Digital first: conheça essa nova tendência e veja como implementar na empresa

A transformação digital mudou completamente a forma como as empresas precisam funcionar. Independentemente do modelo de negócio ou área de atuação, a tecnologia é essencial para o sucesso. Mas não se trata apenas de usar uma ferramenta ou solução, é preciso adotar uma mentalidade que priorize a aplicação desse conceito — e é por isso que você precisa saber o que é digital first.

A tradução do termo para o português já indica o que representa: priorizar o digital. Ou seja, mesmo que a sua empresa tenha uma atuação no mundo físico, o digital não pode ficar para trás de forma alguma. É colocar todas as opções digitalizadas, do trabalho de logística até o método de pagamento. É compreender as mudanças e adaptar o seu modelo de negócio ao novo cenário.

Para lhe ajudar a entender tudo sobre o digital first e suas características - além de como e por quê implementar a mentalidade na sua empresa - conversamos com quem entende tudo sobre o assunto: Edney Souza, Diretor Acadêmico na Digital House Brasil, e mais conhecido no mundo digital como InterNey. Continue a leitura e confira!

O que é digital first?

O digital first é um modelo de cultura que tem como principal objetivo priorizar o uso de serviços digitais em vez dos tradicionais. Independentemente do que precisa ser resolvido, a ideia é colocar no foco as soluções mais inovadoras e que levem a jornada para o ambiente digital. O movimento acontece muito por conta da mudança de comportamento do consumidor e, consequentemente, de toda a sociedade.

Mesmo que um negócio consiga se destacar atualmente, por exemplo, com métodos tradicionais de vendas, é importante entender o que está mudando e passar a considerar novas opções. Para Edney Souza, esse é um processo que não pode ser deixado de lado pelas empresas que querem se destacar.

"Ser Digital First nos negócios significa priorizar os processos digitais da sua estratégia. Quer vender? Use os canais digitais como site, e-commerce, social commerce, marketplaces e apps. Vai entregar? Pense em apps de delivery, em startups de logística que podem diminuir o prazo de entrega. Quer oferecer métodos de pagamento? Avalie utilizar o QR Code ou carteiras digitais", explica.

Ou seja, trata-se da digitalização de toda a jornada de compra do consumidor. Para o especialista, o motivo é simples: o consumidor está mais exigente e as empresas que não se adaptarem estão fadadas ao desaparecimento, um processo que foi acelerado pela pandemia.

"O consumidor quer comprar de qualquer lugar a qualquer hora, estratégias digitais te permitem ir além do horário comercial ou bancário. Se você vende online seu ponto de venda é qualquer computador ou smartphone plugado na internet, no Brasil ou no mundo. Deixar essas estratégias de lado é empurrar seu cliente para a concorrência, se ele demora pra ser atendido, se não vê suas formas de atendimento ou pagamento preferidas disponíveis, ele desiste", adiciona.

Tecnologia x digitalização

É relevante entender também as diferenças entre tecnologia e a digitalização, já abordadas por Interney previamente. A tecnologia envolve os processos, metodologias e equipamentos que utilizamos no nosso dia-a-dia para executar as tarefas. A digitalização envolve desmaterializar algo.

"Quando você compra um notebook ou software você está adquirindo tecnologia, quando você deixa de imprimir papéis ou contratos e trabalha com eles apenas no computador você digitalizou esse processo e documentos, você desmaterializou. A transformação digital passa pela tecnologia, mas não basta adquirir tecnologia, é preciso digitalizar os processos, os documentos, os locais de trabalho. Quando desmaterializamos, torna-se possível fazer aquele trabalho ou consumir aquele entretenimento em qualquer lugar." - explica.

Quais os benefícios do digital first?

Segundo Interney, implementar uma estratégia digital first não significa apenas priorizar as soluções digitais para atender aos desejos do consumidor. É uma forma de aproveitar os muitos benefícios para a sua organização também. O ganho de produtividade é um dos mais significativos, com os profissionais ganhando tempo focando em atividades mais estratégicas, perdendo menos tempo com tarefas burocráticas.

Além disso, investir em digital first é pensar no meio ambiente. Já pensou quantos documentos podem ser gerenciados digitalmente em vez de armazenar as muitas folhas de papel? Trata-se de um investimento sustentável. Isso representa também uma redução de custos para o seu negócio.

Essa economia, então, pode ser aplicada em estratégias para a promoção da sua empresa, utilizando técnicas e estratégias de marketing digital para aumentar o seu alcance. Em resumo, uma empresa que investe em digital first consegue um nível maior de fidelidade de funcionários e clientes. Ao mesmo tempo, faz um melhor uso dos recursos, o que resulta em uma maior produtividade e, é claro, em soluções mais inovadoras e lucrativas.

