro desses distintos cenários de digitalização, podemos identificar 4 níveis principais:

  • Nível 1: adoção modesta de soluções digitais, focadas em processos pontuais e terceirizações de baixo poder transformador;
  • Nível 2: utilização moderada de tecnologia em processos estratégicos e manutenção de times de especialistas com uma TI mais participante, além do gerenciamento parcial de dados, documentos e contratos em ambientes eletrônicos;
  • Nível 3: adoção de parcerias de terceirização em que a TI assume um papel de liderança na aquisição e utilização de soluções digitais — há integração real entre os departamentos pelos meios eletrônicos, e boa parte dos documentos são geridos por meios virtuais;
  • Nível 4: empresa totalmente integrada pela tecnologia, com parcerias especializadas e comunicação inteligente em projetos, além do gerenciamento de todos os dados e contratos por canais eletrônicos, sem depender de ativos físicos — aqui, a inovação e a proatividade se tornam uma cultura de trabalho.

Além de o índice de maturidade digital demonstrar a capacidade de economia e eficiência em um negócio, ele também funciona como uma etapa do processo de digitalização. Trabalhar para subir de nível, portanto, é visar o crescimento no mercado.

Como avaliar o estágio da sua empresa?

Conhecer os níveis de transformação digital já ajuda a entender onde um negócio se encontra na escala e o que pode ser melhorado. Mas que tal fazer uma análise ainda mais profunda?

Veja algumas práticas interessantes para identificar em que ponto da jornada você, sua equipe e toda a empresa se encontram.

Faça um levantamento de ativos tecnológicos

Não se mede a maturidade digital de um negócio pela quantidade de soluções que ele utiliza. Mas o primeiro sinal de seu nível de transformação está em como a tecnologia se insere em sua rotina.

Soluções como ERPeSignature, softwares de comunicação e CRM dão uma ideia de quanto a estrutura da empresa ainda precisa se digitalizar.

Mensure o retorno trazido pelas soluções digitais

Não basta se perguntar quantas soluções são utilizadas, mas como elas estão aplicadas no dia a dia dos departamentos.

O retorno de soluções digitais aponta a quantidade de tempo, dinheiro e outros recursos economizados para que a produtividade se mantenha eficiente e de alta qualidade.

A transformação digital é também aproveitar ao máximo as ferramentas à disposição para ganhar em competitividade.

Mapeie as oportunidades de digitalização

Outra abordagem interessante para determinar o seu nível de maturidade digital é não só medir o que já foi transformado, mas a distância que ainda há para percorrer.

Faça um mapeamento de processos, tarefas e rotinas que ainda são manuais ou utilizam recursos físicos dentro da empresa. Quanto menos dessas oportunidades de digitalização houver, mais maduro está o negócio nesse sentido.

Entenda a cultura atual da empresa

Como é a relação das pessoas com a tecnologia nos vários departamentos? Qual é a importância que se dá para a TI nas estratégias de negócio?

Esse tipo de investigação ajuda a entender o fator humano da transformação digital: o quanto os colaboradores e parceiros se sentem à vontade para serem proativos e inovarem dentro de suas próprias funções.

A soma de soluções implementadas e seus retornos — comparada à capacitação profissional e ao potencial de crescimento digital — é usada para definir em qual dos níveis de maturidade a sua empresa se encaixa melhor.

Como investir em digitalização?

Se você quer melhorar o estágio de maturidade digital na empresa, é preciso mudar a mentalidade das pessoas e o foco das estratégias de investimento. Veja como fazer isso desde já.

Mapeie as prioridades

Embora o objetivo final seja a digitalização completa do negócio, alguns investimentos devem ser prioritários para acelerar o processo.

Foque naqueles que trazem mais retorno imediato, sobretudo os que economizam tempo e recursos em processos rotineiros. A assinatura eletrônica é um grande exemplo disso, por acelerar a troca de documentos, facilitar a gestão de contratos e diminuir o uso de papel na empresa.

Busque as opções ideais no mercado

Ao mapear as prioridades, busque no mercado as parcerias que se encaixam em seu perfil produtivo e no retorno que espera sobre o investimento.

Para acelerar a maturidade, é interessante buscar parceiros que entregam serviços eficientes e simplificados, mas que também ofereçam o suporte necessário para sua utilização estratégica.

Envolva todos os departamentos no processo

Não chamamos a digitalização de transformação à toa. Implementar processos eletrônicos gera ganhos competitivos em todos os departamentos e fluxos produtivos.

Se esse investimento vai afetar tanto a rotina, é importante incluir os colaboradores na jornada. Comunique-se com transparência durante o planejamento, invista em capacitação e incentive a discussão. É da troca de ideias e da diversidade que a inovação prospera.

Como vimos, a união de tecnologia e pessoas é o único caminho garantido para acelerar a maturidade digital. Portanto, busque os serviços e parceiros ideais, e lidere essa transformação para uma nova era do mercado.

Quer saber mais sobre o processo de digitalização das empresas brasileiras? Baixe o Relatório IDC e entenda o panorama de inovação e tecnologia em 2023!

Publicados