Dicas do Interney para implementar a mentalidade na sua empresa

Para aproveitar todos esses benefícios, é importante investir em um progresso gradual. Ou seja, não adianta simplesmente mudar de uma hora para a outra e esperar que tudo continue funcionando. Para Edney, esse é um dos pontos mais importantes no processo de digitalização de uma empresa: "é preciso definir metas, mapear as habilidades que serão necessárias para cumprir essas metas e treinar sua força de trabalho para adquirir essas habilidades."

Vale destacar que a ideia não é substituir, pelo menos não de imediato, os canais antigos. Raramente um restaurante que inicia no delivery, ou uma loja que inicia no e-commerce, já tem nos canais digitais uma renda maior que no presencial. Contudo, torna-se desde o primeiro mês uma receita adicional.

Com tempo e aprendizado, os canais digitais podem se tornar tão relevantes a ponto de não compensar mais manter a operação presencial. Dito isso, confira algumas dicas do Interney para entender na prática como implementar o conceito de digital first na sua empresa:

Escolher boas ferramentas

A transformação digital passa pela tecnologia, mas não basta adquirir recursos tecnológicos, é preciso digitalizar os processos, os documentos e os locais de trabalho. E a melhor forma de se fazer isso é escolhendo ferramentas que façam sentido para os seus objetivos e metas. Não adianta investir em uma solução apenas por ser muito utilizada no mercado, ela precisa ser útil para as necessidades da sua empresa.

Trabalhar com coleta e análise de dados

O uso de dados também deve fazer parte da sua estratégia de implementação da cultura digital first. Essas informações são fundamentais para gerenciar todo o negócio: da produtividade e satisfação dos colaboradores até mesmo a identificação de falhas nos métodos de trabalho.

Incentivar a liderança

Na maioria das vezes, destaca Interney, quem precisa ser convencido de implantar uma cultura digital first são os sócios, empreendedores, diretores - "os colaboradores já são digitais no seu dia a dia. Falam com os amigos por WhatsApp e chamadas de vídeo, compram online, assistem à Netflix e escutam Spotify." Se esse cenário não for o da sua empresa, mostre para seus funcionários como a sociedade está migrando para o digital — se eles tiverem filhos jovens então fica mais fácil ainda convencê-los.

Acabar com o uso de papel

Um passo importante para ganhar em eficiência com a implementação de uma cultura digital first é acabar com o uso de papel. A sua empresa pode fazer toda a gestão a partir de tecnologias inovadoras. A ideia é não apenas contribuir com o meio ambiente, mas ganhar em organização, eficiência e corte de custos.

Modificar gradualmente

O especialista acrescenta que uma empresa não se torna digital first do dia para a noite. Não é possível para transformar uma empresa inteira trocando as pessoas analógicas por digitais, "é preciso transformar as pessoas digitalmente e preservar o conhecimento sobre o negócio ao passo que acrescenta as habilidades digitais."

O conceito de digital first, portanto, já faz parte da realidade de muitas empresas e é fundamental entender como a sua companhia também pode se adaptar ao novo cenário. A ideia é que, dessa forma, o seu negócio pode se digitalizar aos poucos e, assim, assegurar que o processo seja realizado de maneira eficiente.

Digital first e os novos modelos de trabalho

O conceito de digitalização está por trás de muito do que acontece (e do que muda) nas organizações. A automatização e simplificação de processos por meio da tecnologia não apenas tem impactado cada vez mais nos negócios da empresa como também influenciado no futuro do ambiente corporativo.

Novos modelos de trabalho surgem com a transformação digital e é preciso que empresas se adaptem ao novo cenário para garantir a retenção dos melhores talentos e consequente destaque no mercado.

Uma pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (FEA-USP), por exemplo, mostra que 70% dos profissionais no Brasil desejam continuar trabalhando em home office mesmo depois do momento pandêmico. Para líderes empresariais que pretendem priorizar o digital - aumentando produtividade, melhorando resultados e cortando custos - é importante compreender essas mudanças em surgimento.

Entenda mais sobre o assunto no nosso eBook gratuito "Transformação digital e os novos modelos de trabalho", que oferece as informações de que você precisa sobre os impactos proporcionados pela transformação digital dos negócios e quais modelos de trabalho ganharão força nos próximos anos. Clique aqui para baixar.

Publicados
Temas relacionados